Relato do treino livre
MotoGP GP da Espanha

MotoGP: Álex Márquez bate recorde de Jerez depois de queda no TL2; Marc Márquez é o 4º mais rápido

Espanhol da Gresini é o primeiro piloto a ficar abaixo de 1min36s na pista do GP da Espanha

Alex Marquez, Gresini Racing

Álex Márquez foi a estrela dos treinos livres do GP da Espanha da MotoGP na sexta-feira (25), pois foi o piloto mais rápido no TL2, quebrando o recorde histórico da pista ao fazer uma volta abaixo de 1min36s, algo que nunca havia sido alcançado antes.

Leia também:

O piloto da Gresini, que estabeleceu o tempo de 1m35s991s a menos de dois minutos do final, superou o tempo de Pecco Bagnaia estabelecido no ano passado (1m36s025), com o italiano em segundo lugar na tabela de tempos, a 1,03 décimos de segundo do espanhol.

Franco Morbidelli obteve o terceiro melhor tempo, superando Marc Márquez no último minuto, que estava muito rápido no início, mas em sua última saída não se sentiu confortável com a Ducati, não conseguindo melhorar seus tempos.

 

Assim que as luzes do pitlane se abriram para o início dos treinos, Marc e Álex foram os primeiros a ir para a pista, com a clara intenção de andar juntos nos estágios iniciais, com o irmão mais velho puxando o mais novo.

No início da quinta volta da sessão, na veloz curva 5, Álex perdeu o controle de sua moto, caindo primeiro no asfalto e, depois se arrastando pelo cascalho da pista, com a máquina danificando o alambrado, o que acionou a bandeira vermelha, interrompendo a sessão quando faltavam 51 minutos e meio para o final.

O piloto ficou sentado por alguns segundos na pista, um pouco tonto, mas conseguiu se recuperar e voltou, em uma scooter, para o caminhão da equipe para trocar o macacão, reclamando um pouco de dor na mão direita. O acidente da tarde foi o segundo do dia para Álex, que já havia batido na curva 1 durante o TL1.

No entanto, depois de passar mais da metade da sessão no caminhão da equipe, faltando 20 minutos para o final, o piloto da Gresini voltou à pista e não apenas parecia recuperado, como também estabeleceu duas voltas mais rápidas, a segunda para quebrar o recorde e liderar a sessão.

Fabio Quartararo, da Yamaha, também caiu na parte final da sessão, quando estava liderando a tabela de tempos a 14 minutos do final.

O francês, não sem brigar com os comissários que queriam retirar a moto da pista, conseguiu levá-la pessoalmente para a garagem da equipe, consertou-a e voltou à pista para ser o primeiro não-Ducati (5º), logo à frente de Fermin Aldeguer, que foi o sexto.

Johann Zarco, Pedro Acosta, Fabio Di Giannantono, Fabio Di Giannantono e Joan Mir terminaram entre os 10 primeiros no Q2 de sábado.

Brad Binder e Marco Bezzecchi terão que passar pelo Q1 neste sábado, com Maverick Viñales, que vinha ocupando as primeiras posições, não conseguindo fechar uma boa volta para passar o corte. Alex Rins e Aleix Espargaró, o piloto de testes wild card da Honda que terminou em 21º, também não conseguiram.

Treino de qualificação da MotoGP para o Grande Prêmio da Espanha 2025:

   
1
 - 
5
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Moto Voltas Tempo Intervalo km/h Velocidade Máxima
1 Spain A. Marquez Gresini Racing 73 Ducati 14

1'35.991

  165.878 292
2 Italy F. Bagnaia Ducati Team 63 Ducati 25

+0.103

1'36.094

0.103 165.700 292
3 Italy F. Morbidelli Team VR46 21 Ducati 25

+0.162

1'36.153

0.059 165.598 291
4 Spain M. Marquez Ducati Team 93 Ducati 26

+0.267

1'36.258

0.105 165.417 295
5 France F. Quartararo Movistar Yamaha MotoGP 20 Yamaha 22

+0.428

1'36.419

0.161 165.141 288
6 Spain F. Aldeguer Gresini Racing 54 Ducati 26

+0.517

1'36.508

0.089 164.989 291
7 France J. Zarco LCR Honda 5 Honda 22

+0.544

1'36.535

0.027 164.943 293
8 Spain P. Acosta Red Bull KTM Factory Racing 37 KTM 26

+0.639

1'36.630

0.095 164.781 298
9 Italy F. Di Giannantonio Team VR46 49 Ducati 24

+0.645

1'36.636

0.006 164.770 294
10 Spain J. Mir Repsol Honda Team 36 Honda 24

+0.695

1'36.686

0.050 164.685 290
11 South Africa B. Binder Red Bull KTM Factory Racing 33 KTM 24

+0.750

1'36.741

0.055 164.592 292
12 Italy M. Bezzecchi Aprilia Racing Team 72 Aprilia 28

+0.807

1'36.798

0.057 164.495 294
13 Australia J. Miller Pramac Racing 43 Yamaha 20

+0.863

1'36.854

0.056 164.400 291
14 Spain M. Viñales Tech 3 12 KTM 22

+0.946

1'36.937

0.083 164.259 291
15 Spain A. Rins Movistar Yamaha MotoGP 42 Yamaha 24

+0.966

1'36.957

0.020 164.225 292
16 Spain R. Fernandez Trackhouse Racing Team 25 Aprilia 23

+1.049

1'37.040

0.083 164.084 286
17 Japan A. Ogura Trackhouse Racing Team 79 Aprilia 20

+1.081

1'37.072

0.032 164.030 292
18 Italy L. Marini Repsol Honda Team 10 Honda 25

+1.086

1'37.077

0.005 164.022 289
19 Italy E. Bastianini Tech 3 23 KTM 25

+1.197

1'37.188

0.111 163.835 295
20 Spain A. Fernandez Pramac Racing 7 Yamaha 25

+1.228

1'37.219

0.031 163.782 288
21 Spain A. Espargaro Honda HRC Test Team 41 Honda 22

+1.401

1'37.392

0.173 163.491 288
22 Italy L. Savadori Aprilia Racing Team 32 Aprilia 26

+1.874

1'37.865

0.473 162.701 291
23 Thailand S. Chantra LCR Honda 35 Honda 20

+2.013

1'38.004

0.139 162.470 287

MAIOR ARREPENDIMENTO de Márquez: lição para MARTÍN? Chance de Bagnaia, ACOSTA 'na' Honda e pré-JEREZ

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Germán Garcia Casanova
MotoGP
Alex Marquez
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior VÍDEO MotoGP: Queda de Álex Márquez interrompe TL2 em Jerez
Próximo artigo MotoGP - Quartararo: "Está claro que você precisa de um V4 para ser rápido"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros