MotoGP: Após ausência na Argentina, Honda deve contar com Mir e Bradl em Austin
Além de uma moto pouco competitiva, montadora vive início de campeonato atribulado com seus pilotos

A equipe oficial da Honda deve marcar presença no GP das Américas de MotoGP deste fim de semana após não disputar a etapa anterior na Argentina devido às ausências de Marc Márquez (fratura na mão em Portugal) e Joan Mir (acidente sofrido na corrida sprint de Termas), mas podendo contar com apenas um dos pilotos titulares.
Na terça-feira, a montadora confirmou que Márquez ficará de fora pela segunda etapa consecutiva. O espanhol segue se recuperando da fratura no primeiro metacarpo da mão direita, sofrida no forte acidente com Miguel Oliveira no GP de Portugal, no fim de março.
Márquez precisou passar por uma cirurgia e deveria retornar neste fim de semana, mas com o osso ainda em processo de cura, foi tomada a decisão de adiar sua volta. O retorno do hexacampeão deve ser cercado de polêmicas, com a Honda protestando uma alteração divulgada pela FIM da punição dada ao hexacampeão pelo acidente com Oliveira.
Com Márquez fora do GP da Argentina, a FIM retificou a punição de duas voltas longas dadas ao hexacampeão. Inicialmente o documento escrevia que ela seria paga em Termas mas, devido à sua ausência, ele foi alterado para "a próxima etapa que ele disputar", levando às críticas da montadora.
Em seu lugar, a Honda escalou o piloto de testes Stefan Bradl, que vem substituindo Márquez ao longo de suas ausências no grid desde 2020. Nos últimos dias, o alemão esteve em Jerez de la Frontera, na Espanha, em um teste privado da Honda e outras montadoras, onde teve acesso ao novo chassi Kalex que a marca japonesa deve adotar para reverter a má fase.
Já o campeão de 2020, Mir, está em Austin, mas sua participação ainda não está 100% confirmada. O espanhol não vive o melhor início de trajetória com a Honda. Em Portugal, ele sofreu uma queda na corrida sprint do sábado antes mesmo do fim da primeira volta, acertando Fabio Quartararo. Por isso, ele recebeu uma volta longa de penalização para o domingo.
Já na Argentina, ele sofreu uma queda antes do fim da primeira volta da sprint devido a um toque com Fabio DiGiannantonio. Não houve punição, mas o espanhol sofreu um forte golpe na cabeça, sendo levado ao hospital. Por isso, ele não foi considerado apto a disputar a prova do domingo, deixando a Honda sem representantes da equipe oficial no grid.
Como balanço das primeiras etapas, Álex Rins, da LCR é o melhor colocado da Honda no Mundial, em 12º com 13 pontos, contra 50 do líder Marco Bezzecchi, seguido de Takaaki Nakagami e Marc Márquez, 15º e 16º, com sete tentos cada e Mir é o 18º, com cinco.
Mir viajou a Austin para o GP das Américas, mas ainda deve passar por uma avaliação médica da própria categoria, que deve declará-lo apto para a etapa deste fim de semana.
"Estou pronto para voltar à moto, pude passar a última semana em casa me recuperando após a queda e já voltei a treinar", disse Mir. "No ano passado tive uma boa prova em Austin e a Honda tem um bom histórico aqui, então o objetivo é ter um fim de semana consistente e sem problemas".


















































EXCLUSIVO: Ouça Massa detalhando possível judicialização do GP de Singapura de 2008
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast debate: Massa é o 'campeão moral' da F1 2008?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


MotoGP: Jorge Martín recebe alta do hospital mas segue em tratamento no Catar

MotoGP: Aprilia divulga novo boletim médico de Martín e confirma Savadori em seu lugar na Espanha

MotoGP - Bastianini: Moto do Viñales é diferente e não tenho permissão para usá-la


MotoGP: Quais os números dos pilotos e o motivo de cada escolha

MotoGP: Por que Honda não utilizou seus pilotos regulares nos testes shakedown

MotoGP: Com cores da Castrol, Honda apresenta pintura da HRC para temporada 2025


MotoGP: Honda estreia nova seção traseira em teste na Tailândia

MotoGP - Capacete, macacão, botas: Quais marcas os pilotos usam e quanto eles recebem?

GUIA: Entenda como funcionam as concessões da MotoGP e as diferenças entre as montadoras
Últimas notícias

F1 - Norris assume erros de Jeddah: "Eu dificulto minha vida"

F1: Guerra de declarações? Piastri vai na contramão de Norris e diverge sobre carro da McLaren

F1: Com vitória de Oscar Piastri, confira o resultado final do GP da Arábia Saudita

F1: "Estou lutando, mas é frustrante. Será um ano doloroso", desabafa Hamilton
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.