MotoGP Emilia-Romagna GP

MotoGP - Bagnaia critica problemas com pneus Michelin: "Deixa o campeonato desequilibrado no momento"

Bicampeão entende que Michelin também está perdida, mas lamenta que esses problemas tenham influência no campeonato, algo que Martín já havia dito em 2023

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Após mais uma queda, agora no GP da Emilia Romagna de MotoGP, que permitiu a Jorge Martín abrir novamente na liderança do Mundial, Francesco Bagnaia veio a público criticar os problemas vistos com os pneus Michelin, afirmando que estes estão causando um desequilíbrio no campeonato.

O piloto da Ducati começou a segunda corrida de Misano na pole position e estava lutando com o rival da Pramac, Jorge Martín, pela liderança nas primeiras voltas. Mas, após perder posições para Martín e Enea Bastianini, ele rapidamente perdeu contato com a dupla, com seu déficit aumentando para até três segundos na metade da corrida. Em um determinado momento, havia até um sério risco de ele perder o último lugar no pódio para Marc Márquez, que o perseguia.

Leia também:

Mas, a partir da 15ª volta, a sorte de Bagnaia mudou repentinamente, pois ele estabeleceu uma série de voltas mais rápidas, com sua marca de 01min30s877 permanecendo imbatível até a bandeira quadriculada. No entanto, quando voltou ao ritmo, ele já estava muito longe de conseguir se recuperar, e sua corrida acabou sendo encerrada prematuramente com um acidente na  21ª volta, na curva 8.

Falando após a prova, o italiano disse que estava perplexo com o fato de seu pneu traseiro não estar funcionando como deveria durante a maior parte da corrida, explicando que nenhum piloto da MotoGP jamais havia enfrentado esse tipo de problema.

Francesco Bagnaia, Ducati Team crash

Francesco Bagnaia, acidente da equipe Ducati

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

"Eu estava forçando e fazendo 01min31s8, 31s7, 31s8", disse ele sobre os estágios iniciais da corrida. "E então, em um momento, de uma volta para outra, baixei o tempo da volta em seis-sete-oito décimos sem fazer nada, apenas andando. A traseira não estava funcionando. Eu era como um cone para os outros pilotos".

"Essa traseira média foi a escolhida desde o início do fim de semana, então deve ser a melhor, mas não estava funcionando por 15 voltas. Então é muito estranho. Depois ficou muito bom. Comecei a ser super-rápido, como eu esperava que fosse meu ritmo. Depois da largada, eu estava liderando, tinha certeza de que abriria uma brecha e depois iria embora porque meu ritmo estava muito bom".

Embora a Michelin tenha fornecido pneus novos este ano, que ajudaram os pilotos a quebrar recordes de volta de longa data em quase todos os circuitos, a fabricante não conseguiu erradicar os problemas aleatórios que continuam aparecendo. Na penúltima etapa da temporada do ano passado, no Catar, Martín acusou a Michelin de roubar-lhe o título com um pneu ruim que parecia uma "pedra" depois de terminar a corrida de Losail em 10º lugar.

Questionado sobre o possível impacto de um fornecedor externo na decisão do resultado do campeonato, Bagnaia disse: "É uma pena. Mas eu sei 100% que a Michelin não sabe o que aconteceu com os pneus. Isso é um problema, mas eles não sabem. Eles querem nos dar a mesma chance todas as vezes, mas, por algum motivo, às vezes não está funcionando da mesma forma".

"Portanto, esse é um problema enorme que está fazendo com que o campeonato esteja desequilibrado neste momento".

Referindo-se a um incidente tardio com Álex Márquez em Aragão, ele acrescentou: "Nos últimos três GPs, duas situações [estavam] fora do nosso controle. É verdade que, nas duas corridas de Misano, eu perdi apenas três a cinco pontos, mas poderia ter sido muito melhor para nós. A possibilidade de sair daqui liderando o campeonato era muito grande, mas não tivemos essa chance".

No final da corrida, Bagnaia perdeu a moto no início da curva 8 à esquerda, que seguia a reta final, perdendo a chance de terminar em terceiro lugar. O abandono, o terceiro do ano, deixou-o com um déficit de 24 pontos em relação ao líder do campeonato, Martín, antes do GP da Indonésia, neste fim de semana, em Mandalika.

BASTIANINI devia ser PUNIDO por lance com MARTÍN? Pecco VACILA e CULPA PNEU em Misano! Pré-Indonésia

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Bastianini devia ser punido por lance com Martín? Pecco vacila e culpa pneus em Misano

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: GP da Índia se encaminha para sair do calendário de 2025
Próximo artigo MotoGP: Morbidelli revela que perdeu a memória por duas semanas após acidente na pré-temporada

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil