MotoGP está "otimista" com retomada da temporada em julho
Segundo a Dorna Sports, há um otimismo pela volta a temporada em julho, com provas com portões fechados
A pandemia da Covid-19 levou ao adiamento ou cancelamento das 11 primeiras etapas da temporada de 2020 da MotoGP. Até o momento, a única ação aconteceu no Catar em março, mas apenas com a Moto2 e a Moto3. Mas a MotoGP já analisa a possibilidade de uma volta à ação.
Desde março, o CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, falou sobre várias ideias que estavam sendo consideradas para a temporada, e admitiu que ficaria "feliz" com um campeonato de dez etapas, considerando as dificuldades criadas pela pandemia.
Falando em uma entrevista com o canal britânico BT Sport, Ezpeleta deu uma atualização sobre a situação atual, e admitiu que a cada dia que passa ele acredita que é possível fazer corridas ainda esse ano.
"Desde o Catar estamos trabalhando duro, tentando montar um novo calendário para o ano", disse. "Estamos em contato com a FIM, a IRTA, e especialmente com as montadoras. Estamos olhando para diferentes cenários. O mais otimista é de iniciar no fim de julho. Mas depende da situação, porque precisamos olhar para duas coisas".
"A primeira é: os países precisam nos dar permissão para correr quando abrirem as fronteiras. A segunda é a possibilidade de viajar entre países. Aí, a princípio, faríamos um campeonato na Europa, começando no final de julho, início de agosto".
"Começar a correr depende da situação, e vamos considerar a possibilidade de estender até o final do ano se os países nos permitirem isso, mas mantendo a proposta de encerrar em novembro. Esse é o melhor cenário possível, e a cada dia que passa, eu acho mais provável fazer essas corridas".
Ezpeleta não descartou a possibilidade fazer duas provas no mesmo local, e, mais uma vez, reafirmou seu compromisso de manter as provas da Moto2 e Moto3. Ele também disse que está trabalhando com as equipes para determinar o número mínimo de pessoas necessárias para o final de semana, com uma média de 1,3 mil para as três classes, com a segurança em primeiro lugar.
Outro plano considerado é de iniciar a temporada em setembro, mas Ezpeleta não descartou a possibilidade de um início ainda mais tardio, apesar de ele reconhecer que seria algo mais difícil de realizar.
"Obviamente um campeonato multinacional é mais difícil, mas, de qualquer jeito, estamos trabalhando com cada país, organizadores e também com organizações globais que vão nos ajudar na movimentação de um país para outro", disse. "Por enquanto, consideramos julho a melhor possibilidade".
"Há também outra possibilidade, de começar o campeonato em setembro, e há uma terceira - que eu julgo ser a mais difícil de fazer - de ter o campeonato no final do ano. Mas, no momento, estamos otimistas com a possibilidade de termos o campeonato entre julho e novembro".
Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo
VÍDEO: Por que a Aston Martin voltará para a F1 em 2021
PODCAST - Quais pilotos brasileiros não tiveram sorte na F1?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.