MotoGP - Marc Márquez: "Álex é o piloto que tem menos respeito por mim"
Hexacampeão analisa as virtudes de seu irmão Álex, que, segundo ele, é o rival que menos o idolatra por ter visto seu lado mais vulnerável

O hexacampeão da MotoGP, Marc Márquez, analisou as performances de seu irmão Álex Márquez no início da temporada 202. Ele também afirmou que é o rival que menos o idolatra por ter visto seu lado mais vulnerável durante toda a vida.
Na quinta-feira (27), antes do GP das Américas, uma das perguntas feitas para Álex Márquez girou em torno da batalha mental que ele poderia travar com seu irmão. "Eu sou o caçula; estou acostumado a fazer esses jogos mentais desde que nasci", respondeu, meio brincando, meio sério.
Três dias depois, o piloto da Gresini deixou Austin como líder do campeonato, um ponto à frente de Marc, que caiu no meio da corrida de domingo, quando estava liderando o pelotão.
A força do discurso de Álex como piloto mais sólido do momento é comprovado na liderança. Embora seja verdade que ele não tenha vencido nenhuma corrida, nem no sábado nem no domingo, também é verdade que ele não terminou fora do pódio nem cometeu nenhum erro.
Apesar disso, o #73 ainda não foi capaz de vencer o #93 em um duelo, uma circunstância que não é gratuita e que leva a pensar que o papel dominante que o piloto oficial da Ducati sempre desempenhou é um peso difícil de suportar para Álex, que logicamente está cheio de elogios para Marc sempre que ele é solicitado a fazê-lo.
Questionado sobre a hipotética resistência que o caçula da família Márquez poderia ter ao disputar posição com o homem que sempre foi seu ponto de referência, tanto na pista quanto em casa, o próprio Marc não apenas descarta a possibilidade, mas diz estar convencido do contrário.
De acordo com o multicampeão, o fato de seu irmão tê-lo visto em seus momentos mais vulneráveis, especialmente quando ele machucou o braço e chegou a considerar a aposentadoria, invalida completamente a tese de um possível bloqueio mental.

Marc Márquez, Ducati, Alex Márquez, Gresini Racing
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
"Se Álex tivesse um bloqueio, ele não seria capaz de liderar a corrida na Tailândia ou na Argentina, com um piloto como eu atrás dele, e não cometer um único erro. Nem um só. Ele não perdeu a concentração em nenhum momento", disse Márquez, o mais velho, ao Motorsport.com.
"De todos os pilotos do grid, ele me conhece melhor, e isso também faz dele o que tem menos respeito por mim. Ele já me viu sofrer em casa, quando eu estava em má forma", acrescentou o hexacampeão da MotoGP.
Além de se conhecerem nos mínimos detalhes, Marc e Álex treinam juntos, o que significa que ambos sabem exatamente onde está a sutileza um do outro. Por causa disso e do que viu nas três corridas do GP até agora, Marc está convencido de que, se continuarem assim, será apenas uma questão de tempo até que Álex cruze a linha de chegada à sua frente, depois de tê-lo deixado para trás.
"Meu irmão é um trabalhador nato. Ele está em uma boa dinâmica, e eu disse e repito: ele vai me vencer em mais de uma corrida, mais de duas e mais de três. Ele não é campeão mundial de Moto2 e Moto3 por acaso. E também não conquistou todos esses pódios por acaso. Ele precisa ter tudo em seu devido lugar. Mas, quando isso acontece, ele é capaz de ir muito rápido".
"No ano passado, ele já terminou muito bem. Eu tinha a intuição de que isso poderia acontecer. Nas últimas corridas, como Austrália, Tailândia, Malásia e também na última, em Montmeló, ele já estava mais rápido do que eu", conclui.
Márquez CAUSA, mas CAI nos EUA e rivais lucram: BAGNAIA vence, ÁLEX LÍDER! MotoGP, Diogo Moreira e +
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
PÓDIO CAST analisa CAOS do GP DAS AMÉRICAS e BRASILEIROS NO WSBK
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.