Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP
MotoGP
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Stock Car
Stock Car
A Definir
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
A Definir
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

MotoGP: Marc Márquez é candidato à vaga na Ducati em 2025, e diretor entende "risco" com escolha; entenda

Hexacampeão será mais um candidato à segunda vaga na Ducati, já que Bagnaia deve garantir renovação ainda no começo de 2024

Marc Marquez, Gresini Racing

Após onze temporadas com a Honda, Marc Márquez vai iniciar uma nova era na MotoGP em 2024, correndo pela Gresini, uma das equipes satélites da Ducati. E, dependendo de seu rendimento com a Desmosedici de 2023, o hexacampeão pode ser sim candidato à uma vaga na equipe oficial da montadora italiana em 2025, segundo o diretor geral Paolo Ciabatti.

A marca italiana vem dominando a MotoGP nos últimos dois anos, com títulos consecutivos de Francesco Bagnaia, enquanto a Honda amarga sua pior fase na categoria-rainha, o que levou Márquez a encerrar seu contrato um ano antes.

Leia também:

O espanhol tem um acordo de apenas um ano com a Gresini, o que é visto por muitos como uma manobra estratégica, para que possa chegar livre ao mercado de pilotos de 2025, que promete ser um dos mais quentes dos últimos tempos.

Devido à sua proximidade com a Red Bull, muitos especulam sobre uma ida de Márquez para a KTM na equipe oficial, enquanto outros não descartam um retorno à Honda caso a equipe melhore a moto. Mas o futuro do espanhol pode ser na própria Ducati, com a marca confirmando pela primeira vez que o hexacampeão pode correr por eles.

Com o mercado destinado a mexer suas primeiras peças já no começo de 2024, a primeira manobra lógica deve ser a renovação de Bagnaia com a Ducati.

"Agora estamos curtindo a festa de celebração dos títulos. Na sequência vamos entrar de férias e, no começo do próximo ano, falaremos sobre contratos. O que posso dizer é que tanto Pecco quanto a Ducati querem seguir esse caminho", disse Ciabatti, diretor da Ducati, ao GPone.

Devido à pandemia, a Ducati adotou uma política de arrocho financeiro com seus contratos, estabelecendo tetos salariais que fugiram do controle devido ao sucesso de seus pilotos. 

Em meio a isso, a Ducati ainda precisa lidar com os futuros de Enea Bastianini, promovido à equipe oficial em 2023 mas que teve uma temporada complicada devido às lesões, e Jorge Martín, vice-campeão deste ano e que esteve cotado para substituir o italiano na equipe em 2024. E um ecossistema já frágil deve ser ainda mais abalado com a chegada do "furacão Márquez".

"Está claro que Marc é um vencedor e seus títulos mundiais comprovam isso. Então, se ele escolheu a Ducati, é porque quer ganhar. Para nós, será algo novo e, ao mesmo tempo, uma questão a ser gerenciada".

Os quatro pilotos contratados diretamente pela Ducati, as duplas da equipe oficial (Bagnaia e Bastianini) e os dois da Pramac (Martín e Franco Morbidelli) têm seus acordos chegando ao fim em 2024.

Com a renovação de Pecco sendo dada como certa, ficaria uma vaga livre (e muito disputada) na equipe oficial. E a chegada de Márquez deve colocá-lo nessa disputa, dependendo de seus resultados.

"Como ainda não definimos os pilotos para 2025, posso dizer sem problemas que Marc será um dos candidatos à equipe oficial. Evidentemente há um aspecto importante a ser considerado que é o financeiro. Ainda não estamos de volta à essa fase pré-Covid, quando um piloto como ele poderia ter contratos milionários".

Uma escolha de Márquez, mesmo só de colocá-lo na lista, pode colocar a Ducati em risco de perder jovens pilotos que estão sob contrato ou tutelados pela marca italiana.

"Claro que sim! Existe um risco e somos conscientes disso. Penso em Martín, por exemplo. Um talento como ele, se não for para a equipe oficial, pode despertar o interesse de outras montadoras. Mas ele não é o único", disse Ciabatti em referência a Bastianini ou Marco Bezzecchi, hoje 'joia' da VR46 que mira a vaga na equipe oficial em 2025.

Recentemente, Lin Jarvis, chefe da Yamaha, revelou que existem negociações com a VR46 para que se torne uma equipe satélite da montadora japonesa em 2025 como forma de reduzir o número de motos Ducati do grid. Ciabatti está ciente do interesse da Yamaha, e deixa em aberto qual será o alcance da marca italiana no grid de 2025.

"Sinceramente, não sei. Com a Gresini, temos um acordo para 2025. Com a VR46 o acordo chega ao fim em 2024. Temos que ver, avaliar a situação com calma, tendo em conta que a concorrência fará seus movimentos".

Paolo Ciabatti, Director Deportivo de Ducati Corse

Photo by: Alexander Trienitz

Paolo Ciabatti, Director Deportivo de Ducati Corse

 


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior MotoGP: As solicitações de Márquez à Ducati após os testes
Próximo artigo MotoGP: Ducati anuncia a saída do diretor esportivo Paolo Ciabiatti

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros