Últimas notícias

MotoGP - Márquez: "Nenhum fabricante é imbatível, os outros vão se aproximar cada vez mais"

Líder do campeonato falou sobre as duas últimas etapas, que não foram vencidas pela Ducati, e enfatizou que a competição continuará acirrada

Marc Marquez, Ducati Team

Pela marca pesada que deixou nas primeiras corridas da temporada, é quase estranho pensar que já se passaram três corridas desde que Marc Márquez subiu no degrau mais alto do pódio da MotoGP em um domingo. Primeiro foi o acidente em Jerez, depois a chuva que mudou o jogo em Le Mans, onde ele ainda terminou em segundo. Por fim, em Silverstone, ele foi 'ajudado' pela bandeira vermelha, porque havia caído durante a segunda volta e, no reinício, trouxe para casa outro terceiro lugar.

Leia também:

Esses resultados o mantiveram no topo da classificação do campeonato, com uma margem de 24 pontos sobre o irmão Álex que, no Reino Unido, quebrou a sequência de seis vitórias em sprints de Marc, vencendo-o na corrida de sábado. Se Silverstone, no entanto, já era considerada uma pista na qual o piloto da Ducati não esperava brilhar particularmente, neste fim de semana a corrida será em Aragón, onde ele já venceu seis vezes na carreira e onde, no ano passado, obteve o primeiro sucesso com a atual equipe. 

"É difícil, especialmente porque no ano passado encontrei minhas condições ideais. A pista estava um pouco escorregadia e foi isso que me permitiu pilotar melhor do que os outros. Quando chegamos a Silverstone, eu disse que defenderia minha liderança no campeonato. Este, por outro lado, é um circuito no qual já ganhei muitas vezes, então me sinto confortável e tentarei lutar pela vitória. Mas não sinto a necessidade de vencer, só preciso manter a liderança", disse Marc Márquez durante coletiva de imprensa.

Inevitavelmente, também se falou dos erros, que são a única variável que até agora o impediu de assumir a liderança na classificação. Márquez não escondeu que tentará mudar a abordagem neste fim de semana: "Obviamente, esse é meu ponto fraco e estamos trabalhando nele, então começarei a administrá-lo de forma um pouco diferente, mas não vou explicar como. Tentarei fazer um gerenciamento um pouco diferente, mas teoricamente é uma coisa e na corrida é outra".

"Você nunca quer cometer erros e eu cometi todos no domingo, portanto, tenho que corrigir esse ponto fraco se quiser lutar pelo campeonato. Em Silverstone, tive muita sorte: terminei em terceiro no final, mas cometi outro erro, então temos que corrigir isso. Porém, também é verdade que ainda tenho 24 pontos de vantagem e estaria muito mais preocupado se estivesse 50 pontos atrás", disse. 

Entre outras coisas, uma das pistas em que ele cometeu erros foi Austin, outra de suas favoritas: "É claro que vou pensar em Austin, porque marquei zero pontos lá. Tanto lá quanto em Jerez, porque perdi. Sempre tento me concentrar em meus erros para tentar evitá-los no futuro. Tenho que manter a concentração, também porque já estamos falando em marcar 37 pontos, mas faz parte do nosso trabalho aceitar que, eventualmente, alguém seja mais rápido do que nós e marque pontos para o campeonato". 

Marc Marquez, Ducati Team

Marc Marquez, Equipe Ducati

Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images

Outro fato interessante é que a Ducati não venceu duas corridas consecutivas, o que não acontece desde 2022. De acordo com Márquez, no entanto, não há alarme: "Obviamente, a Ducati e eu respeitamos muito os outros fabricantes e eles também sabem que são fortes, porque estamos na MotoGP. Alguns deles têm concessões, que são projetadas precisamente para equilibrar o nível. Nenhum fabricante é imbatível, então vão se aproximar cada vez mais. Nosso trabalho, no entanto, é tentar melhorar nossa moto para manter o nível e continuar vencendo". 

Nas sprints, entretanto, o pódio sempre foi monopolizado pela Desmosedici GP até agora, então parece que há um problema no domingo. Márquez discorda: "A Ducati funciona muito bem, nos últimos GPs os domingos sempre foram um pouco estranhos e talvez precisemos nos adaptar mais rapidamente às condições. Mas na última corrida o problema foi que a Ducati esperava que o pneu médio funcionasse um pouco melhor e, em vez disso, aconteceu o contrário, mas foi uma corrida estranha. Le Mans foi ainda mais louca. Como eu disse, ninguém é imbatível, então, mais cedo ou mais tarde, haverá fabricantes que estarão no mesmo nível ou até mais fortes. Essa é a competição, então temos que continuar trabalhando assim". 

O rival mais conhecido é, de fato, o irmão, mas a atmosfera entre os dois continua muito brincalhona, a ponto de Álex chamá-lo de "Sr. 37", em referência à dobradinha de Marc no ano passado em Aragón: "Ontem à noite eu estava na área de hospitalidade dele e eles me pressionaram um pouco, mas eu respondi rapidamente: 'No seu quintal, em Silverstone, eu já marquei mais pontos do que você'. É claro que sempre brincamos, mas atualmente eles estão muito rápidos e são os adversários mais perigosos para o campeonato, porque também são extremamente consistentes", concluiu. 

MARTÍN DIZ QUERER SAIR: APRILIA 'BATE O PÉ'! Que será de ACOSTA? Quartararo, TRACKHOUSE, Arena Cross

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MARTÍN DIZ QUERER SAIR: APRILIA 'BATE O PÉ'! Que será de ACOSTA? Quartararo, TRACKHOUSE, Arena Cross

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Matteo Nugnes
MotoGP
Marc Marquez
Ducati Team
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior MotoGP: Após fratura em Silverstone, Ogura é vetado do GP de Aragón
Próximo artigo MotoGP: Marc Márquez domina TL1 do GP de Aragón; Bagnaia é 10°

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros