MotoGP - Martín: "Fisicamente, não tenho certeza se conseguirei terminar corrida" do Catar
Aprilia confirmou nesta terça-feira (8) que o atual campeão da categoria rainha estará presente no GP do Catar após "quase cinco meses de inatividade"

Jorge Martín viajará para Doha para tentar participar do GP do Catar da MotoGP do próximo fim de semana, o quarto da temporada e o primeiro em que o espanhol poderá participar se conseguir passar nos exames médicos os quais será submetido na quinta-feira no mesmo circuito.
Pela primeira vez nesta temporada, a Aprilia poderá contar com sua formação completa de pilotos, com o campeão de 2024 da categoria rainha e o italiano Marco Bezzecchi, que tem dois sextos lugares nesta temporada como seu melhor resultado até agora.
"Jorge Martín, que retornará à pista depois de perder as três primeiras corridas devido a uma lesão", confirmou a Aprilia em seu habitual comunicado de imprensa antes da corrida.
"Martín, que perdeu as três primeiras corridas do ano devido a uma lesão sofrida durante os testes de pré-temporada, voltará à pista para finalmente começar sua temporada com a Aprilia Racing", continua o comunicado.

Jorge Martín, Aprilia Racing
Foto de: Aprilia Racing
"O piloto espanhol, que sofreu uma fratura complexa do rádio e escafoide da mão esquerda e uma fratura ipsilateral do calcâneo durante o treinamento, foi submetido a uma cirurgia em 25 de fevereiro e, em seguida, seguiu um programa intensivo de fisioterapia com o objetivo de retornar à pista o mais rápido possível".
"Antes de voltar à pista, o atual campeão mundial terá de ser avaliado pela delegação médica da MotoGP para obter autorização", informa a equipe.
"Terminar a corrida seria uma vitória
Antes de viajar para o Catar, Martín ofereceu suas impressões na declaração da equipe, deixando claro que sua condição física: "Estou realmente ansioso para voltar à pista e estou feliz por poder pelo menos tentar correr no Catar", explicou o campeão de 2024.
"O objetivo será ganhar alguma confiança com o RS-GP25 e começar a dar algumas voltas", acrescentou.
No entanto, Martín está ciente da dificuldade de voltar a correr depois de tanto tempo.
"Não sei como estará meu condicionamento físico, certamente não 100%. Vamos tentar fazer o nosso melhor e melhorar aos poucos. Fisicamente, nem sei se conseguirei terminar a corrida, mas se conseguirmos, será uma vitória, pois significará que estou começando a me recuperar", continua o piloto espanhol.
"Temos que ir passo a passo para tentar voltar ao nosso nível normal o mais rápido possível".
A equipe sediada em Noale lembra que Martín está fora de ação há quase meio ano, com tudo o que isso representa.
"Depois de um início de temporada difícil, marcado por duas lesões - primeiro no teste de Sepang e depois durante os treinos - o principal objetivo de Martín será avaliar sua condição física após quase cinco meses de inatividade", concluiu a nota da Aprilia.
Na segunda e terça-feira, o piloto de testes da equipe italiana, Lorenzo Savadori, que substituiu Martín nas três primeiras corridas da temporada, fez testes privados em Misano com a RS-GP. O piloto italiano também viajará para o Catar, caso Martín não possa completar o fim de semana.
MARTÍN de volta? SURPRESAS e DECEPÇÕES do ano: Márquez é o FANTASMA de Bagnaia? MOTO1000GP e BRMX
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
MARTÍN de volta? SURPRESAS e DECEPÇÕES do ano: Márquez é o FANTASMA de Bagnaia? MOTO1000GP e BRMX
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.