MotoGP: Oliveira surge como prioridade da Honda para substituir Marc Márquez

Saída do espanhol um ano antes do fim de seu contrato mexe bruscamente com o mercado de pilotos

Miguel Oliveira, RNF MotoGP Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Após confirmar na semana passada a saída de Marc Márquez no fim de 2023, um ano antes do fim de seu contrato, a Honda se vê no mercado em busca de um nome para substituir o hexacampeão da MotoGP em 2024. E, segundo apurado pelo Motorsport.com, a marca japonesa já tem seu alvo prioritário: Miguel Oliveira.

Na quarta passada, a Honda anunciou que havia chegado a um acordo mútuo com Márquez para encerrar o contrato com o hexacampeão um ano antes do seu fim. O espanhol passou todos seus 11 anos na MotoGP até aqui com a Honda, conquistando seus seis títulos, 59 vitórias e 101 pódios.

Leia também:

Apesar de ainda não ter sido confirmado, Márquez terá como destino em 2024 a Gresini, correndo com uma moto de 2023 da Ducati. E agora o piloto da RNF Aprilia e ex-KTM Oliveira surge como o principal nome para substituí-lo.

Mas, primeiro, o português terá que negociar o fim de seu contrato com a Aprilia, tendo assinado um acordo de dois anos com a RNF válido até o fim do ano que vem. Apesar da Aprilia pagar seu salário, há uma cláusula de saída no acordo que determina a saída caso ele receba uma oferta de uma equipe de fábrica.

Esse precedente já foi visto em 2023, com Álex Rins, que havia assinado com a Honda para correr pela LCR por dois anos, optou por quebrar o contrato para correr pela Yamaha em 2024.

Miguel Oliveira, RNF MotoGP Racing

Miguel Oliveira, RNF MotoGP Racing

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

Oliveira, de 28 anos, é visto como a opção mais atraente pela HRC devido à sua experiência na MotoGP, especialmente por ter corrido em duas motos europeias (KTM e Aprilia). Do lado comercial, o apoio da Repsol aumenta ainda mais a atração por Oliveira, devido ao interesse da marca em Portugal.

Mas um grande problema é que Oliveira pode se ver relutante em abandonar o pacote competitivo da RS-GP por aquela que é, inquestionavelmente, a pior moto do grid no momento, que levou o melhor piloto do grid a deixar a Honda.

Caso Oliveira opte pela Honda, ele faria dupla com Joan Mir, enquanto a LCR já tem Takaaki Nakagami e Johann Zarco para 2024. É incerto quem a Aprilia e a RNF colocariam no lugar do português.

Pol Espargaró explica 'demoção' na GasGas

Após ter sua temporada prejudicada por lesões, o espanhol não será titular da equipe em 2024, quando o time terá Augusto Fernández e Pedro Acosta, ambos também da Espanha. Espargaró será piloto reserva e de testes, além de fazer wildcards.

"Quero informar que não foi uma decisão unilateral, pelo contrário! É verdade que gostaria de continuar competindo em tempo integral na MotoGP, porque acho que ainda tenho velocidade para estar entre os melhores...”, começou Pol nas redes sociais.

“Mas a verdade é que o passo para o lado que vou dar no próximo ano ao me juntar à equipe de testes e fazer wildcards é o resultado de um entendimento entre as partes, dados os problemas que o time encontra no momento e pensando em colaboração de longo prazo para sermos referência."

“Faltam muitas corridas neste ano e também no futuro, e como sou daqueles que acreditam que há força nos números, vamos trabalhar juntos para conseguir um final de temporada memorável. Muito obrigado”, completou Espargaró.

Veja como está o mercado da MotoGP para 2024

Equipe Construtor Moto No. Piloto
Italy Aprilia  Aprilia RS-GP 12 Spain Maverick Viñales
41 Spain Aleix Espargaró
Malaysia RNF 25 Spain Raúl Fernández
88 Portugal Miguel Oliveira*
Italy Ducati Ducati Desmosedici 23 Italy Enea Bastianini
63 Italy Francesco Bagnaia
Italy Gresini 73 Spain Álex Márquez
?  
Italy VR46 10 Italy Luca Marini
72 Italy Marco Bezzecchi
Italy Pramac 21 Italy Franco Morbidelli
89 Spain Jorge Martín
Monaco LCR 

Honda RC213V 5 France Johann Zarco
30 Japan Takaaki Nakagami
Japan Honda  36 Spain Joan Mir
?  
France GasGas Tech3 KTM RC16 37 Spain Augusto Fernández
? Spain Pedro Acosta
Austria KTM  33 South Africa Brad Binder
43 Australia Jack Miller
Japan Yamaha Yamaha YZR-M1 20 France Fabio Quartararo
42 Spain Álex Rins

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Candidato ao título, Bezzecchi sofre fratura em treino e passa por cirurgia
Próximo artigo GP da Indonésia de MotoGP: Horários e como assistir à etapa de Mandalika

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil