MotoGP: Rins diz que Márquez “não tem respeito” pelos adversários
Após um incidente na pista e outro nos boxes, o piloto da Suzuki reclama e diz que o pentacampeão gosta de fazer jogos com os rivais
Alex Rins acusou o campeão dominante da MotoGP, Marc Márquez, de “não ter respeito” por seus rivais, após o toque entre eles durante o treino classificatório do GP da República Tcheca, no circuito de Brno.
Márquez e Rins se encontraram na pista quando o pentacampeão retomou o traçado após abrir demais sua linha de trajetória, na curva 5. O piloto da Honda viu que o rival ia ultrapassá-lo e tentou bloqueá-lo, o que quase resultou na queda dos dois.
Os dois seguiram próximos e voltaram juntos aos boxes, quando Márquez aproveitou a proximidade das motos para empurrar as costas de Rins com sua mão esquerda, em um gesto difícil de ser interpretado.
O líder do campeonato acabou conquistando a pole position com uma diferença esmagadora de 2s5 para Jack Miller, o segundo mais rápido do dia. Enquanto isso, Alex Rins foi sexto colocado.
Relembrando do que aconteceu com Márquez na pista, Rins disse: “É algo complicado, não? Porque ele com certeza está agora um passo à frente de todo mundo. Ele colocou pneus slicks no molhado e conseguiu ser super-rápido".
“Mas eu acho que ele não tem respeito por outros pilotos. Ele segue o caminho dele”, reclamou Rins. “Ele abriu demais na curva 5 e atrás dele estávamos eu e Miller. Ele olhou para trás e nos viu. Jack passou por ele, mas em seguida Márquez voltou para o traçado dele (bloqueando Rins). E sinceramente, isso me incomodou”.
“Eu estava acelerando, não estava super-rápido, mas estava acelerando. Então, na curva seguinte eu tentei seguir o meu traçado, ele abriu um pouco a porta e eu mergulhei. Toquei nele, mas eu acho que foi culpa dele, porque se ele estava devagar precisava me deixar passar. É isso, não?”
“Então, ele freou forte para me ultrapassar na última curva. Nada mais. Entrando nos boxes, o que aconteceu foi que eu estava na frente dele e seguindo meu caminho, e ele não tinha espaço para ficar do meu lado. Se estivesse no lugar dele, teria reduzido a velocidade, já que estávamos nos boxes.”
Perguntado se achou que Márquez estava tentando intimidá-lo, Rins respondeu: “Pode ser, porque não é a primeira vez. Todos conhecem ele, e todos sabem de seu incrível talento”.
“Mas isso também aconteceu no TL1 com Viñales, mais ou menos o mesmo. Marc adora fazer esses jogos e tentar ficar na frente dos rivais. Mas no meu caso, sou muito calmo”.
Rins acrescentou: “Com certeza eu estou lutando pelo campeonato com ele, eu poderia tentar fazer algo (entrar no jogo), mas ele está 80 pontos na minha frente. Talvez ele esteja assustado, eu não sei”.
Veja os capacetes especiais usados pelos pilotos da MotoGP nesta temporada:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.