MotoGP: Petrucci vai substituir Mir na Suzuki no GP da Tailândia

Montadora japonesa espera contar com o retorno do campeão de 2020 na próxima etapa, o GP da Austrália

Danilo Petrucci

Foto de: MotoGP

Com Joan Mir ainda afastado devido à uma fratura no tornozelo após o GP da Áustria em agosto, a Suzuki segue escalando substitutos para o campeão de 2020 da MotoGP. E o escolhido para a etapa desta semana, em Chang, na Tailândia, é um velho conhecido do Mundial de Motovelocidade: Danilo Petrucci.

Após perder a etapa de Misano, Mir tentou voltar em Aragón, mas acabou desistindo de sua participação ao sentir que seu tornozelo ainda não estava melhor. O espanhol já havia confirmando que não correria no Japão, e seu retorno, que era previsto para a Tailândia, também não deve acontecer, com a Suzuki esperando contar com ele na Austrália, em duas semanas.

Leia também:

Segundo reportagem do jornal espanhol AS, Mir será substituído pelo ex-piloto da Ducati Petrucci, o que foi confirmado pela montadora italiana horas depois. O italiano fez sua estreia na MotoGP em 2012, indo de uma Ioda de fundo do grid até a Ducati da equipe oficial em 2019.

"Não preciso nem dizer que estou muito feliz pela chance de correr na Tailândia com a Suzuki", disse. "Quero agradecer à equipe pela oportunidade fantástica, e também quero agradecer à Ducati e meu time de empresários por me deixarem abraçar essa oportunidade".

"Estou muito curioso para subir na GSX-RR, parece ser rápida e sei que é uma máquina vencedora. Mal posso esperar para trabalhar com a equipe da Suzuki, que conheço a muito tempo. Sei que não será fácil, então não estou botando expectativas, quero apenas curtir".

"Estou animado também por ser um dos poucos na história a ir de uma máquina da MotoGP para uma moto do Dakar, uma Superbike e de volta à uma moto de fábrica da MotoGP!".

Petrucci venceu duas vezes em sua passagem pela Ducati antes de correr com a KTM pela Tech3 em 2021. Mas após uma temporada difícil e um desejo da KTM em dar espaço aos seus próprios pilotos, Remy Gardner e Raúl Fernández, levaram o italiano a perder sua vaga na MotoGP.

Apesar da saída da MotoGP, Petrucci seguiu com a KTM no começo de 2022 para a disputa do Dakar, conquistando a vitória em um estágio apesar de participar do evento lesionado.

A expectativa era de que ele fizesse a temporada completa do rally raid com a marca austríaca em 2022, mas isso acabou não se concretizando, com Petrucci assinando com a Ducati para disputar o MotoAmerica Superbike.

Danilo Petrucci, Warhorse HSBK Racing Ducati NYC

Danilo Petrucci, Warhorse HSBK Racing Ducati NYC

Photo by: Brian J. Nelson

Ele venceu cinco corridas com a equipe Warhorse Ducati a bordo de uma Panigale V4, disputando o título até o fim da temporada, mesmo em sua estreia. Ele acabou a 20 pontos do campeão, Jake Gagne, da Yamaha.

A Suzuki já havia pedido a Petrucci para substituir Mir no GP de San Marino em Misano, mas o piloto preferiu manter o foco na disputa da MotoAmerica.

Em Misano, a Suzuki escalou o ex-piloto da Moto2 Kazuki Watanabe, enquanto o piloto de testes Takuya Tsuda foi o selecionado para o GP do Japão. Caso a participação de Petrucci seja confirmada, esse será o sexto chassi diferente que ele guiará em sua carreira na categoria.

BEBEDEIRA e ZOEIRA: Rubinho e Massa citam Kimi, Schumi e Alonso como PARÇAS. Mas quem são os CHATOS?

Podcast #196 - Após recorde, qual Alonso ficará para a história da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Márquez disse que o GP do Japão foi a primeira corrida onde “não senti dor”
Próximo artigo Após Índia, MotoGP anuncia corrida no Cazaquistão para 2023

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil