MotoGP: Treino final no Japão cancelado devido à chuva; classificação mantida

Tufão causou mau tempo no autódromo de Motegi atrasando e mudando toda programação

Red flag

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Os treinos finais para o GP do Japão de MotoGP foram cancelados devido ao mau tempo em Motegi, mas a qualificação ainda está planejada para acontecer. A ação da pista em Motegi foi interrompida quando uma tempestade forçou a sessão do Q2 de Moto2 a ficar com bandeira vermelha aos 9m37s.
Leia também:

A MotoGP deveria ter um treino final de 30 minutos às 14h30, hora local, mas isso foi cancelado após o que é atualmente um atraso de 40 minutos para o final da qualificação de Moto2. Como resultado, a categoria decidiu abandonar a sessão de TL3, mas planeja terminar a qualificação da Moto2 antes das sessões de Q1 e Q2 da MotoGP.

O Pitlane reabriu às 3h38 (Brasília) para o final do Q2 da Moto2, com a qualificação da MotoGP programada paraa começar às 4h (Brasília). Todos os chefes de equipe foram convocados para uma reunião com a associação de equipes e a Dorna Sports sobre os procedimentos atuais durante o período de bandeira vermelha.

Os organizadores do MotoGP se reuniram com as equipes esta manhã para discutir a ideia de alterar a programação de sábado para adiantar a qualificação. Isso se deveu ao clima adverso esperado causado por um tufão que atinge a região.

A decisão foi tomada para não alterar o calendário de sábado, que estava a caminho de ser concluído antes da chuva torrencial que chegou no início do Q2 da Moto2. Se a classificação ainda for cancelada caso a chuva piore novamente, os organizadores remarcarão a sessão para o domingo de manhã ou o grid será baseado na ordem combinada da conclusão do TL2.

A última vez que uma classificação aconteceu em uma manhã de domingo foi em 2019, quando o vento forte forçou a disputa da pole position a ser adiada em Phillip Island, na Austrália. A última vez que um grid foi formado com base nos tempos de treinos foi em 2017 no Catar, quando a chuva forçou o cancelamento da qualificação.

Caso isso aconteça, significa que Jack Miller, da Ducati, largará na pole pela segunda vez em três corridas, depois de liderar a única sessão seca do fim de semana de Motegi na sexta-feira com 1m44,509s.

Os três principais candidatos ao campeonato, Francesco Bagnaia, Fabio Quartararo e Aleix Espargaró, largariam em segundo, terceiro e quarto, respectivamente. Marc Márquez, da Honda, liderou uma sessão de TL2 chuvosa esta manhã, enquanto seu companheiro de equipe Pol Espargaró causou uma breve bandeira vermelha devido a um acidente na curva 8. 

VÍDEO: O rumor sobre da Matta comandar a Audi na F1

Podcast #196 - Após recorde, qual Alonso ficará para a história da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP - Márquez: "Quando luto por um título, jogo as cartas de forma diferente"
Próximo artigo MotoGP: Márquez retorna à pole após três anos em classificação chuvosa no Japão

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil