Recomendado para você

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Fórmula E
Fórmula E
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

Por que a BMW está subitamente interessada na MotoGP?

Marca pode chegar à principal categoria do motociclismo em 2027, quando uma mudança de regulamento acontecerá

Toprak Razgatlioglu, BMW Motorrad WorldSBK Team

Qual é o motivo do súbito interesse da BMW na MotoGP, onde atualmente correm Ducati, Aprilia, KTM, Yamaha e Honda? O chefe da BMW Motorrad nos conta mais sobre o novo projeto do fabricante alemão.

Leia também:

Com a chegada de Markus Flasch ao comando do departamento de corridas no final do ano passado, a BMW fez um movimento notável em direção à MotoGP: "Estamos estudando a questão de perto", declarou o novo chefe há alguns dias.

É uma pequena declaração com um impacto notável em um momento em que as corridas estão reduzidas a cinco fabricantes desde a saída abrupta da Suzuki e quando eles estão fazendo o máximo para ajudar aqueles que estão passando por grandes dificuldades.

Atualmente, a BMW está envolvida em corridas de resistência e no WorldSBK. No entanto, ela é uma das principais marcas visadas pela MotoGP com o objetivo de fortalecer seu grid para coincidir com a entrada em um novo ciclo regulatório, atualmente definido para 2027.

Nos spin-offs da série, o programa da fabricante bávara já recebeu um impulso significativo com a contratação este ano da estrela turca Toprak Razgatlioglu, que elevou ainda mais o perfil do grupo ao conquistar sua primeira vitória no último fim de semana a bordo da BMW M 1000 RR na etapa de Barcelona, tudo sob os olhos de Markus Flasch, que estava presente no evento.

Durante anos, as corridas na MotoGP não foram um tópico para a BMW, que preferiu participar de categorias com modelos de produção para promover suas vendas. Então, por que essa mudança de política? "Não é segredo que tenho uma grande paixão pela MotoGP", enfatizou Markus Flasch, que no passado foi responsável pela BMW M e, portanto, envolvido na MotoGP por meio do fornecimento de carros de segurança para o campeonato.

"Não vamos tomar decisões só porque o CEO tem uma paixão", acrescentou. E para explicar: "A chave para uma decisão é convencer as pessoas da ideia. É necessária uma análise estratégica. O financiamento é apenas um aspecto. A marca é outro. Se a análise for convincente e receber apoio interno, a decisão não dependerá de quem é o CEO da BMW Motorrad."

Para o gerente alemão, a transferência de tecnologia também não é o principal motivo para um projeto desse tipo. "O aspecto mais importante é a marca", enfatizou. "A MotoGP tem a ver com a marca e o alcance global. É por isso que as empresas estão envolvidas. A transferência de tecnologia é outro aspecto, mas esse é apenas o segundo ponto mais importante."

Toprak Razgatlioglu

Markus Flasch parabeniza Toprak Razgatlioglu após sua vitória em Barcelona.

Foto: BMW Motorrad

"Nossa tarefa é ser bem-sucedido no WorldSBK. Ao mesmo tempo, estamos analisando para onde o campeonato WorldSBK está indo e se faz sentido ou não passarmos para o próximo nível", acrescentou Markus Flasch.

A meta é que a BMW atinja primeiro seus objetivos no Superbike, antes de passar para a MotoGP. Ainda não se sabe se o projeto WorldSBK sobreviveria ao lançamento de um programa deGP. "É muito cedo para falar sobre isso", garantiu o chefe, que não deseja apressar as coisas, mesmo em vista dos novos regulamentos elaborados pela MotoGP.

A temporada de 2027, que abrirá esse novo ciclo regulatório, poderia ser o momento ideal para a chegada de uma nova marca ao grid, dadas as mudanças em andamento e os critérios técnicos menos restritivos que são esperados.

Há todos os motivos para acreditar que a capacidade do motor será reduzida para 850cc e que a inovação aerodinâmica será severamente restringida. As discussões também estão se concentrando na proibição de dispositivos de holeshot, o que poderia mudar completamente as regras.

Essas mudanças de longo alcance estão sendo discutidas entre os atuais fabricantes (unidos dentro da MSMA) e os órgãos governamentais. "Estamos em contato com a Dorna e estamos discutindo as regras", também enfatizou Markus Flasch.

"Isso faz parte da avaliação que estamos realizando. A temporada de 2027 seria um momento óbvio para começar, mas isso não nos pressiona a tomar uma decisão."

DONA da F1 COMPRA MotoGP: CELSO MIRANDA e FAUSTO MACIEIRA discutem EFEITOS e o futuro das categorias

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Pódio Cast #4 debate compra da MotoGP / Dorna Sports pela Liberty Media

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Liberty Media se aproxima de acordo para compra da Dorna Sports, dona da MotoGP
Próximo artigo MotoGP - Zarco dispara contra Honda: "Não sabem o que fazer"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros