NASCAR Brasil: Giassi se firma como piloto ‘real’, mas não abandona automobilismo virtual

Piloto que faz temporada completa na categoria analisou atual momento da carreira

Jeff Giassi

Uma das atrações da temporada de 2024 da NASCAR Brasil Series é a participação em tempo integral de Jeff Giassi. O piloto de 26 anos é certamente o melhor exemplo de profissional do automobilismo que ‘nasceu’ no virtual e migrou para o ‘real’, diferentemente da grande maioria dos competidores que iniciam suas carreiras apenas no kart.

Leia também:

“O meu objetivo sempre foi me tornar um piloto real, hoje se eu sou um piloto real e sou muito grato também às raízes que eu tenho no virtual”, disse Giassi sobre o seu atual momento na carreira. “E acredito que a porta vai se abrir cada vez mais para novos talentos terem a oportunidade de estar aqui correndo conosco.”

Dentro de um carro, Giassi primeiro se destacou na Porsche Cup, chegando ao ápice com o título do campeonato Endurance de 2021 ao lado de Enzo Elias, hoje na Stock Car. Com um conceito e um carro completamente diferentes, o catarinense pontuou as diferenças.

“Aqui na NASCAR a distribuição de peso do carro e o estilo de tocada são completamente diferentes da Porsche Cup, que eu levo num estilo um pouco mais linear, então é um pouco mais tranquilo para eu conseguir encaixar uma volta.”

“Aqui na NASCAR já é uma tocada que tem que ser muito mais agressiva, tem que ser mais no limite, mais próximo do controle do carro mesmo, então o que eu sinto aqui é a necessidade de criar uma confiança maior.”

Amor eterno ao automobilismo virtual

Se enganam aqueles que imaginam que Giassi virou as costas para o mundo virtual. Com compromissos na NASCAR Brasil, como piloto, e na Porsche Cup como instrutor, o tempo para a dedicação nos simuladores diminuiu, motivo pelo qual a presença em mais campeonatos online reduziu.

“Eu vou me manter no virtual, de jeito nenhum eu largaria, seria como ‘cuspir no prato que você comeu’. Sou muito grato e foi ali que eu tive a oportunidade de vir para o real. Não sei, pode ser que eu ainda dispute algum mundial de virtual, a gente sabe o tanto de dedicação que tem que ter, então hoje com o automobilismo real eu podendo estar todo final de semana competindo, me dificulta representar o Brasil em um campeonato de altíssimo nível, porque eu não vou representar bem, eu tenho que me dedicar para fazer isso.”

A NASCAR dos EUA possui um programa de automobilismo virtual forte, com grandes eventos durante dias da semana, invariavelmente com a participação também dos astros ‘reais’.

Giassi já participou de um deles e promete se adequar ao ‘estilo NASCAR’ para levar a melhor nas próximas vezes.

“Participei da NASCAR Invitational Series, que foi um campeonato virtual da NASCAR, que chamaram os pilotos reais, até o próprio Dale Jr. estava correndo e eu tive a oportunidade de estar lá e o prazer de ter sido vice-campeão.”

“Bateu na trave. A NASCAR, principalmente nos Estados Unidos, a gente sabe como é, você pode dar um ‘totózinho’, jogar o cara para fora, e eu não sabia que se eu jogasse o cara para fora eu teria sido campeão, então eu passei limpo, e fui vice, mas aí o próximo Invitational com certeza eu vou estar de volta e fazendo de tudo para colocar o Brasil no topo do pódio”, completou.

ALONSO fica na ASTON até 26 e com motor HONDA: Ele AGUENTA até os 45 ou devia ter esperado Mercedes?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #277 – Leclerc não se ajuda ou é azarado?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior NASCAR Brasil: Léo Reis lidera primeiro treino no anel externo de Goiânia
Próximo artigo NASCAR Brasil: Dupla Casagrande/Seid lidera treino antes de quali

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil