NASCAR Brasil Series quer levar mulher do País para correr nos Estados Unidos

Campeã e vice da categoria Graduadas na FIA Girls on Track Brasil Seletiva de Kart farão teste na NASCAR Brasil Series em Interlagos

Pódio da Graduadas na FIA Girls on Track Seletiva de Kart

Foto de: Divulgacao

Disposto a inserir na NASCAR Brasil Series o programa 'Drive for Development', da NASCAR norte-americana, o CEO da categoria brasileira Thiago Marques fechou acordo com a CFA (Comissão Feminina de Automobilismo) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para que a campeã e a vice da FIA Girls on Track Brasil Seletiva de Kart na categoria Graduadas ganhem um teste cada na NASCAR Brasil Series.

Os testes serão realizados na pista de Interlagos, em São Paulo, em 5 de agosto, no dia seguinte às corridas das NASCAR Brasil Series e da Copa Truck, que andam juntas. As catarinenses Maria Eduarda Nienkötter e Maria Luiza Bedin, ambas com 17 anos, conquistaram os testes com o primeiro e o segundo lugares em que terminaram a prova da categoria Graduadas da Seletiva de Kart que elas disputaram no último domingo, 9 de junho, no Speed Park, em Birigui (SP). 

O editor recomenda:

Marques está animado com a possibilidade de ter pilotas na NASCAR Brasil Series: “Essa ideia surgiu para dar continuidade aqui a um plano de diversidade que a NASCAR tem nos Estados Unidos, que busca incluir mulheres, negros, latinos, asiáticos e outros na categoria".

"Aqui, a gente está querendo expandir isso, trazer desde a base, o kart, formar uma mulher e quem sabe um dia ter uma mulher correndo. Então, em comum acordo entre a NASCAR Brasil e a NASCAR Estados Unidos, estamos fazendo alguns planos nesse sentido. E a Seletiva de Kart da FIA Girls on Track Brasil nos caiu exatamente como nós queríamos”, seguiu o gestor de uma das mais importantes categorias do País.

As atividades consistirão em um treino para cada pilota, em dois carros, com assistência de telemetria e assistência de profissionais para entendimento do equipamento, conforme explica Thiago: “Será o nosso primeiro experimento, uma primeira seletiva que faremos com essa característica. Vamos estar aprendendo e tentando achar o melhor formato. E vamos tentar, de algum modo, se for intenção delas, dar continuidade e fazer o possível para trabalhar possibilidades de patrocínio e dar sequência a isso".

"Vamos colocar a Maria Eduarda e a Maria Luiza nos carros e entender delas quais são os planos”, completou Marques. Bia Figueiredo, presidente da CFA -- criada por Giovanni Guerra, presidente da CBA --, também está animada com a possibilidade de o Brasil ter uma mulher correndo na NASCAR, tanto no País, o que nunca aconteceu, quanto nos Estados Unidos. “Essa parceria com a NASCAR Brasil Series prestigia nosso trabalho visando abrir espaço a mais mulheres no automobilismo em todas as funções”.

“Com a Seletiva de Kart, buscamos ajudar a fomentar a base para que venhamos a ter mais mulheres correndo. Poder oferecer esses testes como prêmios às duas pilotas é animador. Toda carreira no automobilismo se constrói lentamente por meio de muitos testes, experimentos, negociações... Elas terão a oportunidade de começar com uma experiência diferente. A NASCAR Brasil terá a oportunidade de tentar desenvolver pilotos mulheres. E isso é bom para todo mundo", completou Bia.

Assessora de Senna, BETISE ABRE O JOGO sobre PROST x AYRTON x PIQUET, Xuxa, Galisteu, Bernie, Head +

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast Motorsport.com: No melhor GP do ano, o que o Canadá revela sobre F1 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Líder da NASCAR Brasil, Léo Reis acelera no Potenza onde detém recorde
Próximo artigo Rodrigo Sperafico volta ao grid da NASCAR Brasil Series no Potenza

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil