NASCAR Brasil: Brendon Zonta fala de “orgulho” de tio Ricardo e história curiosa sobre nomes na família

Piloto contou trajetória até chegar à NASCAR Brasil, além da influência do tio e a motivação em competir pelo irmão, que também foi piloto

Brendon Zonta

Foto de: Luciano Santos

Ao passar pela lista de pilotos que compõem o elenco da NASCAR Brasil Sprint Race em 2023, um sobrenome chama a atenção para aqueles mais atentos: Brendon Zonta. Sobrinho do piloto que atualmente compete na Stock Car, com passagem pela Fórmula 1, Ricardo Zonta, ele tenta manter o legado não só do seu tio mais famoso, mas também o de manter o nome da família no topo.

Aos 27 anos de idade, Brendon começou no automobilismo apenas em 2018, em modalidades na terra, no que também é uma continuidade da trajetória de Ricardo.

Leia também:

“O Ricardo é o meu tio e o mesmo bichinho que mordeu também me mordeu”, disse Brendon ”, disse Brendon com exclusividade ao Motorsport.com. “Quando ele começou a ter contato com a velocidade, foi na terra, por conta do pai dele, que é meu avô e é sogro do meu pai, que era piloto da terra. E eu cresci correndo na terra.”

“Ele (Ricardo) fez uma história brilhante, até a F1 e eu demorei”, continuou. “Somos uma família de quatro irmãos, sempre muito competitivos uns com os outros. Meus dois irmãos mais velhos corriam e eu não queria, preferi outro esporte, o tiro ao prato. Fui vice-campeão da liga nacional, mas não era algo que eu gostava. Até o dia que me chamaram para correr na terra. Na minha primeira corrida, com 24 carros, larguei em 3º. Nunca havia corrido nem de kart.”

“Comecei no automobilismo na terra em 2018, fui campeão metropolitano no Endurance, em 2019 fui campeão de Stock Car (na terra) com Opala e vice de Chevette. Em 2020, fui campeão paranaense de Chevette, fui vice-campeão de marcas e segui para a Turismo Nacional. Lá cheguei a fazer bons resultados, pódios, e em 2022 eu tive a oportunidade de vir para cá, que é uma categoria em que o meu irmão já estava presente.”

Brendon se refere a Billy Zonta, que corria na então Sprint Race, quando descobriu um câncer raro, se afastando das competições em 2016. A batalha contra a doença terminou no dia 1º de março de 2017.

“Ele corria com um carro de tração dianteira e era bom. Quando ele chegou na Sprint, já foi ganhando. Depois veio o câncer e ele foi uma inspiração para mim, é um orgulho estar correndo na mesma categoria que ele, ter bons resultados, é claro que não tive o mesmo início excelente que ele teve, mas estou trabalhando para isso.”

Brendon Zonta

Brendon Zonta

Photo by: Luciano Santos

Sobre o futuro, Brendon deixa tudo muito aberto e um hábito que serve para mantê-lo sempre motivado.

“Eu sou daquelas pessoas que coloca uma palavra na parede do espelho e todos os dias eu olho para aquilo para ser a minha meta. Quero ser campeão, trazer o meu irmão (Bradley) para cá, ele tem 18 anos, e é muito bom, campeão de moto, mas ele aprende muito rápido. Na minha carreira eu gostaria de chegar a uma Stock ou uma Endurance e tentar trazer meu irmão, para o caso de eu não conseguir chegar, eu tentar levá-lo a algum lugar.”

"Orgulho da família"

Se alguém acredita que há algum tipo de ciúmes na família Zonta, se enganou. É o que garantiu Brendon. Além de todos verem de perto a trajetória vencedora de Ricardo, o piloto da NASCAR Brasil atribui ao tio a chance de competir em uma das principais categoria do automobilismo do País.

“O Ricardo é o grande orgulho da família. Em 2001, viemos para cá (Interlagos) para vê-lo na F1, eu era pequeno e lembro que estava com febre. Em 2004, pela Toyota, viemos também. Sempre observamos a trajetória dele de perto, mantemos um contato diário, porque trabalhamos na empresa da família juntos e toda conversa sobre trabalho acaba caindo em automobilismo. Acho que ele até fica cansado, porque eu sou muito vidrado em corridas e ele é mais sossegado.”

“Foi ele que conseguiu os patrocinadores para eu estar aqui, tenho muito orgulho disso. Financeiramente, não tinha como eu vir, mas com o apoio da Baly, a Batavo, a Parmalat, que acreditaram em mim, mas foi graças ao que ele vendeu. Tenho muito orgulho de estar aqui, de trazer um bom resultado, em um trabalho que eu amo e ainda mais sabendo que foi ele que me proporcionou isso.

Nomes, no mínimo, curiosos

Ao observar os nomes da família Zonta, é natural a curiosidade sobre os motivos que levaram ao pai de Brendo a essa escolha. Mas a surpresa não está necessariamente na constatação de que os cinco irmãos têm nomes que começam com a letra B, mas que sempre há uma segunda parte iniciada pela letra J.

“Brendon, Bradley, Brian, Billy e a Bella. Meu pai assistia uma série cujo ator se chamava BJ, um cara que andava num caminhão. Ele queria colocar o nome do primeiro filho de BJ. É claro que minha mãe não deixou. Mas nos créditos aparecia que era Billy John e todos ficaram assim: Billy John, Brian Johnny, Brendon Julian, Bradley Joey e Bella Jane.”

Aston Martin-Honda? RICO PENTEADO fala de "foto misteriosa", IMPACTO do acordo na F1 e mais; assista

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #227 - Quem tem mais a ganhar e a perder após 'miniférias' da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior NASCAR Brasil: Lourenço Beirão dá bote no final e vence em Interlagos
Próximo artigo AO VIVO: Assista à corrida 2 da etapa de Interlagos da NASCAR Brasil

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil