Recomendado para você

F1: Hamilton está com "muita raiva" após série de classificações ruins

F1: Hamilton está com "muita raiva" após série de classificações ruins

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Hamilton está com "muita raiva" após série de classificações ruins
NASCAR Brasil: Em dupla com Rubens, Dudu Barrichello lidera treino classificatório da Grande Final em Interlagos

NASCAR Brasil: Em dupla com Rubens, Dudu Barrichello lidera treino classificatório da Grande Final em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Em dupla com Rubens, Dudu Barrichello lidera treino classificatório da Grande Final em Interlagos
F1 - Bortoleto explica classificação 'apertada' em Abu Dhabi: 'Depois do Q1 achei que não ia conseguir'

F1 - Bortoleto explica classificação 'apertada' em Abu Dhabi: 'Depois do Q1 achei que não ia conseguir'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Bortoleto explica classificação 'apertada' em Abu Dhabi: 'Depois do Q1 achei que não ia conseguir'
F1: Verstappen na pole, Norris em segundo e Bortoleto é sétimo; veja grid de largada em Abu Dhabi

F1: Verstappen na pole, Norris em segundo e Bortoleto é sétimo; veja grid de largada em Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Verstappen na pole, Norris em segundo e Bortoleto é sétimo; veja grid de largada em Abu Dhabi
F1: Verstappen é POLE em Abu Dhabi e segura as McLarens; Bortoleto P7! Acompanhe debate AO VIVO no Q4

F1: Verstappen é POLE em Abu Dhabi e segura as McLarens; Bortoleto P7! Acompanhe debate AO VIVO no Q4

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Verstappen é POLE em Abu Dhabi e segura as McLarens; Bortoleto P7! Acompanhe debate AO VIVO no Q4
F1: Verstappen é pole à frente de Norris para GP de Abu Dhabi; Bortoleto é sétimo

F1: Verstappen é pole à frente de Norris para GP de Abu Dhabi; Bortoleto é sétimo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Verstappen é pole à frente de Norris para GP de Abu Dhabi; Bortoleto é sétimo
Nova categoria brasileira de picapes da SRB estreia em 2027 e terá motores Horse

Nova categoria brasileira de picapes da SRB estreia em 2027 e terá motores Horse

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Nova categoria brasileira de picapes da SRB estreia em 2027 e terá motores Horse
F-E: Wehrlein é mais rápido, mas Dennis herda pole em São Paulo; Drugovich e Di Grassi largam do fundo do grid

F-E: Wehrlein é mais rápido, mas Dennis herda pole em São Paulo; Drugovich e Di Grassi largam do fundo do grid

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
F-E: Wehrlein é mais rápido, mas Dennis herda pole em São Paulo; Drugovich e Di Grassi largam do fundo do grid
Conteúdo especial

A década da NASCAR Cup: Consagração de Johnson e de novos talentos

Na quinta parte de nosso especial sobre os últimos anos do esporte a motor, voltamos a atenção para a categoria que para muitos é a maior do automobilismo

 Kurt Busch, Chip Ganassi Racing, Chevrolet Camaro Monster Energy and  Daniel Suarez, Stewart-Haas Racing, Ford Mustang Haas Automation

A última década* da NASCAR Cup começou com o quinto título de Jimmie Johnson, lenda do automobilismo norte-americano que anunciou 2020 será sua  última temporada na categoria, e se encerrou com o bi de Kyle Busch. Ao longo dos últimos dez anos, a categoria viu ícones se consolidarem ao mesmo tempo que novos talentos surgiram e brilharam nas pistas.

Leia também:

Assim como outras categorias, a NASCAR Cup não começou sua história em um ano que marcasse o início de uma década oficial. A primeira temporada da competição foi realizada em 1949 e teve Red Byron como campeão. De lá para cá a categoria passou por muitas transformações, apesar de sua essência de competitividade absoluta ter sido mantida.

Na última década, os pilotos que mais brilharam foram Johnson e Busch, mas eles não foram os únicos. Para celebrar o período, preparamos esse especial sobre os últimos campeões da categoria. Confira:

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

2010: Jimmie Johnson, Hendrick Motorspor Chevrolet
2010: Jimmie Johnson, Hendrick Motorspor Chevrolet
2011: Tony Stewart, Stewart-Haas Racing Chevrolet
2011: Tony Stewart, Stewart-Haas Racing Chevrolet
2012: Brad Keselowski, Penske Racing Dodge
2012: Brad Keselowski, Penske Racing Dodge
2013: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet
2013: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet
2014: Kevin Harvick, Stewart-Haas Racing Chevrolet
2014: Kevin Harvick, Stewart-Haas Racing Chevrolet
2015: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing Toyota
2015: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing Toyota
2016: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet
2016: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet
2017: Martin Truex Jr., Furniture Row Racing Toyota
2017: Martin Truex Jr., Furniture Row Racing Toyota
2018: Joey Logano, Team Penske, Ford Fusion Shell Pennzoil
2018: Joey Logano, Team Penske, Ford Fusion Shell Pennzoil
2019: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing, Toyota Camry M&M'
2019: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing, Toyota Camry M&M'
20

Ouça nossa retrospectiva 2019

O ano chega ao fim e com ele uma temporada agitada no esporte a motor, sendo em duas ou quatro rodas. Os jornalistas do Motorsport.com Felipe Motta, Erick Gabriel e Carlos Costa passam o ano a limpo, destacando o que tivemos de bom e ruim ao longo do período. Confira:

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Siga o Motorsport.com Brasil no TwitterFacebookInstagram e Youtube.


*Vale destacar que embora a década tenha começado em 2011, consideramos a Fórmula 1 como padrão de referência para as demais competições, ou seja, com a década começando em 2010 e terminando em 2019, já que a primeira temporada da categoria foi disputada em 1950 e, desta forma, as décadas são completadas nos anos terminados em nove (1959, 1969 e etc). Essa padronização foi feita para facilitar a análise, uma vez que cada categoria começou em um ano diferente e, por isso, têm suas décadas completadas em anos diferentes.

Artigo anterior NASCAR elimina naming rights da Cup e apresenta novo modelo de patrocínio
Próximo artigo NASCAR altera aerodinâmica de carros para ovais curtos e circuitos mistos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros