Análise

ANÁLISE: O que é bom e o que é ruim no calendário da NASCAR para 2026

Há muito o que discutir depois que a categoria confirmou seus planos para o ano que vem e, embora muitos deles sejam bons, alguns são difíceis de entender

O calendário da NASCAR Cup Series de 2026 foi divulgado e há muito o que se considerar. Embora o início da temporada permaneça o mesmo, as coisas começam a ficar bem diferentes à medida que o ano avança. Há as mudanças esperadas, como o fato de Homestead voltar a ser o final da temporada, enquanto outras decisões (como a Dover All-Star Race) chocaram muitos fãs.

Leia também:

E, embora este artigo esteja focada na Cup Series, temos que fazer uma menção honrosa a quem fez um acordo para colocar a NASCAR Truck em São Petersburgo durante o fim de semana de abertura da temporada da IndyCar. Esse é o tipo de cruzamento e trabalho em equipe entre diferentes categorias que gostamos de ver.

Motorsport.com transmite toda a ação de pista das três principais categorias da NASCAR, a Cup Series, a Xfinity Series e a Truck Series, na PicTVClique aqui e se inscreva!

De qualquer forma, vamos nos aprofundar em tudo isso, desde os melhores até os piores aspectos da programação da NASCAR Cup de 2026:

O bom

Brad Keselowski, Roush Fenway Keselowski Racing Ford

Brad Keselowski, Ford da Roush Fenway Keselowski Racing

Foto de: David Jensen / Getty Images

Corrida valendo pontos em North Wilkesboro: Isso já deveria ter acontecido há muito tempo. A pista icônica não sedia uma corrida da Cup valendo pontos desde 1996, mas depois do seu improvável retorno, é tudo o que todos queriam ver. Ela tem sediado a All-Star Race desde 2023, um grande sucesso, portanto, é óbvio dar à amada pista curta uma verdadeira chance no calendário.

Chicagoland retorna: Ultimamente, o carro da próxima geração tem se esforçado para fazer shows emocionantes em muitas pistas de estrada e pistas curtas, mas um lugar onde ele brilha são os ovais de uma milha e meia. Chicagoland está inativa desde o final da temporada de 2019, mas agora está de volta e preencherá o vazio deixado no mercado com a perda da Chicago Street Course. Com certeza dará um ótimo show, especialmente no fim de semana de 4 de julho [Independência dos EUA].

Final em Homestead: Pilotos, fãs e mídia clamaram para que isso acontecesse. Se a NASCAR vai manter o formato de campeonato com uma única corrida, pelo menos deve realizá-lo em uma pista que valha a pena assistir. Homestead sempre parece oferecer um bom espetáculo e substitui Phoenix, que teve dificuldades para nos dar muito drama além das relargadas.

San Diego sediará uma corrida de rua: Embora ainda não saibamos como será a pista, era importante para a NASCAR substituir Chicago por uma pista de rua nova e empolgante. E, embora não seja o Grant Park, é uma base militar ativa poucas semanas antes do 4 de julho. Portanto, mesmo que Shane van Gisbergen, sem surpresa, vença por 20 segundos, certamente será um espetáculo.

Mais uma semana de folga: Não há muito o que dizer aqui, exceto que a divisão principal da NASCAR corre 38 semanas por ano, incluindo o The Clash e a All-Star Race e, embora dois finais de semana de folga não pareçam muito, ainda é melhor do que apenas um, como tivemos em 2025. 

O ruim

General view

Vista geral

Foto de: Jam Media / Getty Images

Talladega ainda está na Rodada 8: Por quê? Foi uma decisão controversa em 2025 e continua sendo uma má ideia para 2026. Talladega é uma corrida fantástica, mas não tem por que fazer parte da Rodada 8 na versão atual dos playoffs. É um coringa a mais e o pouco controle que pilotos e equipes têm sobre seu destino nos playoffs de estilo eliminatório desaparece completamente quando se coloca Talladega na penúltima rodada. 

Perder uma corrida internacional: Assistir à visita da NASCAR Cup Series ao México pela primeira vez foi um momento muito legal e muitos fãs que nunca poderiam assistir in loco a uma corrida finalmente puderam ver as estrelas pessoalmente. Eu esperava que a NASCAR garantisse uma nova corrida internacional (como Montreal), mas isso simplesmente não aconteceu. Depois da primeira corrida da Cup com pagamento de pontos fora dos EUA desde 1958, a série volta a ser totalmente centrada nos EUA em 2026.

Não há corridas dos playoffs na costa nordestina americana: Watkins Glen deixou os playoffs em 2025 e agora New Hampshire deixa em 2026. Isso significa que a NASCAR não irá para o nordeste dos Estados Unidos durante as dez corridas dos playoffs do campeonato, o que parece um erro. Um fã da NASCAR que mora em Nova York teria que dirigir mais de 800 quilômetros para chegar à corrida mais próxima dos playoffs em Martinsville, Virgínia. 

O confuso

General view

Vista geral

Foto de: Sean Gardner / Getty Images

Dover All-Star Race: essa é uma mudança realmente confusa, mas há uma razão por trás dela - mesmo que eu não goste. Para que North Wilkesboro conseguisse uma data, a Speedway Motorsports a trocou por Dover, dando a ela a All-Star Race. Embora faça sentido no papel, essa parece ser uma boa maneira de acabar com a Miles the Monster. Isso nos faz pensar se é hora de remover a All-Star Race da programação, pois sua existência agora significa sacrificar a única corrida que vale pontos de Dover. Dover tem tido pelo menos uma corrida por pontos por ano desde 1969 e é improvável que grandes multidões compareçam para ver uma All-Star Race durante o dia no oval de Delaware. Ela também entrará em conflito direto com a classificação das 500 milhas de Indianápolis, que também será transmitida pela FOX. Parece inevitável que o evento fracasse, mas tomara que eu esteja errado.

Watkins Glen no início de maio: Sou da região central de Nova York, por isso gosto de pensar que conheço bem a área. Watkins Glen, que sempre atrai grandes multidões e muitos campistas, provavelmente não deveria acontecer no início de maio. Essa deve ter sido uma tentativa de distribuir alguns circuitos fechados, mas a NASCAR nunca correu nesta pista de Nova York tão cedo antes e podem ter uma surpresa desagradável. O clima no início de maio é volátil, variando de avisos de geada a 30°C e chuva torrencial. As pistas mais inteligentes da região nem sequer abrem até o fim de semana do Memorial Day (feriado norte-americano que, em 2026, será em 25 de maio) e muitos dos trailers que ocupam o campo interno do The Glen ainda estão armazenados no inverno até lá também. Quanto àqueles que se aventurarem na pista, podem esperar condições muito lamacentas no campo interno.

Ouça o Podcast Motorsport.com com Emerson Fittipaldi e Emmo Jr: 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior NASCAR Cup: Quem são os 20 pilotos que podem ir aos playoffs vencendo em Daytona?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros