Entrevista

Viagens nos dias de prova e correr sem treinar: a nova rotina dos pilotos da NASCAR durante a pandemia

Os pilotos terão um grande desafio na volta da NASCAR após oito semanas sem provas, que vai desde um novo formato até o distanciamento

Daniel Suarez, Gaunt Brothers Racing, Toyota Camry CommScope

Durante uma sexta-feira normal de campeonato, Daniel Suárez deveria estar filmando no local da corrida da NASCAR Cup, praticando e procurando as configurações ideais para seu carro, antes de enfrentar a sessão de classificação para garantir seu lugar no grid de largada.

Agora, com a pandemia da Covid-19, a situação mudou e, em vez dessa intensa atividade, ele ainda está em casa, esperando a manhã de domingo chegar para pegar seu carro particular e dirigir até a pista, em Darlington, na Carolina do Sul, para a primeira prova após dois meses de interrupção.

Leia também:

"As últimas oito semanas foram difíceis, ficar trancado não conseguir fazer as coisas que normalmente fazemos", disse Suárez em entrevista ao Motorsport.com. "Tenho a sorte de ter uma academia particular, com isso pude continuar o treinamento".

Neste domingo, ele vai poder checar seu estado para competir no nível mais alto da NASCAR mas, antes de entrar em seu Toyota, terá que cumprir um rigoroso protocolo de segurança, que inclui viajar apenas no dia do evento saindo diretamente de sua casa e passar por um exame médico.

"Não há viagens. Estou a duas horas de distância e vamos todos dirigir separadamente", disse. "A corrida é no domingo. Vou dormir no sábado em casa, vou pra lá no domingo cedo e retorno logo que a corrida acabar. Será um sistema diferente daquele que estamos acostumados, mas que teremos que seguir por enquanto".

"Não teremos patrocinadores, fãs, nem famílias. Será diferente. No entanto, o objetivo é fazer um belo show para os fãs enquanto nos mantemos saudáveis".

Daniel Suarez, Gaunt Brothers Racing, Toyota Camry CommScope pit stop

Daniel Suarez, Gaunt Brothers Racing, Toyota Camry CommScope pit stop

Photo by: Russell LaBounty / NKP / Motorsport Images

A NASCAR já divulgou seus protocolos de segurança que deverão ser seguidos nas etapas. Suárez acredita que a categoria está correta e, embora ele peça para que ninguém baixe a guarda, principalmente os outros esportes, como basquete e futebol, que ainda aguardam o retorno.

"As coisas estão começando a melhorar, mas a questão da Covid-19 ainda está lá, não sumiu. Temos que tomar cuidado".

"Temos sorte de podermos fazer uma corrida sem ter contato físico com ninguém. Com um bom protocolo, isso pode ser feito. Porém, basquete, futebol, todos esses esportes não podem fazer o mesmo, porque eles dependem do contato físico".

Uma das medidas tomadas pela NASCAR é a não realização de treinos livres ou classificatório, indo direto para a corrida. Diante disso, trabalhar nas instalações da equipe será vital para que o veículo seja competitivo a partir do momento que chegar no local.

Daniel Suarez, Gaunt Brothers Racing, Toyota Camry Toyota Certified Used Vehicles

Daniel Suarez, Gaunt Brothers Racing, Toyota Camry Toyota Certified Used Vehicles

Photo by: Rusty Jarrett / NKP / Motorsport Images

"É muito arriscado. Se o carro estiver bom, ótimo, mas, se não estiver, você terá uma corrida muito longa. Quando ele está bem, você segue em frente, mas, caso contrário, para e mexe. Agora isso não existe. Eu sempre disse que as corridas são vencidas na garagem, e agora isso será a verdade".

Essa situação em particular pode ser complicada para o piloto, uma vez que sua equipe, a Gaunt Brothers Racing, está apenas em sua primeira temporada completa".

Essa situação em particular pode ser um ponto em seu contrato, uma vez que o time em que ele joga, Gaunt Brothers Racing, está apenas enfrentando sua primeira temporada completa.

"Isso afetará a todos, mas acho que nós um pouco mais, só que prefiro não vez dessa maneira, para não perder o foco. É uma oportunidade de me tornar um líder dentro da garagem", concluiu.

Daniel Suarez, Gaunt Brothers Racing, Toyota Camry Toyota Certified Used Vehicles

Daniel Suarez, Gaunt Brothers Racing, Toyota Camry Toyota Certified Used Vehicles

Photo by: Nigel Kinrade / NKP / Motorsport Images

GALERIA: Relembre os campeões da década da NASCAR Cup Series

2010: Jimmie Johnson, Hendrick Motorspor Chevrolet
2010: Jimmie Johnson, Hendrick Motorspor Chevrolet
2011: Tony Stewart, Stewart-Haas Racing Chevrolet
2011: Tony Stewart, Stewart-Haas Racing Chevrolet
2012: Brad Keselowski, Penske Racing Dodge
2012: Brad Keselowski, Penske Racing Dodge
2013: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet
2013: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet
2014: Kevin Harvick, Stewart-Haas Racing Chevrolet
2014: Kevin Harvick, Stewart-Haas Racing Chevrolet
2015: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing Toyota
2015: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing Toyota
2016: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet
2016: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet
2017: Martin Truex Jr., Furniture Row Racing Toyota
2017: Martin Truex Jr., Furniture Row Racing Toyota
2018: Joey Logano, Team Penske, Ford Fusion Shell Pennzoil
2018: Joey Logano, Team Penske, Ford Fusion Shell Pennzoil
2019: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing, Toyota Camry M&M'
2019: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing, Toyota Camry M&M'
20

VÍDEO: Reginaldo Leme avalia dupla da Ferrari e futuro de Vettel na F1

PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?

 

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

In this article
Luis Ramírez
NASCAR Cup
Daniel Suarez
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Os preparativos da NASCAR para seu retorno, com os olhos do mundo voltados para Darlington
Próximo artigo Harvick conquista 50ª vitória na volta da NASCAR após paralisação pela pandemia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros