NASCAR Cup
12 jun
Postponed
19 jun
Postponed
27 jun
Evento encerrado
28 jun
Evento encerrado
12 jul
Evento encerrado
23 jul
Evento encerrado
02 ago
Evento encerrado
07 ago
Postponed
08 ago
Evento encerrado
R
Watkins Glen
14 ago
Canceled
R
Daytona II
16 ago
Próximo evento em
4 dias
R
Dover II
21 ago
Postponed
R
Richmond II
10 set
Próximo evento em
29 dias
R
Bristol II
19 set
Próximo evento em
38 dias
R
Las Vegas II
25 set
Próximo evento em
44 dias
R
Talladega II
02 out
Próximo evento em
51 dias
R
Charlotte II
09 out
Próximo evento em
58 dias
R
Kansas II
18 out
Próximo evento em
67 dias
R
Texas II
25 out
Próximo evento em
74 dias
R
Martinsville II
30 out
Próximo evento em
79 dias
R
Phoenix II
06 nov
Próximo evento em
86 dias

Os preparativos da NASCAR para seu retorno, com os olhos do mundo voltados para Darlington

compartilhar
comentários
Os preparativos da NASCAR para seu retorno, com os olhos do mundo voltados para Darlington
Por:
17 de mai de 2020 13:37

A pista de Darlington é uma parte importante da história da NASCAR e, nos próximos dias, terá um papel fundamental para a categoria

Darlington foi o primeiro superspeedway da NASCAR quando inaugurou, em 1950 e, desde então, tem apresentado grandes momentos dos melhores pilotos do esporte ao longo das últimas sete décadas

E a pista tem uma responsabilidade ainda maior nesse final de semana, por sediar o retorno da NASCAR com três corridas, as primeiras desde 08 de março, em Phoenix.

O editor recomenda:

Na semana após a prova de Phoenix, a pandemia da Covid-19 levou à paralisação de todos os esportes. O presidente americano, Donald Trump, declarou uma emergência nacional e vários estados implementaram ordens de isolamento e quarentena para evitar a disseminação da doença.

Com o relaxamento das normas nas Carolinas do Norte e do Sul, a NASCAR vai realizar sete corridas sem fãs em um período de 11 dias em Darlington (duas da Cup e uma da Xfinity) e no Charlotte Motor Speedway (duas da Cup, uma da Xfinity e uma da Truck).

A NASCAR será a primeira categoria de relevância do esporte americano a retomar suas atividades desde que a pandemia parou o país há dois meses.

Os olhares se voltam a Darlington

Essa será a primeira vez desde 2004 que a pista receberá mais de uma corrida da Cup na mesma temporada. Agora, realizará duas em menos de uma semana e ainda tem uma terceira marcada para mais tarde no calendário.

"É uma honra não apenas sediar a primeira corrida da volta da NASCAR, como também realizar o primeiro evento esportivo ao vivo em cadeia nacional. É uma honra e uma grande oportunidade", disse o presidente da pista, Kerry Tharp, ao Motorsport.com.

"É uma grande oportunidade para Darlington, para a NASCAR, o estado da Carolina do Sul e, possivelmente mais importante, é uma grande oportunidade para nosso país apertar o 'reset' e retomar o esporte".

"Mas com a oportunidade vem uma grande responsabilidade. É uma responsabilidade enorme ser o primeiro. Temos que fazer tudo dar certo".

O vice-presidente executivo da NASCAR e chefe de desenvolvimento de corridas, Steve O'Donnell, concorda.

"Nós sabemos que é uma grande responsabilidade para nós como o esporte. Mas também tenho confiança no grupo que juntamos para montar esse plano", disse. "Nossa indústria se juntou para acreditar no plano que criamos".

"Certamente vamos aprendendo com o tempo. Mas o processo que montamos dá à indústria a confiança de que podemos ser os primeiros, que podemos fazer o evento em Darlington".

Um novo normal

Enquanto a competição de verdade na pista não deve ser muito diferente do que os fãs estão acostumados a ver, todo o resto ao redor da operação do evento será um novo território.

A corrida do domingo será realizada sem fãs, com normas de distanciamento social para todo os presentes, verificação média antes e depois do evento, e uma programação condensada para apenas um dia.

A equipe de transmissão da Fox vai trabalhar a partir de um estúdio em Charlotte e o canal terá apenas um repórter no local. O contingente de mídia independente foi reduzida a quatro membros trabalhando da sala de imprensa e apenas três fotógrafos estarão na pista (dois da Getty Images/NASCAR e um da Associated Press).

As equipes foram reduzidas e ficarão separadas umas das outras (mesmo que sejam da mesma organização), para reduzir a possibilidade de exposição ao vírus.

Atmosphere

Atmosphere

Photo by: Jim Utter

"Continuamos conversando com as autoridades sanitárias das Carolinas do Sul e do Norte", disse John Bobo, vice-presidente de operações de corrida da NASCAR.

"Nós percebemos que somos apenas convidados em cada comunidade e, durante a preparação para os eventos, vamos prestar muita atenção no desenvolvimento das coisas, sabendo nossos planos podem depender dos eventos relacionados à pandemia".

"Os eventos serão muito diferentes do que foram no passado. O modo que viajamos para o evento, como entramos e nos movemos pelo evento, nossa saída: tudo será diferente".

Apesar da pista estar sendo preparado para a volta do esporte há semanas, o primeiro indicativo real da competição no domingo veio apenas na noite de sábado, quando os caminhões que traziam os carros da Cup começaram a chegar à pista.

Foi o único sinal de um final de semana de corrida "normal", que, na verdade, não terá nada de normal.

Atmosphere

Atmosphere

Photo by: Jim Utter

Tipicamente, os finais de semana de corrida em qualquer pista são precididos de semanas de coletivas de imprensa e atividades promocionais na área da prova para incentivar os fãs a comprar ingressos.

Esse final de semana, porém, as atividades de marketing para o retorno da NASCAR nesse final de semana consistiu em lembretes constantes na transmissão da Fox, que será o único modo dos fãs acompanhar a ação.

Tharp disse que ainda restam algumas preparações que são comuns a um final de semana "normal".

"Temos que deixar a área pronta. Tem a superfície da pista, acertar tudo com as equipes de bombeiros e de segurança, colocar as placas de patrocínio", disse. "Temos que pintar os muros, cortar a grama. Mas posso te afirmar que preparar para uma corrida sem fãs é muito, muito diferente".

Darlington atmosphere

Darlington atmosphere

Photo by: Action Sports Photography

Com a NASCAR sendo basicamente o único esporte a voltar por mais algumas semanas, a esperança é que as corridas atrairão não apenas os fãs da modalidade assistindo em peso, como também fãs de esporte em geral, que estão sedentos por algum entretenimento durante a pandemia.

"Vamos ter muitas pessoas assistindo para ver como que será", disse Tharp. "Eles querem ver esporte ao vivo novamente. Queremos colocar no ar um evento que seja bom e seguro".

"Como promotores, estamos sempre vendendo e divulgando, arrumando as áreas de hospitalidade, marcando aparições dos pilotos, fechando o entretenimento e nada disso é parte da equação dessa vez. Agora, não é o lugar nem a hora para isso, porque não estamos nessa situação. Você precisa começar com passos pequenos. E eu acredito que esse é um passo na direção correta".

Uma comunidade orgulhosa

Mesmo sem o fluxo normal de fãs, imprensa e membros das equipes para preencher os hotéis e restaurantes de Darlington ao longo da próxima semana, Tharp disse que viu e sentiu o apoio da comunidade local enquanto a NASCAR se prepara para reiniciar sua temporada sob circunstâncias extraordinárias.

"Essa é uma grande comunidade. Eles têm nos apoiado há 71 anos já", disse. "Esse é um estado que tem muito orgulho. A partir do momento que eles ficaram sabendo que realizaríamos as provas mesmo sem fãs, as pessoas da comunidade deram total apoio".

"Eles sabem que a melhor coisa que podem fazer é ficar em casa, assistir pela TV ou ouvir pelo rádio - fazer isso ao longo dos três dias e, com sorte, se juntarão a nós novamente na próxima etapa".

"Há uma sensação - não sei se orgulho é a expressão correta - mas é uma sensação que define a Carolina do Sul. É um estado que supera os problemas e é como eu me sinto sobre nosso esporte também".

GALERIA: Relembre os campeões da década da NASCAR Cup Series

Galeria
Lista

2010: Jimmie Johnson, Hendrick Motorspor Chevrolet

2010: Jimmie Johnson, Hendrick Motorspor Chevrolet
1/20

Foto de: Eric Gilbert

2010: Jimmie Johnson, Hendrick Motorspor Chevrolet

2010: Jimmie Johnson, Hendrick Motorspor Chevrolet
2/20

Foto de: Motorsport.com / ASP Inc.

2011: Tony Stewart, Stewart-Haas Racing Chevrolet

2011: Tony Stewart, Stewart-Haas Racing Chevrolet
3/20

Foto de: Eric Gilbert

2011: Tony Stewart, Stewart-Haas Racing Chevrolet

2011: Tony Stewart, Stewart-Haas Racing Chevrolet
4/20

Foto de: Eric Gilbert

2012: Brad Keselowski, Penske Racing Dodge

2012: Brad Keselowski, Penske Racing Dodge
5/20

Foto de: Eric Gilbert

2012: Brad Keselowski, Penske Racing Dodge

2012: Brad Keselowski, Penske Racing Dodge
6/20

Foto de: Eric Gilbert

2013: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet

2013: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet
7/20

Foto de: Eric Gilbert

2013: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet

2013: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet
8/20

Foto de: Eric Gilbert

2014: Kevin Harvick, Stewart-Haas Racing Chevrolet

2014: Kevin Harvick, Stewart-Haas Racing Chevrolet
9/20

Foto de: Action Sports Photography

2014: Kevin Harvick, Stewart-Haas Racing Chevrolet

2014: Kevin Harvick, Stewart-Haas Racing Chevrolet
10/20

Foto de: Eric Gilbert

2015: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing Toyota

2015: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing Toyota
11/20

Foto de: Action Sports Photography

2015: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing Toyota

2015: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing Toyota
12/20

Foto de: Action Sports Photography

2016: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet

2016: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet
13/20

Foto de: Team Lowes Racing

2016: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet

2016: Jimmie Johnson, Hendrick Motorsports Chevrolet
14/20

Foto de: NASCAR Media

2017: Martin Truex Jr., Furniture Row Racing Toyota

2017: Martin Truex Jr., Furniture Row Racing Toyota
15/20

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA

2017: Martin Truex Jr., Furniture Row Racing Toyota

2017: Martin Truex Jr., Furniture Row Racing Toyota
16/20

Foto de: Nigel Kinrade / Motorsport Images

2018: Joey Logano, Team Penske, Ford Fusion Shell Pennzoil

2018: Joey Logano, Team Penske, Ford Fusion Shell Pennzoil
17/20

Foto de: John Harrelson / Motorsport Images

2018: Joey Logano, Team Penske, Ford Fusion Shell Pennzoil

2018: Joey Logano, Team Penske, Ford Fusion Shell Pennzoil
18/20

Foto de: Nigel Kinrade / Motorsport Images

2019: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing, Toyota Camry M&M'

2019: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing, Toyota Camry M&M'
19/20

Foto de: Nigel Kinrade / Motorsport Images

2019: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing, Toyota Camry M&M'

2019: Kyle Busch, Joe Gibbs Racing, Toyota Camry M&M'
20/20

Foto de: Nigel Kinrade / Motorsport Images

VÍDEO: Reginaldo Leme avalia dupla da Ferrari e futuro de Vettel na F1

PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?

 

Ryan Newman está pronto para volta da NASCAR após acidente em Daytona: "Me sinto como um milagre ambulante"

Artigo anterior

Ryan Newman está pronto para volta da NASCAR após acidente em Daytona: "Me sinto como um milagre ambulante"

Próximo artigo

Viagens nos dias de prova e correr sem treinar: a nova rotina dos pilotos da NASCAR durante a pandemia

Viagens nos dias de prova e correr sem treinar: a nova rotina dos pilotos da NASCAR durante a pandemia
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria NASCAR Cup
Evento Darlington
Autor Jim Utter