Feldmann conquista título da Porsche Endurance em prova vencida por Piquet e Fran Lara em Interlagos
Nelsinho Piquet vence disputa com Lucas di Grassi e, de quebra, conquista título na classe Carrera Sport
A Porsche Cup conheceu seus campeões de Endurance nesta tarde. Interlagos consagrou Alceu Feldmann como campeão da Carrera e Nelsinho Piquet na Carrera Sport.
Na GT3 Cup, Francisco Horta e William Freire levaram o título da temporada enquanto na classe Sport, Átila Abreu e Leonardo Sanchez foram os vencedores.
Carro de Nelsinho Piquet e Fran Lara
Photo by: Divulgacao
A Corrida
Com grandes estrelas do automobilismo, a última etapa da Porsche Endurance foi marcada pelo grande equilíbrio entre as equipes e a disputa pela vitória entre os ex-pilotos de Fórmula 1 Nelsinho Piquet e Lucas Di Grassi.
Logo na largada, Gabriel Casagrande, que saiu em segundo, passou Miguel Paludo por fora no “S”do Senna. Na mesma curva, Kreis Jr e Maurizio Billi se encontraram e foram para a área de escape, mas retomaram a corrida.
Na volta seguinte, Luca Seripieri passou Pedro Aguiar com uma ultrapassagem corajosa na entrada do Laranjinha, mas o piloto do carro #20 retomou a posição na curva seguinte.
Enquanto isso, Sérgio Jimenez vinha ganhando posições, o piloto ultrapassou Luca Seripieri e Pedro Aguiar e logo na quarta volta já ocupava a quarta colocação na prova.
Na GT3 Cup Enzo Elias mantinha a primeira colocação, seguido por Cesar Ramos e Diego Nunes.
Após dez voltas percorridas, Piquet vinha se destacando e já ocupava o quarto posto, saindo do nono lugar do grid. Gabriel Casagrande seguia na liderança com oito segundos de vantagem para Miguel Paludo.
Na 17ª volta, o líder da Carrera Cup, Alceu Feldmann, ocupava o 10º lugar da prova, enquanto os vice-líderes do campeonato, Werner Neugebauer e Ricardo Zonta, em trio com Christian Hahn, estavam em quinto.
Na classe GT3, Diego Nunes assumiu a primeira posição que era de Enzo Elias, Átila Abreu vinha em terceiro seguido por Georgios Frangulis.
Na vigésima das 117 voltas de prova, Feldmann subiu a junção colado em Pedro Aguiar, pegou o vácuo na reta dos boxes e finalizou a ultrapassagem colocando por dentro no “S”do Senna.
Duas voltas depois, Ricardo Baptista bateu na traseira de Ricardo Fontanari na curva do Laranjinha, Fontanari rodou mas ambos voltaram para a pista. Na mesma volta o líder Garbiel Casagrande entrou aos boxes e passou o carro #80 para Rouman Ziemkiewicz.
O líder da GT3, Diego Nunes, também foi aos boxes para a primeira das cinco paradas e passou a máquina #85 para Eduardo Menossi.
Na 27ª volta, somente três carros não haviam feito o pit stop, Enzo Elias, Átila Abreu e Lucas Salles que ocupavam as três primeiras posições em Interlagos.
Após a rodada de pit stops, Dennis Dirani, que dividia o carro com Paludo, reassumiu a liderança, seguido por Pedro Boesel e Fran Lara, que havia assumido o carro de Piquet Jr.
Na 31ª volta Rouman Ziemkiewicz forçou uma ultrapassagem na entrada do Laranjinha em cima de Matheus Iorio e rodou.
Na classe GT3, a liderança era do carro #14, que após a parada de Enzo Elias vinha sendo comandado pelo bicampeão da Porsche eSports Carrera Cup Jeff Giassi. Gaetano Di Mauro e Leonardo Sanchez, que substituía Átila Abreu no carro #15, disputavam a segunda colocação.
Após 40 voltas disputadas, a corrida seguia com Dirani na liderança enquanto Di Grassi ultrapassava Ricardo Maurício na curva 1 e Rouman Ziemkiewicz na subida da junção para assumir o quarto lugar. Na sequência Rouman tentou reaver a posição mas rodou.
Cinco voltas mais tarde, os líderes começaram a fazer a segunda parada da prova, Dennis Dirani e Felipe Massa foram para os pits.
Após a segunda rodada de paradas, Dirani reassumiu a ponta virtualmente, seguido por Lico Kaesemodel. Leonardo Sanchez era o líder mas ainda não havia feito sua parada.
Com 65 voltas concluídas, Leonardo Sanchez foi aos boxes e Denis Dirani assumiu a liderança real da corrida. Na volta seguinte Lico Kaesemodel, segundo colocado, parou nos boxes e Felipe Massa assumiu o carro #91.
Na classe GT3, Dimas Pimenta assumiu o carro de Jeff Giassi e Enzo Elias para o terceiro stint no carro que estava na liderança. Lucas Salles e Marçal Muller vinham na sequência na disputa do pódio.
Faltando 43 voltas para o fim, novamente os líderes voltaram ao box, com isso Marçal Muller que dividia o carro com Átila Abreu e Leonardo Sanchez assumiu a liderança da prova, com uma parada a menos. Felipe Massa ultrapassou Alan Hellmeister para assumir o quarto lugar na prova.
Na mesma volta, Ricardo Maurício ultrapassou Pedro Boesel e Lucas di Grassi em uma incrível manobra no final da reta dos boxes para assumir a nona colocação.
Após 80 voltas percorridas, Piquet era um dos destaques da prova ocupando a segunda colocação geral e liderando na Carrera Sport, Massa vinha em terceiro.
Um giro depois Werner Neugebauer, vice-líder do campeonato, perdeu o ponto de freada no final da reta e abandonou o carro #8 na caixa de brita dando adeus a disputa pelo título e obrigando a entrada no safety car.
O carro de segurança entrou nos boxes três voltas mais tarde com Átila Abreu liderando a geral e a GT3 Cup, seguido por Fran Lara. Dimas Pimenta, que vinha em terceiro na GT3, cruzou a linha branca na saída dos boxes e foi punido com uma passagem pelos pits.
No giro 91, o líder da prova, Átila Abreu parou nos boxes. O trio do carro #15 tinha uma parada a menos que o restante dos adversários. Com isso Fran Lara assumiu a ponta, seguido por Lico Kaesemodel.
Após 100 das 117 voltas, completadas a liderança era de Lucas Di Grassi, que havia feito quatro paradas enquanto a maioria dos seus concorrentes já haviam feito as cinco obrigatórias.
A disputa pela vitória estava ficando quente entre dois ex-Fórmula 1, com Piquet liderando com apenas um segundo de vantagem para Di Grassi. Um verdadeiro stint de Sprint para finalizar mais de três horas de prova.
Di Grassi e Nelsinho passaram a fazer voltas rápidas e Piquet aos poucos foi abrindo vantagem. Thiago Camilo e Alceu Feldmann vinham em terceiro, garantindo o título de Alceu na Carrera.
Na GT3 Gaetano Di Mauro liderava, seguido por Rafael Suzuki e Marçal Muller.
Após 117 voltas, Nelsinho Piquet e Fran Lara receberam a bandeira quadriculada, Lucas Di Grassi e Ricardo Baptista fecharam o Endurance em segundo seguidos pela dupla Thiago Camilo e Alceu Feldmann.
Com o resultado Feldmann conquistou o título da Porsche Endurance na classe Carrera. Na classe Sport Nelsinho Piquet foi o campeão.
Na GT3 Cup a vitória ficou com Gaetano Di Mauro e Georgios Frangulis unificando o resultado na classe Sport.
O título na GT3 ficou com a dupla Francisco Horta e William Freire que puderam comemorar somente após o incidente entre Marçal Muller e Cesar Ramos na última volta. Na GT3 Sport o título ficou com Átila Abreu e Leonardo Sanchez.
Resultado final
- Fran Lara e Nelson Piquet Jr* + 3h43m44.087
- Ricardo Baptista e Lucas di Grassi + 2.312
- Alceu Feldmann e Thiago Camilo + 17.327
- Pedro Aguiar e Guilherme Salas + 19.200
- Lico Kaesemodel e Felipe Massa +30.917
- Marcelo Franco e Cacá Bueno* + 38.248
- Miguel Paludo e Dennis Dirani +40.334
- Rodrigo Mello, Sergio Jimenez e Pedro Boesel* +56.869
- Rodolfo Toni e Danilo Dirani* +59.211
- Renan Pizii e Galid Osman* -1 volta
- Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande* -1 volta
- Eduardo Azevedo e Ricardo Maurício* -2 voltas
- Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro* -2 voltas
- Lucas Salles e Rafael Suzuki -3 voltas
- Zeca Feffer, Cesar Ramos e JP Mauro -3 voltas
- Francisco Horta e William Freire -3 voltas
- Dimas Pimenta, Jeff Giassi e Enzo Elias -3 voltas
- Marco Billi e Maurizio Billi** -3 voltas
- Leo Sanchez, Átila Abreu e Marçal Müller* -3 voltas
- Eduardo Menossi e Diego Nunes* -4 voltas
- Ricardo Fontanari e Matheus Iorio* -4 voltas
- Paulo Totaro, Fabio Carbone e Márcio Mauro -4 voltas
- Nelson Marcondes e Nelson Monteiro** -4 voltas
- Ayman Darwich, Guga Lima e Ramon Alcaraz* -5 voltas
- Luca Seripieri e Alan Hellmeister -7 voltas
- Werner Neugebauer; Ricardo Zonta e Christian Hahn -41 voltas
- Kreis Jr e Raphael Reis - DNF
Os Campeões:
Carrera: Alceu Feldmann
Carrera Sport: Nelsinho Piquet
GT3 Cup: Francisco Horta/William Freire
GT3 Sport: Átila Abreu/Leonardo Sanchez
GT3 Trophy: Nelson Marcondes e Nelson Monteiro
Carrera Overall: Pedro Aguiar
Carrera Sport Overall: Rodrigo Mello
GT3 Overall: Zeca Feffer
GT3 Sport Overall: Nelson Marcondes
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.