GUIA: Porsche Cup chega à 20ª temporada de sua história com grid de peso e recorde de etapas internacionais

Categoria dá o pontapé inicial de 2024 em Goiânia

Gustavo Zanon

Chegou a hora! Neste fim de semana, a Porsche Cup Brasil dá o pontapé inicial para a temporada 2024, a 20ª de sua história. E as atividades no autódromo de Goiânia prometem emoção do começo ao fim.

Por isso, o Motorsport.com criou esse guia para você entender tudo sobre uma das principais categorias do automobilismo nacional.

Leia também:

Como funciona a Porsche Cup?

Diferentemente de outras categorias pelo Brasil e o mundo, a Porsche Cup engloba toda a organização do campeonato, desde a promoção do evento quanto o credenciamento das equipes e a preparação das máquinas. Entre as etapas, os carros ficam guardados na sede da Porsche, na zona sul de São Paulo, com os mecânicos e engenheiros sendo prestadores de serviço para a categoria.

Classe Carrera Cup

A Carrera Cup é a classe principal da Porsche Cup, contando com os pilotos com mais experiência dentro do mundo do automobilismo. Todas as classes da Porsche Cup usam o mesmo Porsche 911 GT3 Cup, mas em versões diferentes. No caso da Carrera Cup, os pilotos usam o 992, modelo mais avançado do grid, com potência de 510 cavalos.

Classe Sprint Challenge

Já a Sprint Challenge é a classe intermediária da Porsche Cup, que também compete nas nove etapas da temporada. A Challenge usa a geração 991.2, que estreou no Brasil em 2018 e que possuem motores 4L, gerando 485 cavalos.

Classe Sprint Trophy

A Trophy é um caso à parte dentro da Porsche Cup. Introduzida em 2023, a classe tem como objetivo ser uma “escola” na formação de novos pilotos para a categoria. A Trophy funciona como uma classe de entrada, onde a equipe técnica da Porsche acompanha e auxilia o desenvolvimento dos pilotos ao longo do ano.

Por isso, a Trophy possui um esquema de fim de semana diferente. Correndo em apenas cinco etapas do ano, cada encontro da Trophy é formado por dois treinos livres, uma classificação e somente uma corrida de 20 minutos de duração. A classe usa os modelos 991.1, com motor 3,8L e 460 cavalos.

Subclasses Sport e Rookie

A Cup e a Challenge possuem subdivisões internas, chamadas Sport e Rookie. Essa classificação é feita pelo próprio departamento técnico da Porsche Cup. Todos os pilotos competem pela classe geral, enquanto os Rookies também competem na Sport. Já a Trophy possui apenas a subdivisão Sport.

Confira os inscritos na Porsche Carrera Cup 2024

#1. Alceu Feldmann
#3. Franco Giaffone
#7. Miguel Paludo
#8. Werner Neugebauer
#9. Edu Guedes (R)
#12. Marco Pisani (R)
#14. Carlos Campos (S)
#15. Leonardo Sanchez (R)
#20. Pedro Aguiar
#25. Paulo Sousa (R)
#26. Christian Hahn
#27. Josimar Junior (S)
#29. Rodrigo Mello
#51. Israel Salmen (R)
#56. Peter Ferter (S)
#60. Ramon Alcaraz (R)
#70. Lucas Salles
#74. Piero Cifali (R)
#77. Francisco Horta (S)
#80. Rouman Ziemkiewicz (S)
#84. Gustavo Farah (R)
#87. Nelson Monteiro (S)
#199. Nelson Marcondes (S)
#544. Marçal Muller
#800. Raijan Mascarello (S)
#888. Lineu Pires (S)

(S) Sport
(R) Rookie

Confira os inscritos na Porsche Sprint Challenge 2024

#1. Alceu Feldmann Neto (R)
#3. Cristian Mohr
#7. Luiz Souza (S)
#9. Claudio Reina (R)
#21. Miguel Mariotti
#22. Caio Castro
#23. Leonardo Herrmann (S)
#32. Matheus Roque (S)
#38. Eric Santos (R)
#44. Giuliano Bertuccelli (S)
#45. Paulo Totaro (R)
#54. Caio Chaves (R)
#55. Marco Tulio (S)
#58. Claudio Simão (S)
#66. Sadak Leite
#71. SangHo Kim (S)
#72. Antonella Bassani
#82. Gerson Campos
#99. Wagner Pontes (R)
#100. Sebá Malucelli (S)
#139. Celio Brasil (S)
#177. Lucas Locatelli (S)

Confira os inscritos na Porsche Sprint Trophy 2024

#1. Gustavo Costa
#7. André Cytrynbaum
#8. Silvio Morestoni (S)
#12. Marcelo Seiroz (S)
#13. Leticia Bufoni (S)
#14. Gabriel Líber (S)
#18. Ricardo Zylbermann (S)
#22. Heverton Cardoso (S)
#33. William Araujo (S)
#45. José Moura Neto
#84. Fabricio Simões
#121. Denis Ferrer (S)
#331. Neto Heil (S)
#777. Lucas Lucco (S)

Campeonatos Sprint, Endurance e Overall

A Porsche Cup realiza dois campeonatos ao longo das nove etapas do ano.  Seis delas são para o campeonato sprint, de corridas de curta duração. Nos finais de semana sprint, são realizados treinos livres às sextas-feiras, classificação e corrida 1 no sábado e corrida 2 no domingo. As classes Carrera Cup e Sprint Challenge correm em provas separadas, sendo quatro largadas em um fim de semana.

O resultado da classificação determina o grid da corrida do sábado, e o resultado da prova 1 determina a ordem de largada do domingo com a inversão de posições. O vencedor da corrida 1 sorteia o número de carros a serem invertidos: 6, 7 ou 8. Na corrida 1, são 28 pontos para o vencedor, contra 25 da corrida 2.

Nas outras três etapas do ano são feitas as provas endurance, de longa duração. Nestas corridas, os pilotos titulares da categoria dividem seus carros com grandes nomes do automobilismo nacional e internacional. São duas provas de 300km de duração e a última, que encerra a temporada, com 500km.

Aqui, é feito uma corrida única, onde todos os carros da Carrera Cup e da Sprint Challenge correm simultaneamente. Assim como na NASCAR, a Porsche introduziu em 2023 os estágios, que distribuem pontos na marca de 40% da prova.

No fim do ano, a Porsche ainda distribui o troféu Overall para a Cup e a Challenge. Vence o título Overall o piloto que somar a maior pontuação total entre os campeonatos sprint e endurance após a aplicação dos descartes.

Calendário com recorde de países em um mesmo ano

Como já citado acima, a temporada 2024 da Porsche Cup será composta por nove etapas, sendo seis sprints e três endurance. A grande novidade deste ano é a realização de duas viagens para fora do país. Além da passagem pela Argentina, a categoria retorna à Portugal para uma sprint e uma endurance no Estoril.

Etapa 1 – Sprint – Goiânia – 9 e 10 de março - Com Sprint Trophy

Etapa 2 – Sprint – Velocitta – 6 e 7 de abril - Com Sprint Trophy

Etapa 3 – Sprint – Interlagos – 27 e 28 de abril - Com Sprint Trophy

Etapa 4 – Endurance – Estoril (Portugal) – 22 ou 23 de junho

Etapa 5 – Sprint – Estoril (Portugal) – 29 e 30 de junho

Etapa 6 – Sprint – Interlagos – 24 e 25 de agosto - Com Sprint Trophy

Etapa 7 – Endurance – Argentina (ou alternativa) – 21 ou 22 de setembro

Etapa 8 – Sprint – Interlagos (preliminar F1) – 2 e 3 de novembro

Etapa 9 – Endurance – Interlagos – 16 de novembro - Com Sprint Trophy

Podcast #272 – Qual papel de Verstappen na crise da Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Guilherme Longo
Porsche Cup
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Caio Castro fala sobre retorno à Porsche Cup e “inspiração” por homenagem ao ídolo Senna
Próximo artigo Porsche Cup: Antonella Bassani e Letícia Bufoni contarão com equipes femininas para a temporada 2024

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros