Pai e filho morrem após acidente de sidecar no TT da Ilha de Man; edição 2022 já contabiliza cinco mortes

Roger Stockton era veterano do evento, disputando sua 20ª prova, enquanto eu filho Bradley era estreante, participando da segunda corrida da carreira

Stocktons

A dupla formada pelo pai e filho Roger e Bradley Stockton não sobreviveu a um forte acidente sofrido durante a segunda corrida de sidecar do TT da Ilha de Man 2022 nesta sexta-feira. Com isso, a prova mortal do mundo das motos chega ao total de cinco fatalidades neste ano.

A prova começou às 14h30 horário local, e deveria ser a última do dia, mas acabou sendo interrompida logo após o começo da segunda volta. O incidente aconteceu no Salto de Ago, uma milha após o ponto de partida, mesmo local onde outro piloto de sidecar, César Chanal, perdeu sua vida após um incidente no sábado passado.

Leia também:

A organização do evento confirmou que Roger, 56 e Bradley Stockton, 21, de Crewe na Inglaterra, não sobreviveram ao acidente. Roger estava em 20ª participação no evento, enquanto seu filho fazia a estreia, conquistando a oitava posição na primeira corrida de sidecar, que foi remarcada para a última segunda após o acidente de Chanal.

"É com grande tristeza que o TT da Ilha de Man confirma que Roger Stockton, 56, e Bradley Stockton, 21, de Crewe, Cheshire, não sobreviveram a um acidente na segunda e última volta da segunda corrida de sidecars da edição 2022 do TT da Ilha de Man".

"O incidente ocorreu no Salto de Ago, uma milha após o ponto de largada. Roger e Bradley eram pai e filho, e piloto e passageiro, respectivamente. Roger era um piloto com experiência no TT, e disputava sua 20ª prova no evento".

"Ele competiu regularmente entre 2000 e 2008, retornando em 2010, 2017 e neste ano. Em sua carreira, ele terminou 12 vezes entre os 20 primeiros, além de quatro top 10 e 10 Réplicas de Bronze".

"Bradley era um novato ao TT, disputando sua primeira prova na segunda, conquistando um impressionante oitavo lugar ao lado de seu pai. 2022 marcava a quinta temporada deles correndo juntos, e Roger e Bradley figuravam frequentemente no pódio do Campeonato Britânico de Sidecar F2, terminando com o vice-campeonato no ano passado".

"A organização do TT da Ilha de Man expressa suas condolências à família, amigos e amados de Roger e Bradley".

Os Stocktons e Chantal representam três das cinco mortes já contabilizadas no primeiro TT desde o início da pandemia da Covid-19, ao lado dos pilotos solo Mark Purslow e Davy Morgan, que faleceram em acidentes separados na semana de treinos e na primeira corrida de Supersport na segunda.

Essa é a primeira vez desde 1989 que o evento registra pelo menos cinco fatalidades.

O passageiro de Chanal, Olivier Lavorel segue em estado crítico em um hospital de Liverpoool após o acidente de sábado. A organização do evento chegou a anunciar sua morte, retratando-se dias depois ao confirmar que houve uma confusão na identificação dos pilotos.

A sexta-feira marcaria o fim do TT da Ilha de Man 2022, com a corrida da Senior TT, mas a prova precisou ser cancelada devido ao clima, com os organizadores avaliando a possibilidade de realizá-la no sábado.

VÍDEO: O que acontece com quem não respeita teto de gastos da F1?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #181 – O que novo carro da F1 tem de melhor e pior até agora?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Prova mortal do mundo das motos, TT da Ilha de Man registra segunda morte de 2022 com piloto francês de sidecars
Próximo artigo Espanhol é a primeira vítima fatal da Ilha de Man em 2023

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil