Stock Car Brasil
18 out
-
20 out
Evento encerrado
08 nov
-
10 nov
Evento encerrado
R
Goiânia II
22 nov
-
24 nov
Próximo evento em
06 Horas
:
24 Minutos
:
28 Segundos

Átila relata drama com pneus na última volta de corrida 2 em Cascavel

compartilhar
comentários
Átila relata drama com pneus na última volta de corrida 2 em Cascavel
Por:
20 de out de 2019 20:11

Piloto da Shell V-Power voltou a vencer após acidente na primeira etapa do ano e conta como foi “jogo de xadrez” de etapa paranaense

A tarde deste domingo foi mais do que especial para Átila Abreu. O piloto de Sorocaba voltou a vencer na Stock Car, após acidente durante a classificação da primeira corrida do campeonato no Velopark, que o afastou de duas etapas.

‘Especialista’ em triunfos nas segundas corridas das rodadas duplas da Stock, Átila admitiu que veio a Cascavel mirando novamente vencer a segunda corrida, mas as coisas não foram fáceis.

Leia também:

“Comecei pensando em buscar a vitória na corrida 2, mas o desenrolar da primeira prova não saiu exatamente como gostaria, porque mesmo chegando entre os 10 e aproveitando o grid invertido, eu não consegui abastecer o quanto gostaria.”

Átila foi o oitavo colocado na primeira corrida, mas tinha bons adversários na luta pela vitória na segunda bateria, como Rubens Barrichello. Piloto e equipe traçaram a leitura do que os rivais poderiam fazer e conseguiram ter um melhor ritmo no final, conseguindo o triunfo com mais de dois segundos sobre Thiago Camilo. Mas a diferença entre os dois primeiros não significou que tudo estava tranquilo no carro #51.

“Na curva 4, aquela que é para a direita, bati em uma peça que estava na pista e só pensei ‘tomara que não fure meu pneu’, então você vem a volta toda querendo que dê tudo certo. E acabou dando, era para ser nossa essa vitória e agora é comemorar.“

Mesmo com uma temporada marcante, pelo acidente e o período de recuperação que o prejudicou na luta pelo campeonato, Átila disse que não pensou no que ocorreu no Velopark quando esteve próximo da bandeirada.

“Lembrar do acidente não, mas passa pela cabeça de dar a volta por cima. Ganhamos aqui no ano passado, além da situação de prova, com pneus desgastados e você vem só pensando em levar para casa.“

Átila também falou sobre como os pilotos da Stock Car traçam suas estratégias, como em um jogo de xadrez, dependendo das aspirações de cada um seja para a primeira ou a segunda corrida, especialmente com as características de Cascavel.

“Na primeira prova, o pessoal coloca um ritmo mais forte, quase de classificação, e você vê também um segundo pelotão que vem economizando. Aqui, pelo fato da pista ter a maior média de velocidade do ano, sem passarmos a sexta marcha, com retas curtas, fazendo curvas em quarta marcha, você não tem tempo do carro esfriar.”

“Esse excesso de temperatura passa daquele que é recomendado pelo fabricante. O carro todo ficou quente, ainda bem que não tivemos uma temperatura tão alta, senão teríamos mais gente com problemas de estouro de pneus. É um jogo de xadrez, que cada um faz uma estratégia, mas você não consegue fazer a leitura de todo mundo. Você tem que analisar aqueles que estão perto de você e tentar ser o melhor desse grupo.”

Temporada histórica

2019 é histórico para a Stock Car, quando a categoria completa 40 anos de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo.

Galeria
Lista

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1/40

Foto de: Divulgacao

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
2/40

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
3/40

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
4/40

Foto de: Divulgacao

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
5/40

Foto de: Divulgacao

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
6/40

Foto de: Divulgacao

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
7/40

Foto de: Divulgacao

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
8/40

Foto de: Divulgacao

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
9/40

Foto de: Divulgacao

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
10/40

Foto de: Divulgacao

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
11/40

Foto de: Divulgacao

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
12/40

Foto de: Divulgacao

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
13/40

Foto de: Divulgacao

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
14/40

Foto de: Divulgacao

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
15/40

Foto de: Divulgacao

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
16/40

Foto de: Divulgacao

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
17/40

Foto de: Divulgacao

1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega

1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega
18/40

Foto de: Divulgacao

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
19/40

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
20/40

Foto de: Divulgacao

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
21/40

Foto de: Divulgacao

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
22/40

Foto de: Divulgacao

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
23/40

Foto de: Divulgacao

2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra

2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra
24/40

Foto de: Divulgacao

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
25/40

Foto de: Divulgacao

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
26/40

Foto de: Divulgacao

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
27/40

Foto de: Divulgacao

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
28/40

Foto de: Divulgacao

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
29/40

Foto de: Divulgacao

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
30/40

Foto de: Divulgacao

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
31/40

Foto de: Divulgacao

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
32/40

Foto de: Divulgacao

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
33/40

Foto de: Divulgacao

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
34/40

Foto de: Duda Bairros

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
35/40

Foto de: Chris Fabbri / CFR Media - Brazil

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
36/40

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
37/40

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
38/40

Foto de: Fábio Davini

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
39/40

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40/40

Foto de: Fernanda Freixosa

 

 

Próximo artigo
Fraga explica “cortada” para vitória sobre Casagrande em Cascavel

Artigo anterior

Fraga explica “cortada” para vitória sobre Casagrande em Cascavel

Próximo artigo

TABELA: Serra e Maurício estão empatados na liderança da Stock Car

TABELA: Serra e Maurício estão empatados na liderança da Stock Car
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Stock Car Brasil
Autor Erick Gabriel