Desafios de Cascavel fazem com que carros tenham acertos "como em ovais", diz chefe de equipe

compartilhar
comentários
Desafios de Cascavel fazem com que carros tenham acertos "como em ovais", diz chefe de equipe
Por:
18 de out de 2019 21:29

Thiago Meneghel, chefe da Shell V-Power, explica como pista paranaense se difere das outras do calendário da Stock Car

Os pilotos da Stock Car terão dois desafios extras neste fim de semana em Cascavel, onde acontece a nona etapa do campeonato de 2019. A chuva, que está prevista para aparecer em todos os dias de atividade e já deu mostras de sua força nesta sexta-feira, e as características do autódromo Zilmar Beux e seus 3.058 metros de extensão.

Além do Bacião, mítica curva que é uma das atrações do traçado, em Cascavel os pilotos terão que virar sete vezes à esquerda e uma à direita a cada volta, além de se ter a maior média de velocidade de todo o calendário da Stock Car, aproximadamente 173 km/h.

Leia também:

Essas características são únicas, segundo o chefe de equipe da Shell V-Power, Thiago Meneghel, e a preparação dos carros mudam substancialmente, em comparação aos outros traçados e tipos de piso.

“Aqui é uma pista um pouco atípica”, disse Thiago ao Motorsport.com. “Temos apenas uma curva para a direita e todas as outras para esquerda, então isso muda nosso acerto. Tem equipe que até dá para ver o carro inclinado, como se fosse em oval, é tudo assimétrico, buscando otimizar todas as curvas para a esquerda. Você se sacrifica em uma, mas ganha no resto. Isso é um ponto importante e diferente de Cascavel.”

“O outro ponto é que se trata de uma pista muito rápida, com isso, percorremos uma quilometragem maior nas corridas, que são de 40 minutos. Isso traz um consumo maior de combustível, o que muda na estratégia, com o consumo maior, você tem que abastecer um pouco mais e fazer uma parada mais longa do que o normal.”

“Essa é a pista mais rápida do calendário, mas ao mesmo tempo, a velocidade máxima dela é baixa, os pilotos não chegam a colocar a sexta marcha. Então não existem freadas muito fortes, todas elas são suaves, e isso é uma diferença significativa para o piloto. É difícil você ver carro da Stock travando roda, o piloto tem que frear com mais suavidade, carregar mais velocidade nas curvas rápidas como é o Bacião.”

Este  cenário poderia ser modificado com a chuva que estará presente no fim de semana? Pela análise de Thiago, tempo e temperatura mudarão poucas coisas.

“Dentro desse contexto, a chuva não interfere muito nessas características. O que acontece é que a pista nunca se mantém nas mesmas condições, sempre tem mais água, menos água, vai piorando ou vai secando.”

“É praticamente impossível você acertar um carro para uma prova na chuva. Com quase 30 Stock Cars andando 40 minutos, a pista muda totalmente. Chuva é meio que loteria nesta história, vai um pouco da sensibilidade do piloto achar o caminho certo do que fazer e buscar o tempo.“

Thiago também ressalta o lado positivo de se ter uma pista com essas características e com baixo consumo de pneus.

“Sem dúvida, eu gosto de pista rápida. Nas travadas, parece que todo mundo fica limitado. Além disso, temos pistas do calendário com consumo de pneus muito alto, então a performance fica em cima do estado deles. O cara que está com pneus gastos está morto e quem não está, vai passando todo mundo. Aqui não, o consumo é mais baixo, se você tiver um carro bem acertado, a diferença é muito grande nessas curvas de alta.”

Temporada histórica

2019 é histórico para a Stock Car, quando a categoria completa 40 anos de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo.

Galeria
Lista

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1/40

Foto de: Divulgacao

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
2/40

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
3/40

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
4/40

Foto de: Divulgacao

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
5/40

Foto de: Divulgacao

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
6/40

Foto de: Divulgacao

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
7/40

Foto de: Divulgacao

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
8/40

Foto de: Divulgacao

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
9/40

Foto de: Divulgacao

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
10/40

Foto de: Divulgacao

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
11/40

Foto de: Divulgacao

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
12/40

Foto de: Divulgacao

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
13/40

Foto de: Divulgacao

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
14/40

Foto de: Divulgacao

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
15/40

Foto de: Divulgacao

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
16/40

Foto de: Divulgacao

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
17/40

Foto de: Divulgacao

1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega

1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega
18/40

Foto de: Divulgacao

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
19/40

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
20/40

Foto de: Divulgacao

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
21/40

Foto de: Divulgacao

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
22/40

Foto de: Divulgacao

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
23/40

Foto de: Divulgacao

2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra

2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra
24/40

Foto de: Divulgacao

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
25/40

Foto de: Divulgacao

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
26/40

Foto de: Divulgacao

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
27/40

Foto de: Divulgacao

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
28/40

Foto de: Divulgacao

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
29/40

Foto de: Divulgacao

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
30/40

Foto de: Divulgacao

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
31/40

Foto de: Divulgacao

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
32/40

Foto de: Divulgacao

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
33/40

Foto de: Divulgacao

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
34/40

Foto de: Duda Bairros

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
35/40

Foto de: Chris Fabbri / CFR Media - Brazil

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
36/40

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
37/40

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
38/40

Foto de: Fábio Davini

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
39/40

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40/40

Foto de: Fernanda Freixosa

Próximo artigo
Tempestade atrapalha atividades da Stock Car em Cascavel

Artigo anterior

Tempestade atrapalha atividades da Stock Car em Cascavel

Próximo artigo

Mais novo do grid, Coletta critica cancelamento de treino de novatos em Cascavel: “Absurdo”

Mais novo do grid, Coletta critica cancelamento de treino de novatos em Cascavel: “Absurdo”
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Stock Car Brasil
Autor Erick Gabriel