Relato da corrida

Fraga supera Casagrande na estratégia de pits e vence em Cascavel

Campeão de 2016 conseguiu tática perfeita para vencer a segunda corrida da temporada 2019

Felipe Fraga em Cascavel

Foto de: Duda Bairros

Felipe Fraga foi o grande nome da corrida 1 da etapa de Cascavel da Stock Car. O piloto da Cimed Racing, que largou na segunda posição, foi mais rápido durante os pit stops obrigatórios, conseguiu superar Gabriel Casagrande e foi o vencedor da prova. 

Foi a segunda vitória de Fraga em 2019, a 17ª da carreira. Casagrande teve que se conformar com o segundo posto e Cacá Bueno completou o pódio.

Daniel Serra, que briga pela volta à liderança foi o quarto colocado e viu seu companheiro de equipe, Ricardo Maurício terminar apenas na 18ª colocação, dando o comando do campeonato novamente.

Leia também:

Visando a corrida 2, Rubens Barrichello fez um pit stop mais lento e foi o sexto colocado, uma posição à frente de Felipe Lapenna, a surpresa da prova.

A Corrida

A largada para a corrida 1 da etapa de Cascavel foi limpa, com Casagrande mantendo a liderança, seguido de perto por Felipe Fraga e Thiago Camilo. Barrichello ganhou duas posições no primeiro giro, chegando ao sexto posto, assim como Ricardo Maurício, em 15º.

Mas Camilo acabou sendo punido por queima de largada, sendo obrigado a fazer um drive through, retornando à última posição. Allam Khodair, com problemas de câmbio, teve que abandonar.

Na nona volta, Bruno Baptista saiu da pista durante o Bacião, após estouro do pneu traseiro direito, e parou apenas nas barreiras de pneus. Com isso, o Safety Car teve que entrar, eliminando a vantagem do líder, que já era de mais de dois segundos.

Após retirada do carro e atendimento de Bruno, a corrida foi reiniciada cerca de 10 minutos depois. Casagrande conseguiu manter a ponta, seguido de Fraga e Daniel Serra.

Assim que a janela de paradas foi aberta, faltando cerca de 18 minutos, Casagrande foi para seu pit stop obrigatório e Serra o acompanhou. Em seguida, Max Wilson teve pneu estourado e rodou no Bacião, mas sem bater. Ao mesmo tempo, Fraga fez sua parada, sem reabastecer.

Outro que teve problemas com pneu foi Gaetano di Mauro, que viu o traseiro direito estourar.

Assim que o ciclo de paradas terminou, Fraga apareceu na frente, seguido de Casagrande, Cacá Bueno, Serra e Felipe Lapenna. Barrichello, que fez uma parada mais lenta, visando a segunda corrida, era o sexto.

O campeão de 2016 começou a abrir do piloto da casa e conseguiu a vitória da corrida 1 de Cascavel, a segunda do ano. Casagrande teve que se conformar com a segunda posição e Cacá completou o pódio.

Resultado final

Posição Piloto Equipe Diferença
1 88 Felipe Fraga Cimed Racing -
2 83 Gabriel Casagrande Crown Racing 4.528
3 0 Cacá Bueno Cimed Racing 6.879
4 29 Daniel Serra Eurofarma RC 7.934
5 110 Felipe Lapenna Cavaleiro Sports 8.577
6 111 Rubens Barrichello Full Time Sports 9.213
7 5 Denis Navarro Cavaleiro Sports 9.713
8 51 Átila Abreu Shell V-Power 14.998
9 77 Valdeno Brito Prati-Donaduzzi Racing 16.412
10 8 Rafael Suzuki Hot Car Competições 17.175
11 80 Marcos Gomes KTF Sports 18.347
12 33 Nelson Piquet Jr Full Time Sports 29.774
13 4 Julio Campos Prati-Donaduzzi Racing 35.023
14 21 Thiago Camilo Ipiranga Racing 38.305
15 10 Ricardo Zonta Shell V-Power 1 Lp.
16 3 Bia Figueiredo Ipiranga Racing 1 Lp.
17 177 Marcel Coletta Crown Racing 1 Lp.
18 90 Ricardo Maurício Eurofarma RC 2 Lp.
19 30 Cesar Ramos Blau Motor Sports 5 Lp.
20 28 Galid Osman Shell Helix Ultra 7 Lp.
21 70 Diego Nunes KTF Sports 9 Lp.
22 65 Max Wilson RCM Motorsport 11 Lp.
23 11 Gaetano di Mauro Shell Helix Ultra 12 Lp.
24 18 Allam Khodair Blau Motor Sports 13 Lp.
25 12 Lucas Foresti Vogel Motorsports 15 Lp.
26 44 Bruno Baptista RCM Motorsport 26 Lp.

Temporada histórica

O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Líder aos 40, Maurício quer manter grande fase sem ouvir críticos: "Não se desaprende"
Próximo artigo Stock Car: Átila Abreu brilha e vence a corrida 2 em Cascavel

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil