Últimas notícias

Líder aos 40, Maurício quer manter grande fase sem ouvir críticos: "Não se desaprende"

Bicampeão da categoria e atual líder do campeonato falou sobre altos e baixos da carreira nos últimos anos

Ricardo Maurício no Velopark

Foto de: Duda Bairros

Ricardo Maurício vive novamente uma grande fase na Stock Car. Campeão de 2008 e 2013, o piloto da Eurofarma já venceu três vezes em 2019, sendo uma delas a Corrida do Milhão, e está seis pontos à frente de Daniel Serra, na liderança do campeonato.

O bom momento contrasta com o da temporada passada, quando trocou o time de Rosinei Campos pela Full Time, em que amargou apenas a 18ª colocação no campeonato, tendo como melhor resultado a terceira colocação da segunda corrida de Londrina.

Refletindo sobre esse contraste em Cascavel, ‘Ricardinho’ reconhece o bom momento, mas evita cravar que seja o melhor da carreira.

Leia também:

“Foi uma grande virada, do ano passado para este”, disse Maurício para o Motorsport.com. É um momento extremamente importante, o aprendizado é ano a ano, as equipes vão evoluindo e você aprende junto com todos. Está sendo um ano especial, mas tiveram outros também, é difícil falar que é o melhor momento da minha carreira.”

“Estou com 40 anos, liderando o campeonato até o momento, é lógico que queremos continuar na frente, não é fácil, tem muita molecada boa chegando, as equipes estão muito competitivas, se você olhar, os tempos estão muito próximos. É uma grande fase da minha carreira, se é a melhor, não sei.”

O veterano também admitiu que evitou ouvir críticas sobre desempenho quando esteve por baixo, preferindo focar apenas no seu trabalho.

“São momentos da vida, isso acontece com vários pilotos. Às vezes, é uma fase que não encaixou e eu tento fazer o meu trabalho junto com a equipe. Se você observar, ou estou no meu box ou no motorhome da equipe, não fico zanzando por aí para ficar nesse polo que o pessoal fala demais. Dizem que ‘se está andando mal, é porque você que está mal’ ou se ‘começa a andar bem é por causa de alguma preparação física diferenciada’.”

“O momento da equipe também conta. No ano passado, a Mattheis não estava tão bem, o Thiago estava OK. Neste ano, ele fez cinco poles, não se perdendo no campeonato, talvez faltando encaixar  alguma coisa para subir na tabela.”

“O que os outros falam, eu tento não escutar muito. Se falaram, eu não escutei. Eu saí vencendo a última etapa de 2017, acabou não dando certo no ano passado, e voltei competitivo. Acho que não se desaprende de um ano para o outro.”

Neste domingo, Maurício terá um grande desafio para manter a ponta do campeonato, saindo da 17ª posição na primeira prova da etapa de Cascavel.

Temporada histórica

2019 é histórico para a Stock Car, quando a categoria completa 40 anos de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo.

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Fraga não lamenta perda de pole e exalta Casagrande: “Hoje foi o dia dele”
Próximo artigo Fraga supera Casagrande na estratégia de pits e vence em Cascavel

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil