Stock Car Brasil
13 set
-
15 set
Evento encerrado
18 out
-
20 out
Evento encerrado
08 nov
-
10 nov
Evento encerrado
R
Goiânia II
22 nov
-
24 nov
Próximo evento em
10 dias

Stock Car: Briga no box e tribunal foram estopins para saída de Pedro Cardoso

compartilhar
comentários
Stock Car: Briga no box e tribunal foram estopins para saída de Pedro Cardoso
Por:
Co-autor: Felipe Motta
16 de out de 2019 18:55

Após etapa do Velopark, Amadeu Rodrigues, chefe da Hot Car Competições, e Sérgio Cardoso, pai do piloto Pedro Cardoso, entraram em confronto que se estendeu para os tribunais esportivos e polícia

Os ânimos ficaram exaltados após o término da etapa do Velopark da Stock Car, em setembro. Dentro do espaço reservado da equipe Hot Car Competições o clima ficou quente, com um desentendimento entre o chefe da equipe, Amadeu Rodrigues, e o pai do piloto Pedro Cardoso, Sérgio, com direito a agressões, virando caso de polícia e com desdobramentos na justiça desportiva.

Nesta terça-feira, o time de Cajamar anunciou que rescindiu o contrato com o piloto por “divergências de filosofia”, mas o ocorrido no Rio Grande do Sul foi mais forte do que um embate de ideias, segundo apurado pelo Motorsport.com.

Leia também:

Segundo Sergio, tudo começou com mensagens via rádio em que toda equipe tem acesso, inclusive o próprio pai do piloto, que Amadeu teria se referido a Sérgio de “maneira desrespeitosa”. Ao final da etapa, no domingo, ambos se encontraram para conversar e o tumulto começou.

“Já havia acabado as provas, a da Stock Light também, e fomos para dar a ele mais uma oportunidade dizer ‘me desculpa, me exaltei no calor da prova, eu sabia que você estava ouvindo’, eu dei a ele essa oportunidade, estávamos prontos para engolir, já estávamos ouvindo muita coisa”, disse Sérgio ao Motorsport.com.

“Ele estava nos boxes e eu disse que precisaríamos conversar, ele me perguntou se poderia ser ali mesmo ou na sala de engenharia para ter mais privacidade. Estávamos ele e eu na sala de engenharia e perguntei a ele o motivo dele se referir a mim daquela forma. Ele, nervoso gritou: ‘você não pode estar no rádio, você não pode estar no rádio!’. Pedro, minha esposa e membros da equipe entraram na sala, fomos retirados para a frente do box, ele continuou gritando, eu empurrei um vidro que separava ali para poder responder a ele. Logo depois chegaram mais alguns seguranças para garantir que nem eu chegasse no Amadeu e nem ele em mim. Saímos do autódromo e acabou. Se houve agressão física, comigo não foi.

“A partir do momento que ele agrediu com palavras a minha esposa, não vou te dizer que respondi com flores. Também disse palavras muito duras contra ele, e daí ficou nisso. Depois apareceram uns caras dizendo que ele foi agredido por mim. A história não fecha, ele gritou e veio passando como se quisesse dar uma cabeçada em mim, mas nem isso aconteceu.”

“Poderia acontecer, mas os próprios membros da equipe entraram no sala de engenharia para impedir. Na tentativa de acalmar os ânimos houve algum dano? Sim, ele encostou na alça da bolsa da minha esposa e quebrou, não vou chamar isso de agressão. E pelo que sei, ele também não deve ter sofrido nada.”

Segundo apurou o Motorsport.com, Amadeu Rodrigues, de 64 anos, relatou de maneira informal que teria sofrido agressão física do pai do piloto e de sua mulher, tendo inclusive sua camisa rasgada nesta confusão. A equipe Hot Car confirmou a briga e disse que Amadeu registrou um boletim de ocorrência no Rio Grande do Sul no caso. 

Amadeu Rodrigues também acionou a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), que levou o caso ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

A outra versão

O Motorsport.com procurou Amadeu Rodrigues para saber a versão do chefe da Hot Car. No entanto, a equipe preferiu divulgar um comunicado divergindo da versão de Sérgio.

"A equipe Hot Car Competições, inscrita na temporada 2019 da Stock Car, vem a público esclarecer sobre os fatos ocorridos no dia 15 de setembro de 2019, data da disputa da oitava etapa do campeonato, no circuito do Velopark, em Nova Santa Rita (RS)."

"Após a conclusão das duas corridas, mais a prova da categoria Stock Light, Sérgio Moraes Cardoso, pai do piloto Pedro Cardoso, iniciou uma discussão com Amadeu Rodrigues dentro dos boxes da Hot Car. Em seguida, Cardoso partiu para as agressões físicas."

"Na tentativa de interromper as agressões, a diretora da equipe e filha de Amadeu, Bárbara Rodrigues, também foi agredida. A segurança do evento foi acionada e interveio, retirando o piloto e seu pai de dentro dos boxes."

"Imediatamente, a equipe tomou a providência de registrar boletim de ocorrência e por agressão contra Sérgio Moraes Cardoso e Pedro Cardoso na Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul e de entrar com uma representação na Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) relatando os fatos ocorridos."

"O departamento jurídico da Hot Car Competições, bem como a CBA e a Polícia Civil do Rio Grande do Sul estão cientes das agressões e a equipe aguarda que medidas sejam tomadas para evitar que cenas lamentáveis como as ocorridas no dia 15 de setembro se repitam."

No tribunal

O Motorsport.com também apurou que a representação feita por Amadeu Rodrigues contra Pedro Cardoso já está nas mãos do STJD e aguarda julgamento da entidade.

 

Temporada histórica

2019 é histórico para a Stock Car, quando a categoria completa 40 anos de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo.

Galeria
Lista

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1/40

Foto de: Divulgacao

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
2/40

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
3/40

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
4/40

Foto de: Divulgacao

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
5/40

Foto de: Divulgacao

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
6/40

Foto de: Divulgacao

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
7/40

Foto de: Divulgacao

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
8/40

Foto de: Divulgacao

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
9/40

Foto de: Divulgacao

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
10/40

Foto de: Divulgacao

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
11/40

Foto de: Divulgacao

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
12/40

Foto de: Divulgacao

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
13/40

Foto de: Divulgacao

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
14/40

Foto de: Divulgacao

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
15/40

Foto de: Divulgacao

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
16/40

Foto de: Divulgacao

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
17/40

Foto de: Divulgacao

1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega

1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega
18/40

Foto de: Divulgacao

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
19/40

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
20/40

Foto de: Divulgacao

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
21/40

Foto de: Divulgacao

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
22/40

Foto de: Divulgacao

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
23/40

Foto de: Divulgacao

2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra

2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra
24/40

Foto de: Divulgacao

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
25/40

Foto de: Divulgacao

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
26/40

Foto de: Divulgacao

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
27/40

Foto de: Divulgacao

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
28/40

Foto de: Divulgacao

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
29/40

Foto de: Divulgacao

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
30/40

Foto de: Divulgacao

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
31/40

Foto de: Divulgacao

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
32/40

Foto de: Divulgacao

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
33/40

Foto de: Divulgacao

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
34/40

Foto de: Duda Bairros

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
35/40

Foto de: Chris Fabbri / CFR Media - Brazil

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
36/40

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
37/40

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
38/40

Foto de: Fábio Davini

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
39/40

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40/40

Foto de: Fernanda Freixosa

Próximo artigo
Stock Car: Equipe Hot Car anuncia rescisão com Pedro Cardoso

Artigo anterior

Stock Car: Equipe Hot Car anuncia rescisão com Pedro Cardoso

Próximo artigo

Stock: Serra admite necessidade de melhora após perder a liderança

Stock: Serra admite necessidade de melhora após perder a liderança
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Stock Car Brasil
Autor Erick Gabriel