Stock Car: Serra vence com tranquilidade corrida 1 do GP do Galeão, no Rio de Janeiro

Principal categoria do automobilismo nacional volta a correr na Cidade Maravilhosa após dez anos

Stock Car: Serra vence com tranquilidade corrida 1 do GP do Galeão, no Rio de Janeiro
Carregar reprodutor de áudio

Dez anos depois da despedida do Autódromo de Jacarepaguá, a Stock Car Pro Series volta a correr na Cidade Maravilhosa, agora em uma pista inédita, feita no Aeroporto RIOGaleão. E na primeira de duas corridas do GP do Galeão, terceira etapa da temporada 2022, Daniel Serra converteu a pole do sábado em vitória, após uma performance dominante e controlada do tricampeão.

Matías Rossi e Ricardo Maurício completaram o pódio, enquanto Gabriel Casagrande, Cesar Ramos, Felipe Massa, Guilherme Salas, Thiago Camilo, Rafael Suzuki e Felipe Baptista fecharam o top 10.

Leia também:

O GP do Galeão representa um final de semana inédito para a principal categoria do automobilismo nacional, com uma pista dentro de um aeroporto fazendo com que os pilotos troquem o tradicional asfalto pelo concreto.

No aquecimento para a corrida, todo o grid ficava de olho no céu, devido às fortes nuvens que se aproximavam do Galeão.

Na largada, Serra largou bem e soube manter a ponta à frente de Jimenez e Maurício, com o Ramos e Rossi fechado o top 5 após a primeira volta. Enquanto isso, Casagrande avançou quatro posições e já era o sexto.

O uso do push to pass levava a mudanças constantes entre os primeiros colocados. Enquanto Serra e Jimenez se mantinham confortáveis na ponta, Maurício, Rossi e Camilo ficavam trocando de posições.

O safety car foi acionado a 23 minutos do fim, após o abandono de Renato Braga. Ele não foi o primeiro na corrida, com Gaetano di Mauri retornando aos boxes pouco após a largada. Já Digo Baptista e Ricardo Zonta rodaram, mas conseguiram voltar, apenas perdendo posições.

A bandeira verde surgiu novamente poucos minutos depois. Jimenez e Rossi passaram a protagonizar uma bela disputa pela segunda posição, permitindo a Serra abrir uma vantagem considerável rapidamente. Isso deu também a chance de Maurício, Ramos, Casagrande e Barrichello se aproximarem, formando um grande pelotão.

A 15 minutos do fim, Serra abria mais de 4s para Jimenez, enquanto Rossi era o primeiro dos ponteiros a ir aos boxes, assim que a janela foi iniciada.

Durante esse período, uma série de incidentes, com uma batida entre Rubens Barrichello, Beto Monteiro e Sergio Jimenez, Nunes com problemas de suspensão e o estreante Vivacqua perdendo um de seus pneus.

Em meio às paradas, um susto: ao sair da parada, um dos carros acertou sem querer um mecânico da equipe KTF. Segundo informações, ele foi auxiliado pelos médicos e, sem problemas maiores, voltou imediatamente ao trabalho, com a transmissão mostrando ele dando um ok.

No fechamento da janela de paradas, Serra seguia na liderança, com 4s de vantagem para Rossi, o novo segundo colocado, à frente de Maurício, Casagrande e Ramos no top 5. Massa, Camilo, Salas, Suzuki e Felipe Baptista fechavam o top 10.

No final, Daniel Serra fez uma prova dominante e controlada para cruzar a linha de chegada em primeiro e vencer a corrida 1 do GP do Galeão. Matías Rossi e Ricardo Maurício completaram o pódio.

Fecharam o top 10: Gabriel Casagrande, Cesar Ramos, Felipe Massa, Guilherme Salas, Thiago Camilo, Rafael Suzuki e Felipe Baptista.

Com isso, aplicando a inversão do grid de largada para a segunda corrida, temos uma primeira fila formada por Felipe Baptista e Rafael Suzuki.

A Stock Car Pro Series tira agora um mês de intervalo, retomando as atividades da temporada 2022 em 14 e 15 de maio no Velocitta. No Motorsport.com você acompanha toda a ação da principal categoria do automobilismo nacional.

Pos

Piloto

1

29

Daniel Serra

2

117

Matias Rossi

3

90

Ricardo Mauricio

4

83

Gabriel Casagrande

5

30

Cesar Ramos

6

19

Felipe Massa

7

85

Guilherme Salas

8

21

Thiago Camilo

9

8

Rafael Suzuki

10

121

Felipe Baptista

11

33

Nelson Piquet Jr

12

5

Denis Navarro

13

80

Marcos Gomes

14

44

Bruno Baptista

15

101

Gianluca Petecof

16

51

Átila Abreu

17

18

Allam Khodair

18

10

Ricardo Zonta

19

3

Digo Baptista

20

110

Felipe Lapenna

21

43

Pedro Cardoso

22

6

Tony Kanaan

23

0

Cacá Bueno

24

4

Julio Campos

25

12

Lucas Foresti

26

73

Sergio Jimenez

27

54

Tuca Antoniazi

28

7

Thiago Vivacqua

 

28

Galid Osman

 

111

Rubens Barrichello

 

70

Diego Nunes

 

88

Beto Monteiro

 

55

Renato Braga

 

11

Gaetano Di Mauro

Veja como foi o GP do Galeão, etapa da Stock Car no Rio de Janeiro:

PÓDIO: Leclerc vence com folga após quebra de Verstappen; veja debate

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #171 - Má fase da Mercedes indica fim de uma era na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
Veja como foi o GP do Galeão, terceira etapa da Stock Car Pro Series 2022
Artigo anterior

Veja como foi o GP do Galeão, terceira etapa da Stock Car Pro Series 2022

Próximo artigo

Stock Car: Gomes supera Maurício no fim e vence corrida 2 do GP do Galeão

Stock Car: Gomes supera Maurício no fim e vence corrida 2 do GP do Galeão