Recomendado para você

ANÁLISE F1: Onde estão os pontos fortes de McLaren e Red Bull na pista de Abu Dhabi?

ANÁLISE F1: Onde estão os pontos fortes de McLaren e Red Bull na pista de Abu Dhabi?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
ANÁLISE F1: Onde estão os pontos fortes de McLaren e Red Bull na pista de Abu Dhabi?
F1: Red Bull "não pode depender dos erros da McLaren três vezes", reconhece Marko

F1: Red Bull "não pode depender dos erros da McLaren três vezes", reconhece Marko

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Red Bull "não pode depender dos erros da McLaren três vezes", reconhece Marko
MotoGP - Márquez quer virar página do confronto com Rossi: "Aprendi a respeitar meus rivais"

MotoGP - Márquez quer virar página do confronto com Rossi: "Aprendi a respeitar meus rivais"

MotoGP
MotoGP
MotoGP - Márquez quer virar página do confronto com Rossi: "Aprendi a respeitar meus rivais"
Dudu Barrichello destaca grande final da NASCAR Brasil ao lado de Rubens e revela futuro na IMSA

Dudu Barrichello destaca grande final da NASCAR Brasil ao lado de Rubens e revela futuro na IMSA

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Dudu Barrichello destaca grande final da NASCAR Brasil ao lado de Rubens e revela futuro na IMSA
F-E: Andretti cancela compromissos de mídia de Drugovich, mas garante presença de brasileiro na pista

F-E: Andretti cancela compromissos de mídia de Drugovich, mas garante presença de brasileiro na pista

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
F-E: Andretti cancela compromissos de mídia de Drugovich, mas garante presença de brasileiro na pista
F1 - Líder da sexta, Norris se mantém realista: "Sem sorrir ainda"; Piastri "precisa de ritmo" em briga pela pole

F1 - Líder da sexta, Norris se mantém realista: "Sem sorrir ainda"; Piastri "precisa de ritmo" em briga pela pole

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Líder da sexta, Norris se mantém realista: "Sem sorrir ainda"; Piastri "precisa de ritmo" em briga pela pole
F1: Bortoleto avalia sexta "encorajadora" em Abu Dhabi, mas vê janela para melhoras

F1: Bortoleto avalia sexta "encorajadora" em Abu Dhabi, mas vê janela para melhoras

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Bortoleto avalia sexta "encorajadora" em Abu Dhabi, mas vê janela para melhoras
F1: Verstappen se diz feliz com o carro mas aponta necessidade de melhorias

F1: Verstappen se diz feliz com o carro mas aponta necessidade de melhorias

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Verstappen se diz feliz com o carro mas aponta necessidade de melhorias

Alonso diz que estudou até a meia noite para estreia no WEC

Antes da primeira sessão de treinos livres do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) em Spa, Alonso analisou as notas que a Toyota deu a seus pilotos para estar totalmente preparado

#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Fernando Alonso
Fernando Alonso, Toyota Gazoo Racing
Fernando Alonso, Toyota Gazoo Racing
#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Fernando Alonso
#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Fernando Alonso
#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Fernando Alonso
#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Fernando Alonso, #7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez
Fernando Alonso, Kazuki Nakajima, Toyota Gazoo Racing
Porsche 919 Hybrid Evo, Porsche Team detail
#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Fernando Alonso, #7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez

Começa um novo curso para Fernando Alonso e o espanhol está completamente animado. Ele não é aluno daqueles que se deixam ir até os exames chegarem, mas um daqueles que aprendem a lição no dia a dia, resolvem suas dúvidas e estudam para obter a melhor nota possível.

Embora já tivesse testado o carro com o qual ele disputará a supertemporada 2018/2019 do WEC, Alonso garante que o TS050 é um protótipo tão complexo que tinha que estudar até poucas horas antes de sair para a pista de Spa e alcançar o melhor tempo no primeiro treino livre.

"O Toyota Hybrid é uma máquina muito complexa, mais do que qualquer um poderia pensar. Mas compreendê-lo e utilizá-lo corretamente te obriga a entrar em detalhes, porque tem muitos segredos e não é fácil sua gestão. Então, eu também aprendi um monte de coisas no simulador, como todos os botões no volante. E ontem, quando voltei para o hotel antes de ir dormir, tive que estudar até a meia noite os documentos que a equipe enviou aos pilotos para me preparar da melhor forma possível antes da quinta-feira de treinos livres".

"Fui dormir tarde e acho que esta noite será o mesmo" (na sexta-feira ele faz sua primeira sessão de qualificação para a corrida de sábado).

Alonso disse que é normal para os pilotos de resistência trocarem de carro, e descreveu sua preparação. "Nos últimos anos eu mudei várias vezes de carro e eu tive que me adaptar a diferentes estilos de pilotagem. Acho que todo mundo no WEC está acostumado a mudar de categoria. Mas competir no WEC e com a Toyota tem sido um enfoque diferente, mais detalhado. Há uma preparação adicional para fazer, e quanto tempo é gasto no simulador".

Além de um novo carro, McLaren e Toyota enfrenta enfrentam novas regras: "Eu tive que aprender as regras: no WEC existem áreas lentas, precisamos saber como é o período de bandeiras amarelas em todo o circuito, como reagir..."

Primeiros treinos livres no WEC, mais uma lição de aprendizado

O bicampeão mundial da F1 definiu seu primeiro treino como uma oportunidade a mais de aprender e melhorar para chegar preparado para a primeira corrida. "Fizemos muitos testes na Espanha, Portimão... no Prólogo eu não pude estar para competir na China, e esta é a primeira vez com todo o tráfego, com a pista cheia de carros, por isso estamos melhorando passo a passo".

"Obviamente é uma curva de aprendizagem, há coisas que continuamos melhorando. Nós coletamos informações, tanto quanto podemos, existem diferenças entre as diferentes categorias... No simulador treinamos muito com esse tráfego, com diferentes situações, para estarmos pronto para ir o melhor possível".

Embora a Toyota tenha feito o melhor tempo no TL1, Alonso minimizou a volta que o deixou à frente de seus companheiros e do resto dos protótipos.
“Foi só o primeiro treino livre. Foi o primeiro contato com o circuito. Obviamente, temos voltas limitadas no treino livre, por isso, serviu para descobrir as primeiras sensações do carro, ter um relatório mais detalhado e ter uma melhor preparação".

"Foi uma volta limpa, mas não foi crucial. Como eu disse, você aprende a cada volta coisas diferentes, ver onde os carros passam aqui e ali, e guardar na memória para o sábado, para entender a melhor maneira de gerenciar o tráfego e o equilíbrio do carro".

Artigo anterior Alonso domina primeiro treino livre do WEC em Spa
Próximo artigo Toyota domina classificação em Spa

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros