Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari
Entrevista

Di Grassi acredita na evolução da Audi na F-E e descarta DTM

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, piloto brasileiro também pensa em terminar atual temporada do WEC com vitórias

Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport
Start: #8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis leads
Start: #8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis leads
Start: #8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis leads
#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis
#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis
#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis
Polesitters #8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis
Podium: second place Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport
Podium: Race winner Sébastien Buemi, Renault e.Dams; second place Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport; third place Nick Heidfeld, Mahindra Racing
Podium: Race winner Sébastien Buemi, Renault e.Dams; second place Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport; third place Nick Heidfeld, Mahindra Racing
Podium: Race winner Sébastien Buemi, Renault e.Dams; second place Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport; third place Nick Heidfeld, Mahindra Racing
Podium: second place Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport
Podium: second place Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport
Podium: second place Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport
Podium: Race winner Sébastien Buemi, Renault e.Dams; second place Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport; third place Nick Heidfeld, Mahindra Racing
Podium: second place Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport

A grande notícia do esporte a motor na última semana foi o anúncio da saída da Audi do World Endurance Championship (WEC), após 18 anos nas corridas de protótipos e contabilizando 13 vitórias em Le Mans. Um dos pilotos que se despedem junto com a marca alemã é Lucas di Grassi.

O piloto exclusivamente com o Motorsport.com Brasil e comentou a decisão da fabricante, que vai ter maior foco na Fórmula E, categoria que o piloto paulistano também protagoniza.

No mundial de endurance, apesar da grande distância dos líderes na pontuação (o carro #8 do brasileiro é terceiro colocado, 28,5 pontos atrás da Porsche, que comanda o campeonato, faltando apenas duas etapas), di Grassi pensa em encerrar a passagem da Audi com título.

“Sem dúvida seria sensacional", disse di Grassi. "Somos o trio mais jovem da Audi, com uma média de 33 anos. O primeiro ano foi complicado, pois precisamos lidar com a questão do entrosamento, embora na segunda metade da temporada fomos o principal trio do time.”

“Neste ano, nos consagramos como trio principal. O carro #7 tem excelentes pilotos, mas nossa performance foi muito boa na média de todas as corridas, incluindo Le Mans."

“Então seria muito importante terminar a história da Audi no endurance com vitórias ou com o título nestas duas últimas corridas e fechar com chave de ouro essa era, colocando nosso nome na história nas corridas de longa duração como o último trio da equipe – tudo começou com Capelo, Biela, Kristensen e veio até nossa era, de di Grassi, Duval e Jarvis. A gente já é parte da história da Audi, mas seria interessante terminar com uma vitória.”

O comprometimento com a Audi faz Lucas efetivamente sair do WEC, não o fazendo pensar em se manter na categoria, mas por algum outro time ou classe.

“Creio que não. Meu foco é seguir com a Audi na Fórmula E. É a minha prioridade. Fazer corridas no WEC, em outra equipe, não faria o menor sentido."

Fórmula E

Com os alemães dando maior atenção à categoria dos carros totalmente elétricos, o atual vice-campeão acredita que o futuro será promissor.

“Nesta temporada, mesmo com o envolvimento maior da Audi, o carro foi totalmente desenvolvido em conjunto com a Schaffler. Creio que com a chegada da Audi, o carro vai evoluir bastante.”

“Tínhamos uma restrição grande de orçamento e 'know how' em relação à Renault, especialmente na temporada passada. Neste ano, estamos mais próximos e com a chegada da Audi, temos muita margem para crescimento.”

“Em corridas, você precisa ter um bom equipamento e a Audi sempre construiu bons carros em todas as categorias que passou e, sem dúvida, tê-los na F-E será uma ajuda muito grande."

"E a categoria tem crescido muito – já vejo a F-E como a segunda categoria mais importante do mundo em termos de dificuldade para se tornar vencedor e de nível dos pilotos.”

“Essa ascensão deve se tornar ainda mais evidente no futuro e, a longo prazo, há chance de ameaçar e coexistir em condição de igualdade com a F1. Já temos mais montadoras que a F1, então é uma questão de tempo. Claro que isso vai demorar para acontecer, mas será uma realidade em algum momento.”

DTM

Apesar de se retirar do WEC, a Audi permanece no DTM, mas di Grassi não acredita que possa fazer o campeonato de turismo junto com a Fórmula E.

“Eu já testei o carro algumas vezes e me senti bem. Chegou a existir conversa para eu correr lá em algum momento, mas eu prefiro a F-E. Creio que o desafio é muito maior. Hoje em dia, a categoria já tem um status significativo, é uma série mundial, não local."

"Além disso, há conflito de datas, não dá para fazer os dois campeonatos, foi o que aconteceu com o (António Felix) da Costa na BMW, então mesmo se eu pudesse escolher entre as duas, escolheria a F-E, sem dúvida. Tanto do ponto de vista financeiro, quanto do desafio, a F-E já é maior.”

“Além disso, tenho muito mais 'know how' de carros de fórmula do que de turismo – corri algumas vezes na Stock Car e de GT em Macau, nunca fiz uma temporada completa."

"Então eu ainda teria que aprender muito, enquanto na F-E eu já estou consolidado, tendo disputado o título nas duas temporadas. Para mim faz muito mais sentido.”

Artigo anterior WEC comenta saída da Audi: "outras vão chegar"
Próximo artigo Webber diz que medo de acidentes interferiu em aposentadoria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros