Relato da corrida

Webber vence segunda seguida; Senna triunfa na LMP2

Porsche #1, de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley, volta a vencer no Mundial de Endurance; na LMP2, Bruno Senna vence segunda no ano e Pipo Derani vai ao pódio

#1 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Timo Bernhard, Mark Webber, Brendon Hartley

Porsche Motorsport

Após mais de um mês de pausa, o Mundial de Endurance voltou às atividades neste sábado (3), com as 6 Horas do México. E os vencedores foram os mesmos da 6 Horas de Nürburgring, etapa anterior da temporada 2016: o Porsche #1, de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley cruzou a linha de chegada à frente de todos, vencendo a segunda prova consecutiva.

Na primeira metade da corrida, o duelo do #1 foi com o Audi #8, de Lucas di Grassi, Oliver Jarvis e Loic Duval - com o carro do brasileiro levando a melhor em boa parte da disputa. No começo da segunda metade da prova, porém, o #8 teve problemas quando a chuva caiu no autódromo Hermanos Rodriguez: um defeito no rolamento da roda dianteira esquerda fez Jarvis rodar e bater.

A Audi trabalhou e fez reparos no protótipo, mas o desempenho nunca mais foi o mesmo e, com uma série de dificuldades - retornando à garagem, inclusive - o #8 só voltou à pista no final para terminar com o sétimo lugar na LMP1.

Com isso, o #1 ficou com caminho livre para, sem enfrentar dificuldades, vencer a prova sem ser incomodado até o final. O Audi #7, no México apenas com Andre Lotterer e Marcel Fässler, recuperou-se de problemas com os pneus ainda no primeiro stint de prova e vinha tirando a diferença do #1 gradativamente, mas um erro de Lotterer, que rodou, custou 30 segundos fatais e as chances de vitória foram para o espaço.

Nos minutos finais ainda houve espaço para um pequeno susto para o #1 que quase bateu de frente no muro da penúltima curva, mas Bernhard conseguiu evitar a batida e seguiu sem novos sustos até o final da prova. O #7 terminou em segundo e o #6 completou o pódio. O #2, de Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas, não teve condições de brigar pela vitória e terminou em quarto.

O resultado, entretanto, não tirou a liderança do campeonato do #2, que segue à frente: 118 pontos, contra 77 do trio do #6. Quem saiu mais ferido do México foi o #8, que caiu para terceiro, com 74,5 pontos.

LMP2: Senna vence batalha acirrada

Na LMP2, as emoções foram intensas até a bandeirada. O #43 da RGR Sport, de Bruno Senna, Felipe Albuquerque e Ricardo Gonzalez resistiram à pressão do #36, de Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e Stephane Richelmi na reta final da prova para vencer e fazer a alegria do público local - Gonzalez e a equipe são mexicanos.

O #26 da G-Drive, de Rene Rast, Roman Rusinov e Alex Brundle vinha na liderança até que um problema no freio dianteiro esquerdo fez com que Rast rodasse e fosse obrigado a parar na garagem para a equipe fazer os reparos - relegando o time a um amargo oitavo lugar na classe.

O pódio da classe foi completado pelo #31 da ESM Tequila Patrón, de Pipo Derani, Chris Cumming e Ryan Dalziel, que fez boa prova de recuperação.

LMGTE-Pro: Aston Martin domina; LMGTE-Am: Porsche vence

Diferentemente do que vinha acontecendo nas etapas anteriores, dominadas por Ferrari e Ford, a Aston Martin resolveu dar as caras e venceu na classe LMGTE-Pro com o #97, do duo Darren Turner e Richie Stanaway.

O duelo foi, em grande parte do tempo, com o outro carro da equipe - o #95, de Nicki Thiim e Marco Sorensen. Mas uma rodada de Thiim custou muito tempo para o #95, que terminou em terceiro - o segundo lugar ficou com a Ferrari #51, de Gianmaria Bruni e James Calado.

Na LMGTE-Am, quem venceu foi o Porsche #88, de Patrick Long, David Heinemeier Hansson e Khaled Al Qubaisi - a primeira do trio em 2016. O segundo lugar ficou com a Ferrari #83, de Rui Águas, Emmanuel Collard e François Perrodo, com o Porsche #78, de Christian Ried, Wolf Henzler e Joël Camathias completando o pódio.

Confira o resultado final:

Pos. Num.PilotosCarroClasseVoltasTempo  Pits  
1   1  Mark Webber 
 Timo Bernhard 
 Brendon Hartley 
Porsche 919 Hybrid LMP1 230       7    
2   7  Andre Lotterer 
 Marcel Fassler 
Audi R18 LMP1 230 1'01.442     7    
3   6  Stéphane Sarrazin 
 Kamui Kobayashi 
 Mike Conway 
Toyota TS050 Hybrid LMP1 230 1'09.709     7    
4   2  Romain Dumas 
 Neel Jani 
 Marc Lieb 
Porsche 919 Hybrid LMP1 230 1'30.004     7    
5   13  Alexandre Imperatori 
 Dominik Kraihamer 
 Matheo Tuscher 
Rebellion R-One LMP1 218 12 voltas     7    
6   43  Bruno Senna 
 Ricardo Gonzalez 
 Filipe Albuquerque 
Ligier JS P2 LMP2 210 20 voltas     7    
7   36  Nicolas Lapierre 
 Gustavo Menezes 
 Stéphane Richelmi 
Alpine A460 LMP2 210 1.985     7    
8   31  Pipo Derani 
 Ryan Dalziel 
 Chris Cumming 
Ligier JS P2 LMP2 207 23 voltas     7    
9   42  Nick Leventis 
 Jonny Kane 
 Lewis Williamson 
Gibson 015S LMP2 207 46.025     7    
10   41  Bruno Junqueira 
 Roberto Gonzalez 
 Luis Diaz 
Gibson 015S LMP2 207 1'18.552     7    
11   35  Nelson Panciatici 
 Ho-Pin Tung 
 David Cheng 
Alpine A460 LMP2 206 24 voltas     7    
12   27  Maurizio Mediani 
 Nicolas Minassian 
BR01 LMP2 206 2.810     9    
13   26  Roman Rusinov 
 René Rast 
 Alex Brundle 
Oreca 05 LMP2 205 25 voltas     8    
14   30  Scott Sharp 
 Ed Brown 
 Johannes van Overbeek 
Ligier JS P2 LMP2 204 26 voltas     6    
15   97  Darren Turner 
 Richie Stanaway 
Aston Martin Vantage V8 LMGTE PRO 202 28 voltas     6    
16   51  Gianmaria Bruni 
 James Calado 
Ferrari 488 GTE LMGTE PRO 202 9.437     5    
17   95  Marco Sorensen 
 Nicki Thiim 
Aston Martin Vantage V8 LMGTE PRO 202 18.242     5    
18   71  Sam Bird 
 Davide Rigon 
Ferrari 488 GTE LMGTE PRO 201 29 voltas     4    
19   67  Harry Tincknell 
 Andy Priaulx 
 Marino Franchitti 
Ford GT LMGTE PRO 201 1'00.782     5    
20   77  Richard Lietz 
 Michael Christensen 
Porsche 911 RSR (2016) LMGTE PRO 201 1'20.838     4    
21   4  Simon Trummer 
 Oliver Webb 
 Pierre Kaffer 
CLM P1/01 LMP1 199 31 voltas     7    
22   88  David Heinemeier Hansson 
 Patrick Long 
 Khaled Al Qubaisi 
Porsche 911 RSR LMGTE AM 197 33 voltas     6    
23   83  François Perrodo 
 Emmanuel Collard 
 Rui Aguas 
Ferrari F458 Italia LMGTE AM 196 34 voltas     5    
24   78  Christian Ried 
 Wolf Henzler 
 Joel Camathias 
Porsche 911 RSR LMGTE AM 196 17.755     8    
25   86  Michael Wainwright 
 Adam Carroll 
 Ben Barker 
Porsche 911 RSR LMGTE AM 196 51.609     6    
26   66  Stefan Mücke 
 Olivier Pla 
Ford GT LMGTE PRO 181 49 voltas     7    
27   8  Lucas di Grassi 
 Loic Duval 
 Oliver Jarvis 
Audi R18 LMP1 167 63 voltas     8    
28   98  Pedro Lamy 
 Paul Dalla Lana 
 Mathias Lauda 
Aston Martin Vantage V8 LMGTE AM 192 38 voltas     7    
29   50  Pierre Ragues 
 Ricky Taylor 
 Yutaka Yamagishi 
Chevrolet Corvette C7-Z06 LMGTE AM 184 46 voltas     7    
30   44  Richard Bradley 
 Matthew Rao 
Alfonso Diaz Guerra 
Oreca 05 LMP2 179 51 voltas     8    
31   5  Kazuki Nakajima 
 Sébastien Buemi 
Toyota TS050 Hybrid LMP1 62 168 voltas     2    
32   37  Vitaly Petrov 
 Viktor Shaytar 
 Kirill Ladygin 
BR01 LMP2 29 201 voltas

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Di Grassi é pole no México; Senna larga na frente pela LMP2
Próximo artigo Com Audi 'azarada', Webber vence terceira; di Grassi é 2º

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil