WEC: com Negrão, Alpine vence em Sebring prova marcada por bandeiras vermelhas
Alpine vence 1000 Milhas de Sebring, corrida de abertura da temporada de 2022 do WEC, após três bandeiras vermelhas por acidente da Toyota e tempestade
A 1000 Milhas de Sebring não terminou como esperado. As suas oito horas planejadas perderam 15 após uma tempestade atingir o local de prova. O carro #36 da Alpine, pilotado por Nicolas Lapierre, Matthieu Vaxiviere e pelo brasileiro André Negrão, dominou a prova com um constante desempenho superior aos dos adversários Toyota e Glickenhaus, assim como dos carros da LMP2.
Após um atraso de 30 minutos com a primeira bandeira vermelha, enquanto as proteções da curva 15 eram consertadas devido a forte batida de Maria Lopez e sua Toyota de número 7, a corrida seguiu com bandeira verde pelas 3h e 40 minutos restantes.
A Toyota número 8 liderava até a batida, mas teve que diminuir o ritmo para não sofrer de pane seca. Na volta seguinte o carro entrou nos pits para reabastecimento.
No retorno, a Alpine liderava à frente do Glickenhaus 007 LMH com uma volta de vantagem, enquanto a outra Toyota caiu para terceiro. Contudo, assim que a bandeira verde foi balançada, Briscoe, piloto da Glickenhaus, ultrapassou o Corvette GTE Pro antes da relargada, o que lhe deu uma punição.
Após uma segunda bandeira vermelha por causa da tempestade com trovões, mas sem chuva, a corrida foi reiniciada faltando 36 minutos para o fim, mas a chuva ainda ameaçava. Após mais uma série de trovões, os carros estavam prontos para reiniciar a prova quando mais relâmpagos foram detectados nos arredores.
A bandeira quadriculada foi mostrada faltando 14 minutos para o fim da prova, ao mesmo tempo que o céu começava a abrir em Sebring.
Com o resultado, a Alpine conquistou sua primeira vitória geral sobre a Toyota de Sebastian Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, e da Glickenhaus de Olivier Pla, Romain Dumas e Ryan Briscoe.
Ao fim da prova, André Negrão deu a seguinte declaração: “foi uma corrida dura, esperamos por isso por toda a temporada passada. Uma corrida difícil para todos, com algumas bandeiras vermelhas. Agradeço aos meus companheiros e a todos da equipe Alpine pelo grande trabalho feito ao longo da semana”

#92 Porsche GT Team Porsche 911 RSR - 19: Michael Christensen, Kevin Estre
Photo by: Paul Foster
Resultado da Corrida:
Cla | # | Pilotos | Carro | Classe | Voltas | Tempo |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 36 | |
Alpine A480 | HYPERCAR | 194 | 7:15'37.293 |
2 | 8 | |
Toyota GR010 - Hybrid | HYPERCAR | 194 | 7:16'14.759 |
3 | 708 | |
Glickenhaus 007 LMH | HYPERCAR | 193 | 7:15'47.801 |
4 | 23 | Josh Pierson |
Oreca 07 | LMP2 | 192 | 7:16'19.526 |
5 | 31 | |
Oreca 07 | LMP2 | 192 | 7:16'23.236 |
6 | 41 | Rui Andrade |
Oreca 07 | LMP2 | 192 | 7:19'34.747 |
7 | 9 | |
Oreca 07 | LMP2 | 192 | 7:19'38.729 |
8 | 28 | Oliver Rasmussen |
Oreca 07 | LMP2 | 192 | 7:19'41.209 |
9 | 38 | |
Oreca 07 | LMP2 | 192 | 7:19'43.496 |
10 | 22 | |
Oreca 07 | LMP2 | 192 | 7:19'48.518 |
11 | 5 | |
Oreca 07 | LMP2 | 192 | 7:19'56.740 |
12 | 83 | Alessio Rovera |
Oreca 07 | LMP2 | 191 | 7:19'48.196 |
13 | 35 | Jean-Baptiste Lahaye François Heriau |
Oreca 07 | LMP2 | 190 | 7:19'44.933 |
14 | 45 | Thomas Steven |
Oreca 07 | LMP2 | 190 | 7:19'47.614 |
15 | 1 | Lilou Wadoux Charles Milesi |
Oreca 07 | LMP2 | 189 | 7:19'42.093 |
16 | 44 | |
Oreca 07 | LMP2 | 188 | 7:16'12.445 |
17 | 92 | |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 183 | 7:15'49.273 |
18 | 64 | |
Chevrolet Corvette C8.R | LMGTE PRO | 183 | 7:15'58.580 |
19 | 91 | |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 183 | 7:16'00.835 |
20 | 51 | |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 183 | 7:19'35.390 |
21 | 98 | David Pittard |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 180 | 7:15'59.556 |
22 | 52 | |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 180 | 7:16'13.723 |
23 | 33 | |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 180 | 7:19'23.417 |
24 | 56 | Brendan Iribe |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 180 | 7:19'24.692 |
25 | 77 | Sebastian Priaulx |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 180 | 7:19'29.308 |
26 | 85 | |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 179 | 7:19'25.945 |
27 | 777 | Charles Fagg |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 179 | 7:19'39.474 |
28 | 21 | |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 178 | 7:19'36.073 |
29 | 60 | |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 178 | 7:19'44.214 |
30 | 54 | |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 178 | 7:19'45.251 |
31 | 34 | Jakub Smiechowski |
Oreca 07 | LMP2 | 174 | 6:37'50.629 |
32 | 88 | |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 169 | 7:19'35.028 |
33 | 10 | |
Oreca 07 | LMP2 | 157 | 5:53'41.658 |
71 | Franck Dezoteux |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 122 | 5:26'06.852 | |
46 | Mikkel Pedersen |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 86 | 2:59'57.081 | |
7 | |
Toyota GR010 - Hybrid | HYPERCAR | 110 | 3:28'51.927 | |
Ver resultados completos |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.