WEC: com Negrão, Alpine vence em Sebring prova marcada por bandeiras vermelhas
Alpine vence 1000 Milhas de Sebring, corrida de abertura da temporada de 2022 do WEC, após três bandeiras vermelhas por acidente da Toyota e tempestade
A 1000 Milhas de Sebring não terminou como esperado. As suas oito horas planejadas perderam 15 após uma tempestade atingir o local de prova. O carro #36 da Alpine, pilotado por Nicolas Lapierre, Matthieu Vaxiviere e pelo brasileiro André Negrão, dominou a prova com um constante desempenho superior aos dos adversários Toyota e Glickenhaus, assim como dos carros da LMP2.
Após um atraso de 30 minutos com a primeira bandeira vermelha, enquanto as proteções da curva 15 eram consertadas devido a forte batida de Maria Lopez e sua Toyota de número 7, a corrida seguiu com bandeira verde pelas 3h e 40 minutos restantes.
A Toyota número 8 liderava até a batida, mas teve que diminuir o ritmo para não sofrer de pane seca. Na volta seguinte o carro entrou nos pits para reabastecimento.
No retorno, a Alpine liderava à frente do Glickenhaus 007 LMH com uma volta de vantagem, enquanto a outra Toyota caiu para terceiro. Contudo, assim que a bandeira verde foi balançada, Briscoe, piloto da Glickenhaus, ultrapassou o Corvette GTE Pro antes da relargada, o que lhe deu uma punição.
Após uma segunda bandeira vermelha por causa da tempestade com trovões, mas sem chuva, a corrida foi reiniciada faltando 36 minutos para o fim, mas a chuva ainda ameaçava. Após mais uma série de trovões, os carros estavam prontos para reiniciar a prova quando mais relâmpagos foram detectados nos arredores.
A bandeira quadriculada foi mostrada faltando 14 minutos para o fim da prova, ao mesmo tempo que o céu começava a abrir em Sebring.
Com o resultado, a Alpine conquistou sua primeira vitória geral sobre a Toyota de Sebastian Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, e da Glickenhaus de Olivier Pla, Romain Dumas e Ryan Briscoe.
Ao fim da prova, André Negrão deu a seguinte declaração: “foi uma corrida dura, esperamos por isso por toda a temporada passada. Uma corrida difícil para todos, com algumas bandeiras vermelhas. Agradeço aos meus companheiros e a todos da equipe Alpine pelo grande trabalho feito ao longo da semana”
#92 Porsche GT Team Porsche 911 RSR - 19: Michael Christensen, Kevin Estre
Photo by: Paul Foster
Resultado da Corrida:
Cla | # | Pilotos | Carro | Classe | Voltas | Tempo |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 36 | André Negrao Nicolas Lapierre Matthieu Vaxivière |
Alpine A480 | HYPERCAR | 194 | 7:15'37.293 |
2 | 8 | Sébastien Buemi Brendon Hartley Ryo Hirakawa |
Toyota GR010 - Hybrid | HYPERCAR | 194 | 7:16'14.759 |
3 | 708 | Olivier Pla Romain Dumas Ryan Briscoe |
Glickenhaus 007 LMH | HYPERCAR | 193 | 7:15'47.801 |
4 | 23 | Paul di Resta Oliver Jarvis Josh Pierson |
Oreca 07 | LMP2 | 192 | 7:16'19.526 |
5 | 31 | Sean Gelael Robin Frijns René Rast |
Oreca 07 | LMP2 | 192 | 7:16'23.236 |
6 | 41 | Rui Andrade Ferdinand Habsburg Norman Nato |
Oreca 07 | LMP2 | 192 | 7:19'34.747 |
7 | 9 | Robert Kubica Louis Deletraz Lorenzo Colombo |
Oreca 07 | LMP2 | 192 | 7:19'38.729 |
8 | 28 | Oliver Rasmussen Ed Jones Jonathan Aberdein |
Oreca 07 | LMP2 | 192 | 7:19'41.209 |
9 | 38 | Roberto Gonzalez Antonio Felix da Costa Will Stevens |
Oreca 07 | LMP2 | 192 | 7:19'43.496 |
10 | 22 | Philip Hanson Filipe Albuquerque William Owen |
Oreca 07 | LMP2 | 192 | 7:19'48.518 |
11 | 5 | Dane Cameron Emmanuel Collard Felipe Nasr |
Oreca 07 | LMP2 | 192 | 7:19'56.740 |
12 | 83 | François Perrodo Nicklas Nielsen Alessio Rovera |
Oreca 07 | LMP2 | 191 | 7:19'48.196 |
13 | 35 | Jean-Baptiste Lahaye Matthieu Lahaye François Heriau |
Oreca 07 | LMP2 | 190 | 7:19'44.933 |
14 | 45 | Thomas Steven James Allen Rene Binder |
Oreca 07 | LMP2 | 190 | 7:19'47.614 |
15 | 1 | Lilou Wadoux Sébastien Ogier Charles Milesi |
Oreca 07 | LMP2 | 189 | 7:19'42.093 |
16 | 44 | Miro Konopka Mathias Beche Tijmen van der Helm |
Oreca 07 | LMP2 | 188 | 7:16'12.445 |
17 | 92 | Michael Christensen Kevin Estre |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 183 | 7:15'49.273 |
18 | 64 | Tommy Milner Nick Tandy |
Chevrolet Corvette C8.R | LMGTE PRO | 183 | 7:15'58.580 |
19 | 91 | Gianmaria Bruni Richard Lietz |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 183 | 7:16'00.835 |
20 | 51 | Alessandro Pier Guidi James Calado |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 183 | 7:19'35.390 |
21 | 98 | Paul Dalla Lana David Pittard Nicki Thiim |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 180 | 7:15'59.556 |
22 | 52 | Miguel Molina Antonio Fuoco |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 180 | 7:16'13.723 |
23 | 33 | Ben Keating Florian Latorre Marco Sorensen |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 180 | 7:19'23.417 |
24 | 56 | Brendan Iribe Ollie Millroy Ben Barnicoat |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 180 | 7:19'24.692 |
25 | 77 | Christian Ried Sebastian Priaulx Harry Tincknell |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 180 | 7:19'29.308 |
26 | 85 | Rahel Frey Michelle Gatting Sarah Bovy |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 179 | 7:19'25.945 |
27 | 777 | Satoshi Hoshino Tomonobu Fujii Charles Fagg |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 179 | 7:19'39.474 |
28 | 21 | Simon Mann Chris Ulrich Toni Vilander |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 178 | 7:19'36.073 |
29 | 60 | Claudio Schiavoni Matteo Cressoni Giancarlo Fisichella |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 178 | 7:19'44.214 |
30 | 54 | Thomas Flohr Francesco Castellacci Nick Cassidy |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 178 | 7:19'45.251 |
31 | 34 | Jakub Smiechowski Fabio Luca Scherer Esteban Gutierrez |
Oreca 07 | LMP2 | 174 | 6:37'50.629 |
32 | 88 | Fred Poordad Patrick Lindsey Julien Andlauer |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 169 | 7:19'35.028 |
33 | 10 | Nico Müller Ryan Cullen Mike Rockenfeller |
Oreca 07 | LMP2 | 157 | 5:53'41.658 |
71 | Franck Dezoteux Pierre Ragues Gabriel Aubry |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 122 | 5:26'06.852 | |
46 | Matteo Cairoli Mikkel Pedersen Nicolas Leutwiler |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 86 | 2:59'57.081 | |
7 | Mike Conway Kamui Kobayashi Jose Maria Lopez |
Toyota GR010 - Hybrid | HYPERCAR | 110 | 3:28'51.927 | |
Ver resultados completos |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.