Fórmula 1
11 jun
-
14 jun
Próximo evento em
70 dias
25 jun
-
28 jun
Próximo evento em
84 dias
Fórmula E
27 fev
-
29 fev
Evento encerrado
05 jun
-
06 jun
Próximo evento em
64 dias
IndyCar
R
Detroit
29 mai
-
31 mai
Próximo evento em
57 dias
R
Texas
04 jun
-
06 jun
Próximo evento em
63 dias
NASCAR Cup
06 mar
-
08 mar
Evento encerrado
R
Martinsville
07 mai
-
09 mai
Próximo evento em
35 dias
Stock Car Brasil
R
Goiânia - Corrida de Duplas
27 mar
-
29 mar
Evento encerrado
10 abr
-
12 abr
Próximo evento em
8 dias
MotoGP
30 abr
-
03 mai
Próximo evento em
28 dias
R
GP da França
14 mai
-
17 mai
Próximo evento em
42 dias

WEC e IMSA anunciam convergência de carros para 2022 e criam classe LMDh

compartilhar
comentários
WEC e IMSA anunciam convergência de carros para 2022 e criam classe LMDh
Por:
24 de jan de 2020 18:07

Presidentes do Automobile Club de l'Ouest (ACO) e IMSA revelaram uma nova classe, a LMDh que será comum ao Campeonato Mundial de Endurance da FIA e ao WeatherTech SportsCar Series

Esta sexta-feira (24) é um dia histórico para o endurance mundial. Foi anunciado a convergência de regras entre os carros de elite do Mundial de Endurance da FIA (WEC) e do WeatherTech SportsCar Series (IMSA), criando assim a classe LMDh.

A decisão significa que os protótipos que competem nos carros dos EUA em Daytona e Sebring também serão elegíveis para competir em Le Mans.

Leia também:

A declaração oficial diz:

O ACO e o IMSA estabeleceram juntos a base para regulamentos conjuntos para governar a nova classe de LMDh.

O objetivo é que, a partir de setembro de 2021 no FIA WEC e de janeiro de 2022 no campeonato WeatherTech, os fabricantes possam entrar na categoria superior e competir nos dois principais campeonatos em corridas de endurance com este novo modelo de carro, a LMDh.

Os dois órgãos sancionadores foram inspirados por elementos de cada um de seus respectivos regulamentos, a saber, do Hypercar de Le Mans, da ACO, e aqueles em preparação pelo IMSA o DPi 2.0.

O resultado dessa convergência, o carro LMDh será:

Baseado em um novo chassi comum para ACO e IMSA, usando elementos do chassi de Le Mans Hypercar e LMP2, e construído pelos quatro fabricantes atuais de LMP2: Dallara, Ligier, Multimatic e Oreca. Este chassi também será usado para a nova geração LMP2.

O carro usará um sistema KERS híbrido comum, no eixo traseiro.

Sua silhueta e design serão modificáveis, desenvolvidos de acordo com a marca ou estilo do fabricante, que fornecerá a potência do motor para o carro

Mais detalhes técnicos do carro serão revelados em março, em Sebring, em uma apresentação dos departamentos técnicos do ACO e IMSA.

O presidente do ACO, Pierre Fillon, declarou: “Este anúncio hoje é o ponto de partida crucial para um futuro conjunto de corridas de endurance, apoiado pelo ACO e IMSA. A plataforma representa a convergência alcançada pelas duas organizações, o que é uma grande história de sucesso para corridas de resistência.”

“Em breve, um fabricante poderá competir na categoria principal dos dois campeonatos, o FIA WEC e o WeatherTech Championship. Não podemos estar mais felizes, por ser excepcional, quantas oportunidades essa visão esportiva e de marketing a longo prazo abrirá."

Jim France, CEO do IMSA, também comentou: “Quando meu pai, Bill France Sr., trouxe a primeira corrida de carros esportivos da Daytona Continental aqui para o Daytona International Speedway em 1962, ele queria reunir pilotos, equipes e fabricantes de carros esportivos de todo o mundo. Com o ACO, IMSA e fabricantes alinhados, o anúncio de hoje eleva orgulhosamente a visão de meu pai para o próximo nível."

Gérard Neveu, CEO do WEC comentou: “O grande vencedor de hoje é o endurance, pois a porta está aberta a muitos pilotos para competir no mais alto nível nos dois lados do Atlântico com o mesmo carro.”

"Os dois órgãos devem ser parabenizados por sua visão e espírito de colaboração. Os Hypercars de Le Mans e os novos carros LMDh competindo juntos em Le Mans ou Daytona serão uma perspectiva incrivelmente empolgante para os fãs de endurance em todo o mundo.”

Relembre todos os vencedores das 24 Horas de Le Mans

 

Galeria
Lista

1923: Chenard & Walcker Sport

1923: Chenard & Walcker Sport
1/87

Foto de: Budget Direct

André Lagache, René Léonard

1924: Bentley Sport

1924: Bentley Sport
2/87

Foto de: Budget Direct

John Duff, Frank Clement

1925: Lorraine-Dietrich B3-6

1925: Lorraine-Dietrich B3-6
3/87

Foto de: Budget Direct

Gérard de Courcelles, André Rossignol

1926: Lorraine-Dietrich B3-6

1926: Lorraine-Dietrich B3-6
4/87

Foto de: Budget Direct

Robert Bloch, André Rossignol

1927: Bentley Sport

1927: Bentley Sport
5/87

Foto de: Budget Direct

Dudley Benjafield, Sammy Davis

1928: Bentley 4.5 Litre

1928: Bentley 4.5 Litre
6/87

Foto de: Budget Direct

Woolf Barnato, Bernard Rubin

1929: Bentley Speed 6

1929: Bentley Speed 6
7/87

Foto de: Budget Direct

Woolf Barnato, Henry Birkin

1930: Bentley Speed 6

1930: Bentley Speed 6
8/87

Foto de: Budget Direct

Woolf Barnato, Glen Kidston

1931: Alfa Romeo 8C 2300

1931: Alfa Romeo 8C 2300
9/87

Foto de: Budget Direct

Earl Howe, Henry Birkin

1932: Alfa Romeo 8C 2300

1932: Alfa Romeo 8C 2300
10/87

Foto de: Budget Direct

Raymond Sommer, Luigi Chinetti

1933: Alfa Romeo 8C 2300

1933: Alfa Romeo 8C 2300
11/87

Foto de: Budget Direct

Raymond Sommer, Tazio Nuvolari

1934: Alfa Romeo 8C 2300

1934: Alfa Romeo 8C 2300
12/87

Foto de: Budget Direct

Luigi Chinetti, Philippe Étancelin

1935: Lagonda M45R Rapide

1935: Lagonda M45R Rapide
13/87

Foto de: Budget Direct

Johnny Hindmarsh, Luis Fontés

1937: Bugatti Type 57G (1936 kein Rennen: Arbeiterstreik)

1937: Bugatti Type 57G (1936 kein Rennen: Arbeiterstreik)
14/87

Foto de: Budget Direct

Jean-Pierre Wimille, Robert Benoist

1938: Delahaye 135CS

1938: Delahaye 135CS
15/87

Foto de: Budget Direct

Eugène Chaboud, Jean Trémoulet

1939: Bugatti Type 57S

1939: Bugatti Type 57S
16/87

Foto de: Budget Direct

Jean-Pierre Wimille, Pierre Veyron

1949: Ferrari 166 MM (1940 - 1948 kein Rennen: Krieg/Wiederaufbau)

1949: Ferrari 166 MM (1940 - 1948 kein Rennen: Krieg/Wiederaufbau)
17/87

Foto de: Budget Direct

Luigi Chinetti, Peter Mitchell-Thomson

1950: Talbot Lago T26

1950: Talbot Lago T26
18/87

Foto de: Budget Direct

Louis Rosier, Jean-Louis Rosier

1951: Jaguar XK 120C

1951: Jaguar XK 120C
19/87

Foto de: Budget Direct

Peter Walker, Peter Whitehead

1952: Mercedes-Benz 300SL

1952: Mercedes-Benz 300SL
20/87

Foto de: Budget Direct

Hermann Lang, Fritz Riess

1953: Jaguar C-Type

1953: Jaguar C-Type
21/87

Foto de: Budget Direct

Tony Rolt, Duncan Hamilton

1954: Ferrari 375 Plus

1954: Ferrari 375 Plus
22/87

Foto de: Budget Direct

José Froilán González, Maurice Trintignant

1955: Jaguar D-Type

1955: Jaguar D-Type
23/87

Foto de: Budget Direct

Mike Hawthorn, Ivor Bueb

1956: Jaguar D-Type

1956: Jaguar D-Type
24/87

Foto de: Budget Direct

Ron Flockhart, Ninian Sanderson

1957: Jaguar D-Type

1957: Jaguar D-Type
25/87

Foto de: Budget Direct

Ron Flockhart, Ivor Bueb

1958: Ferrari 250 TR58

1958: Ferrari 250 TR58
26/87

Foto de: Budget Direct

Olivier Gendebien, Phil Hill

1959: Aston Martin DBR1

1959: Aston Martin DBR1
27/87

Foto de: Budget Direct

Carroll Shelby, Roy Salvadori

1960: Ferrari TR59/60

1960: Ferrari TR59/60
28/87

Foto de: Budget Direct

Olivier Gendebien, Paul Frère

1961: Ferrari TR61

1961: Ferrari TR61
29/87

Foto de: Budget Direct

Olivier Gendebien, Phil Hill

1962: Ferrari 330TR1/LM Spyder

1962: Ferrari 330TR1/LM Spyder
30/87

Foto de: Budget Direct

Olivier Gendebien, Phil Hill

1963: Ferrari 250 P

1963: Ferrari 250 P
31/87

Foto de: Budget Direct

Ludovico Scarfiotti, Lorenzo Bandini

1964: Ferrari 275 P

1964: Ferrari 275 P
32/87

Foto de: Budget Direct

Jean Guichet, Nino Vaccarella

1965: Ferrari 250 LM

1965: Ferrari 250 LM
33/87

Foto de: Budget Direct

Jochen Rindt, Masten Gregory, Ed Hugus

1966: Ford GT40 Mk II

1966: Ford GT40 Mk II
34/87

Foto de: Budget Direct

Bruce McLaren, Chris Amon

1967: Ford GT40 Mk IV

1967: Ford GT40 Mk IV
35/87

Foto de: Budget Direct

Dan Gurney, A.J. Foyt

1968: Ford GT40

1968: Ford GT40
36/87

Foto de: Budget Direct

Pedro Rodríguez, Lucien Bianchi

1969: Ford GT40

1969: Ford GT40
37/87

Foto de: Budget Direct

Jacky Ickx, Jackie Oliver

1970: Porsche 917K

1970: Porsche 917K
38/87

Foto de: Budget Direct

Hans Herrmann, Richard Attwood

1971: Porsche 917K

1971: Porsche 917K
39/87

Foto de: Budget Direct

Helmut Marko, Gijs van Lennep

1972: Matra Simca MS670

1972: Matra Simca MS670
40/87

Foto de: Budget Direct

Henri Pescarolo, Graham Hill

1973: Matra Simca 670B

1973: Matra Simca 670B
41/87

Foto de: Budget Direct

Henri Pescarolo, Gérard Larrousse

1974: Matra Simca 670B

1974: Matra Simca 670B
42/87

Foto de: Budget Direct

Henri Pescarolo, Gérard Larrousse

1975: Gulf Mirage GR8 Ford Cosworth DFV

1975: Gulf Mirage GR8 Ford Cosworth DFV
43/87

Foto de: Budget Direct

Jacky Ickx, Derek Bell

1976: Porsche 936

1976: Porsche 936
44/87

Foto de: Budget Direct

Jacky Ickx, Gijs van Lennep

1977: Porsche 936

1977: Porsche 936
45/87

Foto de: Budget Direct

Jacky Ickx, Hurley Haywood, Jürgen Barth

1978: Renault Alpine A442B

1978: Renault Alpine A442B
46/87

Foto de: Budget Direct

Jean-Pierre Jaussaud, Didier Pironi

1979: Porsche 935 K3

1979: Porsche 935 K3
47/87

Foto de: Budget Direct

Klaus Ludwig, Bill Whittington, Don Whittington

1980: Rondeau M 379 B Ford Cosworth

1980: Rondeau M 379 B Ford Cosworth
48/87

Foto de: Budget Direct

Jean Rondeau, Jean-Pierre Jaussaud

1981: Porsche 936/81

1981: Porsche 936/81
49/87

Foto de: Budget Direct

Jacky Ickx, Derek Bell

1982: Porsche 956

1982: Porsche 956
50/87

Foto de: Budget Direct

Jacky Ickx, Derek Bell

1983: Porsche 956

1983: Porsche 956
51/87

Foto de: Budget Direct

Vern Schuppan, Al Holbert, Hurley Haywood

1984: Porsche 956

1984: Porsche 956
52/87

Foto de: Budget Direct

Klaus Ludwig, Henri Pescarolo

1985: Porsche 956

1985: Porsche 956
53/87

Foto de: Budget Direct

Klaus Ludwig, Paolo Barilla, "John Winter"

1986: Porsche 962C

1986: Porsche 962C
54/87

Foto de: Budget Direct

Derek Bell, Hans-Joachim Stuck, Al Holbert

1987: Porsche 962C

1987: Porsche 962C
55/87

Foto de: Budget Direct

Derek Bell, Hans-Joachim Stuck, Al Holbert

1988: Jaguar XJR-9 LM

1988: Jaguar XJR-9 LM
56/87

Foto de: Budget Direct

Jan Lammers, Johnny Dumfries, Andy Wallace

1989: Sauber C9 Mercedes-Benz

1989: Sauber C9 Mercedes-Benz
57/87

Foto de: Budget Direct

Jochen Mass, Manuel Reuter, Stanley Dickens

1990: Jaguar XJR-12 LM

1990: Jaguar XJR-12 LM
58/87

Foto de: Budget Direct

John Nielsen, Price Cobb, Martin Brundle

1991: Mazda 787B

1991: Mazda 787B
59/87

Foto de: Budget Direct

Volker Weidler, Johnny Herbert, Bertrand Gachot

1992: Peugeot 905

1992: Peugeot 905
60/87

Foto de: Budget Direct

Derek Warwick, Yannick Dalmas, Mark Blundell

1993: Peugeot 905 Evo 1B

1993: Peugeot 905 Evo 1B
61/87

Foto de: Budget Direct

Geoff Brabham, Christophe Bouchut, Éric Hélary

1994: Dauer-Porsche 962 LM

1994: Dauer-Porsche 962 LM
62/87

Foto de: Budget Direct

Yannick Dalmas, Hurley Haywood, Mauro Baldi

1995: McLaren F1 GTR

1995: McLaren F1 GTR
63/87

Foto de: Budget Direct

Yannick Dalmas, JJ Lehto, Masanori Sekiya

1996: TWR-Porsche WSC-95

1996: TWR-Porsche WSC-95
64/87

Foto de: Budget Direct

Manuel Reuter, Davy Jones, Alexander Wurz

1997: TWR-Porsche WSC-95

1997: TWR-Porsche WSC-95
65/87

Foto de: Budget Direct

Michele Alboreto, Stefan Johansson, Tom Kristensen

1998: Porsche 911 GT1-98

1998: Porsche 911 GT1-98
66/87

Foto de: Budget Direct

Laurent Aïello, Allan McNish, Stéphane Ortelli

1999: BMW V12 LMR

1999: BMW V12 LMR
67/87

Foto de: Budget Direct

Pierluigi Martini, Yannick Dalmas, Joachim Winkelhock

2000: Audi R8

2000: Audi R8
68/87

Foto de: Budget Direct

Frank Biela, Tom Kristensen, Emanuele Pirro

2001: Audi R8

2001: Audi R8
69/87

Foto de: Budget Direct

Frank Biela, Tom Kristensen, Emanuele Pirro

2002: Audi R8

2002: Audi R8
70/87

Foto de: Budget Direct

Frank Biela, Tom Kristensen, Emanuele Pirro

2003: Bentley Speed 8

2003: Bentley Speed 8
71/87

Foto de: Budget Direct

Tom Kristensen, Rinaldo Capello, Guy Smith

2004: Audi R8

2004: Audi R8
72/87

Foto de: Budget Direct

Seiji Ara, Tom Kristensen, Rinaldo Capello

2005: Audi R8

2005: Audi R8
73/87

Foto de: Budget Direct

JJ Lehto, Marco Werner, Tom Kristensen

2006: Audi R10

2006: Audi R10
74/87

Foto de: Budget Direct

Frank Biela, Emanuele Pirro, Marco Werner

2007: Audi R10

2007: Audi R10
75/87

Foto de: Budget Direct

Frank Biela, Emanuele Pirro, Marco Werner

2008: Audi R10

2008: Audi R10
76/87

Foto de: Budget Direct

Tom Kristensen, Allan McNish, Rinaldo Capello

2009: Peugeot 908 HDI-FAP

2009: Peugeot 908 HDI-FAP
77/87

Foto de: Budget Direct

David Brabham, Marc Gené, Alexander Wurz

2010: Audi R15 Plus

2010: Audi R15 Plus
78/87

Foto de: Budget Direct

Mike Rockenfeller, Timo Bernhard, Romain Dumas

2011: Audi R18 TDI Ultra

2011: Audi R18 TDI Ultra
79/87

Foto de: Budget Direct

Marcel Fässler, André Lotterer, Benoît Tréluyer

2012: Audi R18 e-tron quattro

2012: Audi R18 e-tron quattro
80/87

Foto de: Budget Direct

Marcel Fässler, André Lotterer, Benoît Tréluyer

2013: Audi R18 e-tron quattro

2013: Audi R18 e-tron quattro
81/87

Foto de: Budget Direct

Tom Kristensen, Allan McNish, Loïc Duval

2014: Audi R18 e-tron quattro

2014: Audi R18 e-tron quattro
82/87

Foto de: Budget Direct

Marcel Fässler, André Lotterer, Benoît Tréluyer

2015: Porsche 919 Hybrid

2015: Porsche 919 Hybrid
83/87

Foto de: Budget Direct

Nico Hülkenberg, Earl Bamber, Nick Tandy

2016: Porsche 919 Hybrid

2016: Porsche 919 Hybrid
84/87

Foto de: Budget Direct

Romain Dumas, Neel Jani, Marc Lieb

2017: Porsche 919 Hybrid

2017: Porsche 919 Hybrid
85/87

Foto de: Budget Direct

Timo Bernhard, Brendon Hartley, Earl Bamber

2018: Toyota TS050 Hybrid

2018: Toyota TS050 Hybrid
86/87

Foto de: Budget Direct

Sébastien Buemi, Fernando Alonso, Kazuki Nakajima

2019: Toyota TS050 Hybrid

2019: Toyota TS050 Hybrid
87/87

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Sébastien Buemi, Fernando Alonso, Kazuki Nakajima

Próximo artigo
Hamilton, Alonso, Márquez e cia: veja todos os campeões de 2019

Artigo anterior

Hamilton, Alonso, Márquez e cia: veja todos os campeões de 2019

Próximo artigo

Rebellion abandonará automobilismo após Le Mans

Rebellion abandonará automobilismo após Le Mans
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Le Mans , WEC , IMSA
Autor David Malsher