Relato da corrida

WEC: Jota lidera dobradinha da Porsche nas 6h de Spa; etapa é marcada por forte acidente com trio de Farfus

Na LMGT3, a Porsche também garantiu uma dobradinha com os carros da Manthey Racing

#12 Hertz Team Jota Porsche 963: Will Stevens, Callum Ilott

Foto de: Paul Foster

A equipe Jota garantiu neste sábado sua primeira vitória geral no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) em uma agitada 6h de Spa-Francorchamps, marcada pelo acidente envolvendo um hipercarro Cadillac e o GT3 BMW do trio de Augusto Farfus. 

Will Stevens e Callum Ilott garantiram a primeira vitória da era Hypercar para a Jota em uma dobradinha para o Porsche 963 LMDh, terminando 12s363 à frente do carro #6 da Penske Porsche Motorsport, compartilhado por Laurens Vanthoor, Andre Lotterer e Kevin Estre.

Leia também:

Tendo feito um reabastecimento pouco antes da longa bandeira vermelha, de 1h44min de duração, causada quando o Cadillac V-Series.R LMDh de Earl Bamber bateu no BMW M4 GT3 da WRT de Sean Gelael, do trio de Farfus, na reta Kemmel, fazendo com que os dois carros fossem parar nas barreiras, foi crucial para colocar os Porsches na liderança do pelotão e impedir que a Ferrari conquistasse sua primeira vitória desde Le Mans, no ano passado. 

Lotterer estava à frente de Ilott antes de suas paradas na quinta e sexta posições, com os carros saindo na ordem inversa. 

Naquele momento, um final 1-2 para os Hypercars 499P Le Mans da marca italiana estava em jogo, com Alessandro Pier Guidi no carro #51 liderando à frente do #50 de Antonio Fuoco, que largou na parte de trás do grid dos Hypercars depois de perder todos os seus tempos de qualificação por correr abaixo do peso.

Mas a corrida virou de cabeça para baixo devido a um erro de julgamento de Bamber, quando o neozelandês tentou uma manobra para subir para terceiro contra o Proton Competition 963 de Neel Jani, o que provocou um violento acidente e um longo atraso enquanto as barreiras eram reparadas.

As equipes foram autorizadas a trocar os pneus no grid para o reinício do safety car, mas a Ferrari #51 líder foi forçada a fazer um serviço de emergência antes de fazer uma nova parada após o retorno à pista. 

Com Ilott e Estre, do Porsche #6, precisando de apenas mais uma parada no restante da corrida, eles poderiam controlar os procedimentos quando a pista ficasse verde, mas Estre nunca esteve em posição de desafiar a equipe britânica, que dirigia em dupla pelo fato de Norman Nato ter priorizado a Fórmula E em Berlim. 

Estre foi forçado a ir para o box uma volta antes de Ilott, e a aposta em quatro pneus na última parada não foi suficiente para colocá-lo de volta em posição de igualdade, já que o carro da Jota foi ganhando quilometragem na pista. 

A parada de emergência sob o safety car no reinício significou que o carro #50 que Fuoco compartilhava com Nicklas Nielsen e Miguel Molina completou o pódio, enquanto Pier Guidi lutou para ultrapassar Kamui Kobayashi no Toyota GR010 HYBRID LMH #7 para terminar em quarto.  

 

Porsche também faz dobradinha na LMGT3:

#91 Manthey EMA Porsche 911 GT3 R LMGT3: Yasser Shahin, Morris Schuring, Richard Lietz

#91 Manthey EMA Porsche 911 GT3 R LMGT3: Yasser Shahin, Morris Schuring, Richard Lietz

Foto de: JEP / Motorsport Images

Na classe LMGT3, a Manthey Racing conseguiu uma notável dobradinha, mais uma para a Porsche, depois que o Lamborghini Huracan da Iron Lynx, que liderava na última volta, teve que ir para os boxes para abastecer.

Franck Perera estava pronto para uma primeira vitória históricadepois de perseguir a McLaren United Autosports de Gregoire Saucy, mas não tinha energia suficiente para completar a última volta sem ter que fazer um "splash-and-go".

Com isso, a liderança passou para o Porsche da PureRxcing Manthey, que havia sido reconstruído após o forte acidente de Alexander Malykhin na classificação, mas Klaus Bachler também estava com pouco combustível.

Como resultado, ele não lutou muito, pois seu companheiro de equipe, Richard Lietz, no carro Manthey EMA, apareceu em seus retrovisores e o austríaco ultrapassou seu compatriota em Les Combes antes de voltar para casa com uma vitória de 1s298.

Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin eram a equipe líder antes da bandeira vermelha e, no início, caíram no fundo do pelotão quando Schuring parou na largada para dar lugar a Lietz.

Mas o Porsche permaneceu na briga e avançou constantemente, à medida que os que haviam consumido combustível antes da bandeira vermelha ficavam com pouca carga.

Bachler, Malykhin e Joel Sturm completaram sua improvável recuperação para terminar em segundo, à frente de Perera, Matteo Cressoni e Claudio Schiavone.

O Lamborghini da Iron Dames, que fez a pole com Sarah Bovy, dominou as fases iniciais da corrida, mas teve sua vantagem de 40s anulada por um safety car acionado quando o segundo Jota Porsche 963 de Phil Hanson foi atingido por trás pelo BMW M Hybrid V8 de Rene Rast e bateu no BMW WRT de Ahmad Al Harthy, causando também danos à barreira.

O carro 100% feminino que Bovy dividia com Rahel Frey e Michelle Gatting ainda parecia um candidato à vitória e liderava após o reinício, mas uma troca lenta de pneus deixou Gatting atrás de Perera, antes que ela também tivesse que fazer uma manobra final enquanto pressionava Bachler pelo segundo lugar. 

No final, a Dames ficou em quarto lugar, à frente da McLaren de Saucy, James Cottingham e Nicolas Costa.

WEC Spa - Resultados da corrida:

   
1
 - 
4
   
   
1
 - 
2
   
Cla Equipe # Pilotos Carro Voltas Tempo Intervalo Pits Abandono Pontos
1
HERTZ TEAM JOTA HYPERCAR
12 United Kingdom W. Stevens United Kingdom C. Ilott Porsche 963 141

 

  5    
2
PORSCHE PENSKE MOTORSPORT HYPERCAR
6 France K. Estre Germany A. Lotterer Belgium L. Vanthoor Porsche 963 141

12.363

  5    
3
FERRARI AF CORSE HYPERCAR
50 Italy A. Fuoco Spain M. Molina Denmark N. Nielsen Ferrari 499P 141

1'14.020

  5    
4
FERRARI AF CORSE HYPERCAR
51 Italy A. Pier Guidi United Kingdom J. Calado Italy A. Giovinazzi Ferrari 499P 141

1'17.710

  6    
5
Proton Competition HYPERCAR
99 Switzerland N. Jani France J. Andlauer Porsche 963 141

1'26.326

  5    
6
Toyota Racing HYPERCAR
8 Switzerland S. Buemi New Zealand B. Hartley Japan R. Hirakawa Toyota GR010 - Hybrid 141

1'34.955

  6    
7
Toyota Racing HYPERCAR
7 United Kingdom M. Conway Japan K. Kobayashi Netherlands N. de Vries Toyota GR010 - Hybrid 141

1'38.331

  6    
8
AF Corse HYPERCAR
83 Poland R. Kubica Israel R. Shwartzman China Y. Yifei Ferrari 499P 141

1'49.162

  6    
9
Alpine Endurance Team HYPERCAR
35 France P. Chatin France J. Gounon France C. Milesi Alpine A424 141

2'07.089

  5    
10
PEUGEOT TOTALENERGIES HYPERCAR
93 Denmark M. Jensen Switzerland N. Müller Peugeot 9X8 2024 140

10.657

  7    
11
BMW M Team WRT HYPERCAR
15 Belgium D. Vanthoor Italy R. Marciello Germany M. Wittmann BMW M Hybrid V8 140

30.282

  6    
12
Alpine Endurance Team HYPERCAR
36 France N. Lapierre Germany M. Schumacher France M. Vaxivière Alpine A424 140

37.360

  5    
13
BMW M Team WRT HYPERCAR
20 South Africa S. Linde Netherlands R. Frijns Germany R. Rast BMW M Hybrid V8 140

2'09.102

  7    
14
PEUGEOT TOTALENERGIES HYPERCAR
94 United Kingdom P. di Resta France L. Duval Peugeot 9X8 2024 139

2 laps

  8    
15
Isotta Fraschini HYPERCAR
11
S. Antonio
C. Bennett
France J. Vernay
Isotta Fraschini Tipo 6 Competizione LMH 138

3 laps

  7    
16
Manthey EMA LMGT3
91
Y. Shahin
M. Schuring
Austria R. Lietz
Porsche 911 GT3 R 130

11 laps

  7    
17
Manthey PureRxcing LMGT3
92
A. Malykhin
J. Sturm
Austria K. Bachler
Porsche 911 GT3 R 130

1'11.355

  6    
18
IRON LYNX LMGT3
60 Italy C. Schiavoni Italy M. Cressoni
F. Perera
Lamborghini Huracan GT3 Evo2 130

1'19.920

  7    
19
IRON DAMES LMGT3
85 Belgium S. Bovy Switzerland R. Frey Denmark M. Gatting Lamborghini Huracan GT3 Evo2 130

1'37.121

  7    
20
United Autosports LMGT3
59 J. Cottingham N. Costa Switzerland G. Saucy McLaren 720S GT3 Evo 130

1'41.394

  7    
21
Vista AF Corse LMGT3
54 Switzerland T. Flohr Italy F. Castellacci Italy D. Rigon Ferrari 296 GT3 130

1'50.871

  7    
22
D'Station Racing LMGT3
777 France C. Mateu
E. Bastard
Denmark M. Sorensen
Aston Martin Vantage AMR GT3 130

2'12.827

  7    
23
Proton Competition LMGT3
88 Italy G. Roda
M. Pedersen
Norway D. Olsen
Ford Mustang GT3 130

2'17.936

  7    
24
Proton Competition LMGT3
77 United States R. Hardwick Canada Z. Robichon United Kingdom B. Barker Ford Mustang GT3 130

2'24.658

  7    
25
AKKODIS ASP Team LMGT3
78
A. Robin
Russian Federation T. Boguslavskiy
R. Miyata
Lexus RC F GT3 129

12 laps

  6    
26
Heart of Racing Team LMGT3
27 United Kingdom I. James Italy D. Mancinelli Spain A. Riberas Aston Martin Vantage AMR GT3 129

9.322

  8    
27
TF Sport LMGT3
82 Japan H. Koizumi
S. Baud
Spain D. Juncadella
Chevrolet Corvette Z06 GT3.R 129

1'30.923

  8    
28
Vista AF Corse LMGT3
55
F. Heriau
France S. Mann Italy A. Rovera
Ferrari 296 GT3 129

2'28.972

  7    
29
AKKODIS ASP Team LMGT3
87
T. Kimura
E. Masson
Argentina J. Lopez
Lexus RC F GT3 128

13 laps

  6    
30
CADILLAC RACING HYPERCAR
2 New Zealand E. Bamber United Kingdom A. Lynn Cadillac V-Series.R 95

46 laps

  3    
31
TEAM WRT LMGT3
31
D. Leung
Indonesia S. Gelael Brazil A. Farfus
BMW M4 GT3 87

54 laps

  5    
32
PORSCHE PENSKE MOTORSPORT HYPERCAR
5 Australia M. Campbell Denmark M. Christensen France F. Makowiecki Porsche 963 64

77 laps

  2    
33
United Autosports LMGT3
95
J. Caygill
N. Pino
Japan M. Sato
McLaren 720S GT3 Evo 59

82 laps

  5    
34
Lamborghini Iron Lynx HYPERCAR
63 Italy M. Bortolotti Italy A. Caldarelli Russian Federation D. Kvyat Lamborghini SC63 59

1'47.875

  3    
35
TF Sport LMGT3
81
T. Van
Portugal R. Andrade Ireland C. Eastwood
Chevrolet Corvette Z06 GT3.R 56

85 laps

  4    
36
HERTZ TEAM JOTA HYPERCAR
38 United Kingdom J. Button United Kingdom P. Hanson Denmark O. Rasmussen Porsche 963 37

104 laps

  1    
37
TEAM WRT LMGT3
46 United Kingdom A. Al Harthy Italy V. Rossi Belgium M. Martin BMW M4 GT3 33

108 laps

  1    

DETALHES da oferta da MERCEDES a Sainz, o PLANO B da Audi e o PRAZO da decisão. 'Retorno' de Bottas?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #281 - Vitória muda Norris de patamar na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO: 6h de Spa do WEC é interrompida após forte acidente entre trio de Farfus e Cadillac
Próximo artigo Nicolas Costa lidera em Spa e tem melhor resultado do ano de estreia

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil