Vettel revela admiração pelo rali e diz que pillotos não têm holofotes que merecem

Alemão não descartou tentar entrar no mundo do rali, mas acha difícil

Sebastian Vettel, Team Germany

Sebastian Vettel, Team Germany

Jerry Andre / Motorsport Images

Sebastian Vettel revelou que tem uma “enorme” admiração pelos pilotos de rali e acredita que eles não recebem os holofotes que merecem.

O recém-aposentado piloto de Fórmula 1 discutiu seu fascínio pelos ralis antes da Race of Champions deste fim de semana na Suécia, onde compete ao lado de antigos e atuais pilotos do Campeonato Mundial de Rally, como Sebastien Loeb, Thierry Neuville, Petter Solberg e Oliver Solberg.

Leia também:

Vettel revelou que acompanha regularmente o WRC e está maravilhado com as habilidades necessárias para competir na disciplina.

O vencedor de 53 GPs de F1 encerrou sua carreira na categoria no final da temporada passada, mas já havia sugerido que o rali poderia ser algo que ele gostaria de tentar no futuro.

“Tenho uma enorme admiração pelos pilotos de rali. Acho que é uma habilidade incrível”, disse Vettel.

“Este é um pequeno vislumbre do que pode ser fazer um rali, mas parece que eu chego com uma chave de fenda e um martelo, como duas ferramentas, enquanto eles chegam à curva 1 com toda a caixa de ferramentas, o que quer que aconteça, eles têm a ferramenta de ajuste certa.

“Acho um grande esporte. Existe o elemento de corrida e a habilidade, mas é muito diferente em muitos aspectos.

“O rali é um grande esporte, uma grande habilidade. Acho os pilotos ótimos. Eles não recebem os holofotes que merecem.

“A F1, como eu disse anteriormente, é muito popular, o rali é popular, mas talvez mais nos países nórdicos, mas merece ser muito popular em todo o mundo porque a habilidade é incrível.

“A disciplina também é muito diferente como esporte.

“Me daria muito trabalho, mas talvez possa tentar algo depois de um tempo, caso não competir mais começasse a coçar… seria um grande desafio.”

Sebastian Vettel, Team Germany

Sebastian Vettel, Team Germany

Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images

Questionado se acompanha o WRC, ele disse: “Sim, sempre acompanhei um pouco.

“Nem todos os detalhes, mas geralmente os ralis e as etapas, e muitos jovens estão chegando.

“E eu me lembro dos dias, desculpe Petter [Solberg, presente na coletiva de imprensa] quando Petter estava ganhando e competindo.

“Portanto, não é como se eu tivesse crescido com ralis, mas de alguma forma eu sempre gostei e apenas admirei que você vai tão rápido sem freios e limites de pista e apenas o que quer que esteja ao seu lado não importa o tipo de coisa. Portanto, seja qual for o terreno, sejam quais forem as condições. Sim, há um enorme fascínio.”

Se Vettel optar por uma incursão nos ralis no futuro, ele não seria o primeiro piloto de F1 a fazer isso. Kimi Raikkonen, seu ex-companheiro de equipe na Ferrari, somou 22 largadas no WRC de 2009 a 2011, marcando o melhor resultado com um quinto lugar no Rali da Turquia em 2010.

VÍDEO: Altos, baixos e legado de Vettel

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #214 – Quem pode surpreender na temporada 2023 da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Abiteboul minimiza chances de entrada da Hyundai na F1 em 2026: "Prioridade é o WRC"
Próximo artigo Piloto da Hyundai no WRC, Craig Breen morre aos 33 anos após acidente em teste para o Rally Croácia

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil