Video

Como carro elétrico da CUPRA pode surpreender nas retas

Em uma corrida de arrancada entre um GT movido a combustão e um carro elétrico, qual você acha que teria vantagem? Assista a este vídeo para ver o resultado

Muitos fãs de automobilismo estão relutantes em abraçar as corridas elétricas, com uma reclamação comum contra competições como a FIA ETCR – eTouring Car World Cup. Tradicionalmente, as corridas de carros sempre foram caracterizadas pelo som de motores altos e de alta rotação e o cheiro inconfundível de gasolina no ar. Mas os tempos estão mudando. As tecnologias estão evoluindo e a mentalidade dos consumidores deve começar a mudar para uma vida mais sustentável para permitir que nossa paixão por corridas, carros e velocidade não seja ameaçada.

A primeira vez que você vê uma corrida de carros elétricos, fica surpreso desde o início. Não há ruído do motor, é verdade, mas o zumbido e a aceleração brutal significam que a falta do seu som favorito pode ser perdoada. São carros que ainda estão no início de seu ciclo evolutivo, com anos de inovação pela frente em baterias, autonomia, peso e comportamento dinâmico. E com marcas como a CUPRA - desenvolvedores do eRacer que ganhou o título inaugural da FIA ETCR em 2021 - realizando um trabalho exaustivo de pesquisa e desenvolvimento, certamente haverá muito mais surpresas na futura competição de veículos elétricos.

Uma das características mais impressionantes de um veículo elétrico, seja ele configurado para corrida ou estrada, é sua aceleração. Motores e baterias fornecem torque instantâneo, com energia transferida para o solo muito mais rápido do que um motor de combustão pode gerenciar. Para demonstrar a potência e aceleração do carro oficial FIA ETCR da CUPRA, o CUPRA eRacer de 680cv foi colocado em pista no circuito de Zolder, na Bélgica, para competir numa corrida de arrancada contra um Ferrari 488 Pista de 720cv.

O resultado final do desafio pode ser visto no vídeo. Quem vai prevalecer?

Especificações

  Ferrari 488 Pista CUPRA e-Racer
Transmissão Traseira Traseira
Potência máxima 720 bhp 720 bhp/ 500 kW
Torque máximo 770 Nm 960 Nm
Velocidade máxima 340 km/h 270 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 2.8s 3.2s
Peso 1,385 kg 1,575 kg

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior David Coulthard fala sobre projeto de inclusão feminina que visa F1
Próximo artigo Motorsport Games lança dois jogos no NVIDIA GeForce NOW

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil