Argentino da equipe de estrela do Real Madrid no Dakar homenageia Ayrton Senna; ex-F1 filho de brasileiro é sócio da escuderia

Roberto Merhi, que correu na Marussia na categoria máxima do automobilismo, é parceiro do goleiro belga Thibaut Courtois; saiba mais no Motorsport.com

Capacete de Ayrton Senna no Rally Dakar

Mais importante competição off-road do mundo e grande ícone do esporte a motor global há décadas, o Dakar é cheio de histórias curiosas, com a edição de 2024 tendo um caso que une Ayrton Senna à Argentina através do goleiro do Real Madrid. Não, você não leu errado...

O editor recomenda:

O protagonista disso tudo é o argentino Ricardo Torlaschi, navegador argentino da pilota ítalo-espanhola Christine 'GZ' Giampaoli Zonca na equipe TC Racing, que disputa a classe dos UTVs no rali. O time é de propriedade do goleiro belga Thibaut Courtois, jogador do clube madrilenho.

Ao Motorsport.com, Ricardo explicou a homenagem a Senna no capacete (foto acima): "Tenho Ayrton em meu capacete porque este ano marca o 30º aniversário de sua morte. Sou um fã. Na verdade, tenho um sobrinho chamado Ayrton e quis pintar o capacete como Senna por tudo isso".

 

"Eu amava a Fórmula 1 e adorava a maneira como Ayrton usava o câmbio em H em Mônaco. Sempre que vejo isso, fico arrepiado, e é uma loucura ver a força com que aqueles carros andavam sem o controle de tração e eletrônica que têm agora", destacou.

A única questão de Torlaschi quanto ao uso do capacete em homenagem a Senna eram os patrocinadores, mas um rápido alinhamento com eles resolveu tudo: "Primeiro perguntei se poderia colocar no capacete, aí então coloquei um logotipo meu".

"Parece que o capacete te protege, você 'sente' ele [Ayrton]. |Todos os brasileiros que viram ficaram loucos, uma coisa de paixão", comentou Ricardo, que nunca havia visto uma homenagem a Senna no Dakar e decidiu fazê-lo. "Ayrton Senna o meu favorito".

Além do brasileiro, Torlaschi apontou o argentino Juan Manuel Fangio o espanhol Fernando Alonso como referências. "Gosto dos mais antigos, como Fangio, mas Ayrton eu acho o melhor de todos, a forma como ele pilotava na chuva eu achava incrível... Fernando também é legal, mas Ayrton tinha um estilo de direção diferente e era uma época diferente, ele era único", completou o navegador ao Motorsport.com.

Goleiro do Real é parceiro de ex-F1 'brasileiro' na TC Racing

Courtois ao lado do piloto espanhol Carlos Sainz no GP da França de 2019, ano em que piloto ainda estava na McLaren

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

Courtois ao lado do piloto espanhol Carlos Sainz no GP da França de 2019, ano em que piloto ainda estava na McLaren

Além do Rally Dakar, a escuderia disputa a Fórmula 4 da Espanha e tem como um de seus principais nomes o ex-piloto de Fórmula 1 Roberto Merhi, que administra as operações da equipe ibérica.

O espanhol disputou a temporada 2015 da categoria máxima do automobilismo mundial pela Marussia, escuderia de fundo de grid que não permitiu grandes feitos a Merhi na elite global do esporte a motor.

Curiosamente, Roberto é filho de brasileiro e já correu etapas da Stock Car Pro Series. Além da F1, ele correu recentemente na Fórmula E pela Mahindra, sendo companheiro de um piloto do Brasil: Lucas di Grassi, também ex-F1 e campeão da F-E em 2017.

Lucas di Grassi, Mahindra Racing, Roberto Merhi, Mahindra Racing

Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images

Lucas di Grassi, Mahindra Racing, Roberto Merhi, Mahindra Racing

Motorsport Business #9 – ANDRÉ DUEK: Vida de corridas e negócios, e o valor de empreender nas pistas

Podcast #264 – O que Gil de Ferran deixa para o automobilismo?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior No reinício do Dakar, Lucas Moraes celebra subida para terceiro lugar geral
Próximo artigo Dakar: Ekstrom vence em dia de domínio da Audi; Sainz aumenta vantagem na liderança e Moraes se mantém em terceiro

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil