Dakar Dakar

Com 3º lugar, Moraes supera ídolos do rally em estreia e tem melhor resultado brasileiro no Dakar

Brasileiro terminou na terceira posição em sua primeira participação no maior rally do mundo

#230 Overdrive Racing Overdrive: Lucas Moraes

O Dakar 2023 terminou neste domingo (15), coroando uma performance histórica de Lucas Moraes. O brasileiro terminou na terceira posição geral entre os 73 carros inscritos logo em sua estreia no maior rally do mundo.

Ao longo de 16 dias e 8.500 quilômetros percorridos pela Arábia Saudita, Moraes sempre esteve entre os primeiros colocados, chegando a ocupar a vice-liderança geral graças a uma performance sólida, sem grandes erros ou punições, enquanto pilotos que eram vistos como favoritos ao título sofriam e abandonavam, como Carlos Sainz e Stephane Peterhansel, da Audi.

Leia também:

Moraes tinha ao seu lado o experiente navegador alemão Timo Gottschalk, campeão do Dakar em 2011 ao lado de Nasser Al-Attiyah, que conquistou o penta neste domingo. A bordo do Toyota GR DKR Hilux, Moraes obteve o melhor resultado de um piloto brasileiro na prova, que até então era o oitavo lugar de Klever Kolberg no Dakar 2002.

Apesar de estreante no Dakar, o piloto de 32 anos tem uma longa trajetória no esporte a motor, sendo bicampeão do Rally dos Sertões, da Mitsubishi Cup e tricampeão do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country. Nos últimos anos, já vinha estendendo sua atuação para fora do Brasil, com pódios no Baja Portalegre 500 e Baja Aragón, onde competiu com nomes de destaque do rally.

Isso permitiu a Moraes se preparar para o desafio do Dakar e, logo de cara, entregar uma performance que surpreendeu. Seu resultado final acabou superando muitos de seus ídolos no esporte, como Carlos Sainz (11º em 2006), Stephane Peterhansel (7º na categoria Carros em 1999), Sébastien Loeb (9º em 2016), Giniel de Villiers (5º em 2003), e o próprio Al-Attiyah (10º em 2004).

Além disso, Moraes termina o Dakar 2023 como o melhor piloto da equipe Overdrive, o melhor novato da edição 2023 e o segundo melhor Toyota, atrás apenas do campeão Al-Attiyah.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #212 – Polêmica: as verdades inconvenientes sobre a F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Al-Attiyah conquista penta do Dakar e Moraes obtém melhor resultado brasileiro nos carros; Gugelmin é campeão nos UTVs
Próximo artigo "Difícil segurar a emoção": Moraes celebra resultado histórico em estreia no Dakar

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil