Relato de estágio
Dakar Dakar

Dakar: Sainz perde vitória garantida por penalidade, Loeb triunfa, se aproxima do top 3 e ameaça Moraes

Espanhol foi penalizado com cinco minutos por excesso de velocidade; neste domingo quadriciclos e motos voltaram ao deserto

#201 Bahrain Raid Xtreme Prodrive: Sebastien Loeb, Fabian Lurquin

A especial oito do Dakar foi marcado pela quase vitória de Carlos Sainz. O espanhol estava com a vitória na mão, mas acabou sendo punido e o triunfo foi parar 'nas mãos' de Sébastien Loeb. O revés de Sainz marca o terceiro dia consecutivo de azar para a Audi e a aproximação do piloto francês de rally ao top 3 que conta com o brasileiro Lucas Moraes, da Toyota Overdrive.

Leia também:

O bicampeão do mundial de Rali era o homem a ser batido neste domingo na Arábia Saudita, que liderou desde o início da etapa. No entanto, as comemorações acabaram sendo curtas, uma vez que Sainz recebeu uma penalidade de cinco minutos por excesso de velocidade. No fim, o tempo do ex-piloto de F1 foi de 3h37minutos - a punição fez que com ele terminasse o estágio em terceiro. 

Com isso, Loeb acabou conquistando a vitória com 2m11s de vantagem sobre o segundo colocado, o líder Nasser Al-Attiyah à bordo do seu Toyota Hilux. A conquista do eneacampeão fez com que ele se aproximasse do top 3, o que começa ameaçar o brasileiro Lucas Moraes que fechou o dia em sétimo lugar por sofrer com um pneu furado. Moraes tem um gap de 1h20 para o príncipe do Catar, enquanto Sébastien tem 1h52min.

"A especial de hoje foi bem difícil. Tivemos que trafegar por diversos rios com o leito seco e repleto de pedras. Cada dia aqui é uma luta. Estamos cansados, mas motivados", detalhou.  A tabela geral segue da mesma forma, com Al-Attiyah em primeiro, Henk Lategan na segunda colocação e Moraes em terceiro.

Classificação após estágio 8

Posição

Piloto

Carrro

Gap

1

Nasser Al-Attiyah

Toyota

31hr02m58s 

2

Henk Lategan

Toyota

+1hr03m46s

3

Lucas Moraes

Toyota

+1hr20m22s

4

Sebastien Loeb

Prodrive

+1hr52m06s

5

Giniel de Villiers

Toyota

+2hr04m20s

6

Romain Dumas

Rebellion

+2hr27m11s

7

Martin Prokop

Benzina

+2hr37m00s

8

Brian Baragwanath

Century

+2hr42m06s

9

Wei Han

SMG +3hr15m03s

10

Juan Cruz Yacopini

Toyota

+3hr40m22s

Lucas Moraes; Dakar

Lucas Moraes; Dakar

Photo by: Duda Bairros

Brasileiros nas outras classes

Cristiano Batista foi o melhor brasileiro na classe T4 deste domingo. O piloto da South Racing fechou o oitavo estágio em nono lugar com 4h24min, na classificação, deu um salto e agora é o sexto colocado. Quem seguiu tendo um fim de semana ruim foi Rodrigo Luppi de Oliveira, o brasileiro que chegou a liderar na tabela geral, conseguiu apenas o 31º melhor tempo e agora é o sétimo. Seu filho, Bruno Conti, terminou a etapa em 15º e está uma posição abaixo do pai no ranking (8º).

Já na 'área' dos protótipos leves, T3, o navegador brasileiro Gustavo Gugelmin segue acumulando bons resultados ao lado da sua dupla, o norte-americano Austin Jones, os dois terminaram o dia em quarto lugar e na tabela geral continuam firmes na segunda posição, a 3m19s do belga Guillaume de Mevius. Na oitava etapa, Enio Bozzano terminou o estágio em 36º - posição que também ocupa na classificação. 

Quadriciclos e motos de volta à ativa

Depois do cancelamento por conta das condições climáticas e do cansaço dos pilotos, as classes dos quadriciclos e das motos estiveram no deserto neste domingo. Marcelo Medeiros, o brasileiro que disputa nos quadriciclos, conseguiu um bom resultado terminando o dia em terceiro lugar, atrás apenas do argentino Manuel Andujar e do francês Alexandre Giroud. Na classificação geral, o piloto do Brasil perdeu uma posição e não figura mais entre os dez primeiros (11º). 

"Tinha pedras e piso molhado, devia ser cauteloso e rápido ao mesmo tempo. manhã, como é o dia de descanso, a tarefa será revisar as estratégias e todo o equipamento para as etapas da fase final, principalmente as provas que não poderemos ter a ajuda mecânica", destacou.

Marcelo Medeiros; Dakar

Marcelo Medeiros; Dakar

Photo by: Duda Bairros

Nas motos, a situação do líder, o norte-americano Skyler Howes se complicou em relação ao estágio seis. Agora, a diferença entre ele e o argentino Kevin Benavides - que assumiu a vice-liderança - é de apenas 13 segundos. Benavides fechou o dia em décimo lugar com o tempo de 3h55min, enquanto Howes foi apenas o 20º. 

Como acompanhar na TV

No Brasil, flashes da corrida e reportagens especiais podem ser vistos pela ESPN4, das 22 às 23h (horário sujeito a alteração), com o narrador Thiago Alves e o comentarista Edgard Mello Filho. A repórter Letícia Datena faz boletins diários e in loco, exibidos nos canais Band e Bandsports. Assinantes do Star+ acompanharão imagens comentadas em inglês e espanhol. Outra opção é baixar o app Red Bull TV e assistir a vários conteúdos especiais.

45ª Edição do Rally Dakar
8.549km de percurso total. Especiais somam 4.706km

Veículos e Categorias
Carros: 73
Motos: 125
Quadriciclos: 19
Protótipos Leves: 47
UTVs: 46
Caminhões: 56
Clássicos: 89
Total: 455 veículos

Sainz propõe novo tipo de punição na F1

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #211 - O que esperar da F1 em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Dakar: Al Rajhi surpreende e vence estágio marcado por líderes perdidos no deserto
Próximo artigo Dakar: Conheça detalhadamente Toyota Hilux pilotado por Lucas Moraes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil