F1: Red Bull deve ter 'sidepod estilo Mercedes' ainda mais radical

Equipe está pronta para replicar ainda mais os designs anteriores dos carros da grande rival

Red Bull Racing RB20

Foto de: Red Bull Racing

A Red Bull está pronta para replicar ainda mais os designs anteriores dos carros de Fórmula 1 da Mercedes, avançando mais para um conceito 'estilo "zeropod"' com sua primeira grande atualização de 2024, segundo apurou o Motorsport.com.

O RB20 deste ano da Red Bull foi comparado ao Mercedes W14 de 2023 graças à tampa do motor, que apresenta uma 'linha de cintura' alta, com canais que vão da borda do halo. 

O editor recomenda:

E o Motorsport.com soube que esse design deve permanecer para as condições quentes dos testes de pré-temporada e das rodadas de abertura no Bahrein, na Arábia Saudita e na Austrália. 

Quando a F1 for para o Japão no início de abril, onde as temperaturas cairão e o resfriamento será menos marginal, o RB20 será atualizado para um projeto que lembra o sidepod 'tamanho zero' da Mercedes. Esse foi um conceito que a Mercedes lutou para desvendar como operar ao longo de 2022 e 2023, abandonando quase que completamente para 2024.

A teoria das Flechas de Prata era que, ao encolher a carroceria para aumentar a área de superfície do assoalho, tão importante para a nova era do efeito solo, seria possível obter maior downforce.

No entanto, embora esses argimentos fortes tenham sido simulados no túnel de vento / CFD com condições de controle perfeitas, o carro foi levado para fora de sua estreita janela de operação pelos solavancos na superfície asfáltica dos circuitos reais.

A Mercedes acabou, na medida do possível, abandonando esse layout para o GP de Mônaco de 2023, quando a equipe passou a usar sidepods downwash mais convencionais, como os pioneiros da Red Bull.

Mas a Red Bull crê que será capaz de facilitar sua própria mudança para o chamado "zeropod", já que o RB20 com especificações de lançamento parece ter entradas de radiador verticais mais compactas no sidepod, para permitir uma configuração de componentes ainda mais apertada.

Max Verstappen, Red Bull Racing, Sergio Perez, Red Bull Racing, Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal

Max Verstappen, Red Bull Racing, Sergio Perez, Red Bull Racing, Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull Racing

Foto de: Red Bull Content Pool

Assim como no decorrer da última temporada, e agora com uma mudança para o estilo Mercedes de zeropods, a Red Bull apostou em atualizações que se inclinam para o resfriamento.

Falando no lançamento do RB20, o chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, disse: "Logicamente, haverá uma convergência com regulamentos estáveis. Podemos ver que outros carros foram influenciados pelo RB19".

"Portanto, acho que a equipe fez um trabalho maravilhoso no RB20. Eles não se contentaram com os pontos altos de 2023 e você pode ver que eles ultrapassaram os limites do carro...".

"Você está sempre procurando evoluir. Se você observar a atenção aos detalhes do carro, verá que há aspectos realmente requintados. Não houve complacência, eles continuaram a evoluir e a ultrapassar os limites."

"Também há uma grande inovação no carro que, sem dúvida, será analisada nas próximas semanas, mas acho que a criatividade tem sido forte na equipe... Não é uma evolução conservadora."

Questionado sobre a mudança para uma cobertura de motor no estilo da Mercedes, Horner respondeu: "Não é joguinho. É baseado no desempenho e no que estamos vendo por meio de nossas ferramentas de simulação."

Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari

Watch: Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari

Podcast #269 – O que esperar da pré-temporada 2024 da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Entenda as novas acusações graves do Telegraaf contra Horner
Próximo artigo GM ainda se diz “confiante” na chegada à F1 com Andretti após rejeição

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil