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Alonso elogia a McLaren, mas nega retorno ao grid da Fórmula 1

Bicampeão da categoria máxima do automobilismo mundial, espanhol ainda não definiu o que fará no restante da temporada

Fernando Alonso, McLaren MCL33, and Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+, perform donuts after the race

Após o título do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) com a vitória nas 24 Horas de Le Mans a bordo da Toyota, Fernando Alonso ainda não revelou o que vai fazer no restante da temporada e no ano que vem. A indefinição do espanhol gerou rumores sobre sua eventual volta à Fórmula 1, mas o bicampeão da categoria voltou a negar que esteja encaminhando seu retorno à elite do automobilismo mundial.

Nesta terça-feira, o espanhol respondeu perguntas dos fãs em uma rede social e negou ter saudades da F1: “Não tenho. Minhas realizações na F1 superaram os meus sonhos mais otimistas! E as razões pelas quais decidi sair ainda estão aí”. Em galeria especial no fim desta matéria, o Motorsport.com relembra as 25 atuações mais destacadas de Fernando Alonso.

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“Poder brigar por vitórias e tentar vencer em outras categorias me faz subir a um nível que eu não tinha antes, então estou muito feliz”, disse o bicampeão da F1, fazendo referência a participações em campeonatos como WEC, Indy, etc.

O discurso de Alonso vai ao encontro do defendido pela McLaren, equipe à qual o espanhol ainda é vinculado. Os dirigentes do time de Woking tem negado que planejam um retorno do bicampeão ao grid da F1 e reiteram a confiança em seus atuais pilotos, Carlos Sainz e Lando Norris. Além disso, a escuderia britânica tem Sergey Sirotkin como reserva.

Independentemente dos rumores, Alonso se disse feliz pelo progresso da McLaren, que vem se estabelecendo como a quarta força do campeonato na atual temporada. Embora celebre a boa fase da equipe, o espanhol lamenta a distância da maioria das escuderias para o top-3, formado por Mercedes, Ferrari e Red Bull.

“A McLaren foi, é e sempre será forte. Eles estão na direção certa. Felizmente, podem consolidar o quarto lugar no Campeonato de Construtores. Espero que mais coisas boas venham. Nas duas últimas corridas, ficamos em sexto com algum piloto, mas a uma volta do vencedor. Isso não é bom”, comentou.

Questionado sobre a supremacia da Mercedes, seguida por Ferrari e Red Bull, o espanhol respondeu: "É um problema nos últimos anos. Espero que na próxima mudança de regras em 2021, haja mais equilíbrio".

Por fim, um fã do piloto ainda perguntou: “A F1 precisa de Alonso... há alguma chance de Alonso voltar?". O espanhol disse simplesmente: "Novos sonhos sempre aparecem todos os dias! :D".

As 25 atuações mais destacadas de Alonso na Fórmula 1:

GP da Espanha de 2001
Em seu quinto Grand Prix com a Minardi, Alonso se classificou em 18º, à frente de Giancarlo Fisichella, da Renault, e Pedro de la Rosa, da Jaguar (com quem compete na foto, na primeira curva). Alonso terminou em 13º, à frente de Fisichella e Jenson Button.
GP do Japão de 2001
Alonso se classificou em 18º e terminou em 11º, à frente de Heinz-Harald Frentzen (Prost), Olivier Panis (BAR) e das duas Arrows.
GP da Espanha de 2003
Alonso se classificou em terceiro lugar com a Renault, atrás das duas Ferraris que ocuparam a primeira fila. Ele derrotou Barrichello no domingo para terminar em segundo, atrás de Schumacher.
GP da Hungria de 2003
Alonso quebrou o recorde de Bruce McLaren e se tornou o então mais jovem piloto da história a vencer uma corrida de F1.
GP da França de 2004
Uma de suas maiores derrotas. Michael Schumacher e a Ferrari realizaram uma incrível estratégia de quatro paradas para derrotar Alonso, que havia arrebatado a pole.
GP de San Marino de 2005
Em uma exibição épica de pilotagem defensiva na parte final da corrida, Alonso manteve Schumacher para trás e conquistou um de seus maiores triunfos.
GP do Japão de 2005
Talvez a corrida seja lembrada pela ultrapassagem de Kimi Raikkonen sobre Giancarlo Fisichella pela vitória em Suzuka, mas Alonso também brilhou, saindo de 16º para chegar no pódio.
GP do Japão de 2006
Sua última vitória com a Renault (pelo menos por enquanto!) antes da ida para a McLaren. Alonso estava em uma batalha com Michael Schumacher pelo triunfo até que o motor de Schumi explodiu, permitindo que o espanhol se aproximasse de seu segundo título.
GP da Europa de 2007 (Nurburgring)
Foi uma corrida maluca, com uma tempestade que interrompeu o evento. No reinício, Alonso venceu após uma dura batalha com Felipe Massa (Ferrari).
GP da Itália de 2007
Quarta vitória de Alonso naquela temporada, a última com a McLaren.
GP do Japão de 2008
Após sua polêmica vitória em Cingapura, Alonso conseguiu repetir a dose na próxima corrida, em Fuji, ao derrotar a BMW-Sauber de Robert Kubica.
GP do Bahrein de 2010
Alonso conseguiu uma vitória sortuda em sua primeira corrida com a Ferrari, já que o líder Sebastian Vettel, da Red Bull, sofreu um problema que o levou a terminar em quarto.
GP da Itália de 2010
Ele conquistou a primeira vitória da Ferrari em casa desde a era Schumacher, superando a McLaren de Jenson Button.
GP de Cingapura de 2010
No estilo Imola 2005, Alonso agarrou-se à vitória por apenas 0s293, depois da intensa pressão de Vettel.
GP da Coréia do Sul de 2010
Afetada pela chuva, a corrida marcou a quinta vitória de Alonso naquele ano.
GP da Inglaterra de 2011
Depois de uma parada ruim arruinar a corrida de Vettel, Alonso aproveitou a oportunidade para vencer por 16 segundos. Seria o único triunfo do espanhol e da Ferrari naquela temporada.
GP da Malásia de 2012
Em condições climáticas mistas, Alonso se manteve à frente do desafiante Sergio Pérez, da Sauber.
GP da Europa de 2012 (Valencia)
Depois de um erro estratégico na classificação, ele saiu em 11º, mas completou um domingo perfeito. Alonso acabou ganhando com uma vantagem confortável. Ele diz que talvez seja a sua melhor vitória.
GP do Brasil de 2012
Ele não pôde ganhar a corrida ou o título, mas passou de oitavo no grid para segundo na prova. Button foi inatingível na ponta e Vettel fez o suficiente para conquistar o mundial.
GP da Espanha de 2013
Ele saiu apenas em quinto, mas conseguiu algumas ultrapassagens incríveis na frente de seu público local. Ele passou Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton em uma única manobra, derrotou Vettel e, em seguida, passou o líder Nico Rosberg para alcançar sua última vitória na F1. Um dia de grande inspiração, sem dúvida.
GP da Hungria de 2014
Largando em quinto, Alonso conseguiu se colocar em primeiro lugar e parecia que poderia ganhar. No entanto, Daniel Ricciardo, com pneus mais novos, passou o espanhol a pouco tempo do fim e fez com que o bicampeão tivesse que se contentar com o segundo lugar.
GP dos Estados Unidos de 2016
A partir do 12º lugar com a sua McLaren-Honda, Alonso subiu a quinto, ultrapassando Massa antes de superar Sainz.
GP da Hungria de 2017
Outra grande performance, desta vez terminando em sexto após largar do oitavo lugar.
GP da Austrália de 2018
Largou em 11º e terminou em quinto, à frente da Red Bull de Max Verstappen.
GP do Azerbaijão de 2018
Com os dois pneus do lado direito perfurados por uma colisão, Alonso foi aos boxes. E ele não só terminou a prova: também conseguiu chegar em sétimo, apenas 10 segundos atrás do líder. Ele descreveu a etapa como uma "corrida irrepetível".
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Jose Carlos de Celis
Fórmula 1
Fernando Alonso
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