Alto teto orçamentário da F1 pode forçar Renault a investir mais
De acordo com chefe da equipe, Cyril Abiteboul, times de ponta podem usar todo o limite e a equipe francesa precisaria elevar despesas para não ficar atrás
A Renault admitiu que pode ser forçada a aumentar o valor dos investimentos na Fórmula 1 por conta do alto limite do teto orçamentário a ser estabelecido aos times da categoria a partir de 2021. De acordo com o chefe do time, Cyril Abiteboul, a equipe francesa poderá precisar aumentar os gastos para se aproximar de Ferrari, Mercedes e Red Bull, pois estes três deverão usar todo o limite e a Renault investe muito menos do que isso atualmente.
As equipes da Fórmula 1 e a FIA concordaram com a imposição de um teto orçamentário de 175 milhões de dólares (aproximadamente R$ 675 milhões na cotação atual) a partir de 2021, com certas exclusões, como viagens e salários dos pilotos. O número é maior do que os times menores esperavam e não há certeza da efetividade da medida em aproximar todos no grid.
Falando com exclusividade ao Motorsport.com sobre como o limite orçamentário de $175 milhões de dólares vai afetar a Renault, Abiteboul disse: “Nós estamos muito abaixo. Este valor não representa nenhuma oportunidade para nós”.
“Nós estamos apenas pensando no que precisamos fazer: Se nós precisarmos congelar o nível atual nós achamos que deve ser um valor muito menor do que o limite, mas alto o suficiente para sermos competitivos, ou vamos precisar aumentar”.
“Podemos precisamos aumentar porque o teto orçamentário será maior do que nós antecipamos. Substancialmente maior. Mas esta é uma discussão que nós queremos ter com nossos acionistas pois não é uma decisão que eu possa tomar sozinho”.
Abiteboul não sabe se um limite orçamentário de $175 milhões de dólares vai causar um impacto aos times de ponta de forma a reduzir a diferença para as menores equipes. “É uma pergunta que você precisa fazer à maioria dos times de ponta porque, novamente, eu não tenho a informação sobre o nível de gasto deles hoje”.
“Eu continuo ouvindo coisas muito diferentes sobre o nível em que eles estão operando no momento. Se estes $175 milhões significarem que eles devem economizar $10 milhões por ano, bem, é um monte de dinheiro para mim e para você, mas para companhias como as deles, que são maciçamente ineficientes do ponto de vista econômico, este valor não faria a menor diferença”.
“Mas eles podem dizer que vão precisar salvar $40, $50 ou $60 milhões (algo entre R$150 e R$ 230 milhões) – E que isso faria uma grande diferença. Então a questão real é: em que dimensão o limite orçamentário vai criar um impacto para essas organizações. E isso, eu francamente não sei”.
Cyril Abiteboul, Managing Director, Renault F1 Team
Photo by: Jerry Andre / Sutton Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.