Análise

Análise: As mudanças no carro da Mercedes para 2017

A Mercedes pode ter o que muitos consideraram ser o mais avançado dos projetos de 2017, mas a equipe alemã não descansou.

Mercedes F1 W08 new front wing

Foto de: Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Numerosas mudanças foram feitas no W08 durante os dois testes de pré-temporada. A mais extensa delas veio no segundo teste, quando o time revisou sua asa dianteira, o duto de freio dianteiro, os bargeboards e difusor.

A asa dianteira do W08 é praticamente idêntica a de seu antecessor, com a solução do túnel, introduzida em 2015, sendo refinada e mantida desde então.

A única mudança significativa foi a da cascata 'r' durante o segundo teste, quando a equipe adicionou um espaço em sua superfície. Isso revê a forma do vórtice que é criado como os dois gradientes de pressão, alterando a forma como ele interage com a face frontal do pneu, que é bem mais larga neste ano, com mais 60 milímetros.

Também foram feitas alterações no canal de freio dianteiro, com um pequeno espaço alguns centímetros atrás da borda de ataque, deslocando o elemento mais avançado do flanco do pneu, a fim de alterar como os dois interagem de uma perspectiva aerodinâmica.

A colher colocada logo atrás também foi revisada e agora apresenta a malha de proteção horizontal instalada no carro na última temporada.

 

Mercedes new barge board
Mercedes novo barge board

Foto: Giorgio Piola

Após o novo regulamento relaxar o limite dimensional imposto em 2009, a área à frente dos sidepods gerou intriga em 2017.

A instalação de estruturas maiores e mais complexas era praticamente garantida, mas as soluções testadas pela Mercedes no segundo teste são, de longe, as mais agressivas que já vimos até agora.

A ponta do assoalho [1] teve o mesmo tratamento que o ''W-Floor” na temporada passada, com seus dentes sendo usados para controlar o fluxo de ar turbulento que recebem.

Esta última seção mais rasa do bargeboard agora também apresenta espaços verticais [2], novamente semelhantes a uma solução utilizada no ano passado, com o Mercedes visando melhorar a eficiência do fluxo nesta área em vários ângulos.

O pequeno e agressivo pre-bargeboard [3] também foi ranhurado por toda a sua altura.

A asa de morcego usada de 2014 a 2016 foi mudada dramaticamente para 2017 e agora possui aletas em forma de Z em ambos os lados que trabalham em harmonia com os bargeboards atrás.

Mercedes W08 new diffuser comparison
Mercedes W08 comparação

Foto: Giorgio Piola

As seções externas do difusor também foram revisadas no segundo teste e agora apresentam uma forma ligeiramente menos agressiva, dando lugar a um gurney muito mais complicado, para a equipe melhorar a relação entre as outras asas, tais como as aletas do duto do freio, as placas traseiras da asa e até mesmo a esteira gerada pelo pneu traseiro.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Verstappen dá receita para F1: “deve ser pura como a MotoGP”
Próximo artigo Sauber será pior equipe de 2017, diz fundador

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil