Análise
Fórmula 1 GP da Arábia Saudita

ANÁLISE F1 - Atualizações da McLaren em Jeddah: solução ou problema?

Equipe de Woking aplicou as novas configurações apenas no carro de Piastri, enquanto Norris ficou com o 'antigo' MCL39

McLaren MCL39, detalhes técnicos

Depois dos treinos livres no GP da Arábia Saudita da Fórmula 1, a McLaren segue sendo a equipe mais forte do grid, tendo liderado o TL2 e TL3 - mas ficando muito próximo de Pierre Gasly no TL1.

O time está 'assustando' seus rivais, mas precisa ter cuidado com as atualizações que foram levadas para Jeddah e aplicadas apenas no carro de Oscar Piastri.

Leia também:

Oscar Piastri foi o responsável pelas novidades, enquanto Lando Norris foi encarregado de executar uma versão do MCL39 padrão. 

As novidades diziam respeito à traseira do monoposto papaia: a equipe de Rob Marshall entre as principais equipes é a única que não se limitou a fazer ajustes no carro para se adequar à rápida pista da cidade, mas introduziu uma evolução inicial para desenvolver o potencial do MCL39. 

Andrea Stella deveria se preocupar com o fato de a "nova" McLaren confiada a Piastri ser mais lenta do que a "velha" que tinha Norris? Obviamente que não, porque ambas as soluções estavam à frente da concorrência e a diferença de 168 milésimos a favor do líder mundial por três pontos foi o resultado de um maior conhecimento do carro padrão, enquanto as novas soluções ainda podem precisar de algum trabalho de ajuste fino. 

Quais foram as mudanças? A principal delas diz respeito ao difusor traseiro, que foi desenvolvido em uma tentativa de aumentar a força descendente total e continuar a reduzir a resistência da asa, para melhorar a velocidade máxima, que continua sendo um dos poucos, muito poucos pontos fracos. Na quilha, desapareceu a leve saliência que ainda era visível no Bahrein, para dar lugar a uma rampa central com um design contínuo na subida em direção à estrutura deformável.

McLaren MCL39: ecco le nuove alette in prototipazione rapida nel rear corner affidato a Piastri

McLaren MCL39: aqui estão as novas asas em prototipagem rápida no canto traseiro confiado a Piastri

Fotos de: Filip Cleeren

Na busca por um melhor equilíbrio traseiro, o canto traseiro também foi alterado: além de a saída de ar quente do sistema de freio AP ter sido ligeiramente revisada, as aletas que geram downforce local também foram redesenhadas. 

A McLaren é indiscutivelmente o carro de F1 com maior capacidade de impulso vertical sobre os pneus, oferecendo aos dois pilotos uma janela muito mais aberta de exploração dos compostos do que a concorrência, quanto mais alta a temperatura do asfalto. A questão para a terceira sessão de treinos livres é se será Norris quem adaptará seu MCL39 àquele com os desenvolvimentos, ou se Oscar abrirá mão das inovações para atender às escolhas de Lando. 

A asa traseira levemente descarregada, com a qual a Mclaren começou os testes de inverno em Sakhir e que foi então arquivada para os quatro primeiros GPs da temporada, também foi revisitada: em Jeddah, uma pista urbana muito rápida, ela parecia boa.

Até agora, em Woking, eles não perderam o ritmo em suas escolhas para crescer.

Norris DERROTA Piastri no TL2 em Jeddah, SAUBER deixa BORTOLETO na MÃO e Tsunoda BATE

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Russell MELHOR DO ANO até aqui? CRISE de Max/RBR, Piastri x Norris, BORTOLETO e Ferrari | Splash/Go

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Franco Nugnes
Fórmula 1
Lando Norris
Oscar Piastri
McLaren
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Aston Martin rejeita rumores sobre contratação de Verstappen
Próximo artigo F1 - Wolff nega estar "flertando" com Verstappen sobre ida para Mercedes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros