ANÁLISE: Por que Verstappen está certo e errado sobre o GP de Las Vegas de F1

Antes da corrida em Vegas, Max Verstappen explicou de forma eloquente suas preocupações com a extrema ênfase da corrida no entretenimento e no comércio. Será que o campeão mundial tem razão?

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, during his installation lap

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

O próprio Super Bowl da Fórmula 1 em Las Vegas, que veio com toda a pompa própria do paraíso do jogo e do entretenimento, justificou sua falta de humildade com um GP cheio de ação.

Leia também:

A corrida de 50 voltas em torno dos cassinos da Strip foi de uma emoção fascinante, dissipando as preocupações sobre se a categoria havia ou não se esquecido do aspecto esportivo de seu grande espetáculo. Os chefões da F1 certamente respiraram aliviados depois que os problemas com a pista na quinta-feira e as críticas dos moradores locais ameaçaram tirar o brilho de sua nova joia da coroa, um GP de Mônaco para a geração Netflix.

Na véspera da corrida, o campeão mundial Max Verstappen se tornou o 'porta-voz' para os fãs tradicionais que se sentiram alienados por um evento que levou a F1 para fora de sua zona de conforto e para o centro das atenções como um empreendimento de entretenimento global.

"Um elemento de espetáculo é importante, mas eu gosto de emoção. Quando você vai a Spa, Monza, eles têm muita emoção e paixão", disse ele. "Entendo que os fãs também precisam de algo para fazer na pista, mas acho que é mais importante fazer com que eles realmente entendam o que fazemos como esporte, porque a maioria deles só vem para se divertir."

"Eles se tornam fãs do quê? Eles querem ver talvez seus artistas favoritos, tomar alguns drinques com os amigos e depois sair e ter uma noite louca, mas eles não entendem realmente o que estamos fazendo ou o que estamos colocando em jogo para nos apresentarmos."

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Foto de: Jake Grant / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

A resposta de Verstappen foi recebida com aprovação por muitos fãs cansados nas mídias sociais, e há méritos em seu raciocínio: os preços exorbitantes dos ingressos, bem como as consequências da retirada dos torcedores das arquibancadas antes do atraso do TL2, alimentaram o sentimento entre muitos torcedores de longa data de que o GP de Las Vegas simplesmente não era para eles.

Não apenas no coração europeu, mas também na costa leste dos EUA, onde uma sessão de classificação às 3h da manhã e uma largada à 1h da manhã não eram exatamente um convite convincente para participar da festa.

A Liberty Media, proprietária da F1, ampliou firmemente seu foco do público principal de fãs de automobilismo para um mercado-alvo muito mais amplo e, em Las Vegas, a F1 e suas equipes dobraram o foco para impressionar convidados corporativos e VIPs. É uma abordagem também usada na outra nova corrida americana em Miami, que seu CEO, Tom Garfinkel, descreveu como "um festival de vinho e comida com uma corrida em andamento".  

Do ponto de vista das equipes, o evento foi uma grande vantagem desde o início, portanto, se os patrocinadores ficaram encantados com as opções exclusivas de hospitalidade oferecidas por Vegas, como alguém poderia ser contra?

O choque de culturas da F1 foi hilariamente simbolizado pelo fato de o companheiro de equipe de Verstappen, Sergio Pérez, ter ficado completamente estupefato durante a apresentação dos pilotos quando o locutor do UFC, Bruce Buffer, gritou na sua cara. A expressão facial de Pérez poderia muito bem ter representado uma grande parte dos fãs perplexos que estavam assistindo pela TV.

E ainda assim. O cansaço de Verstappen em relação ao foco no entretenimento e no comércio é válido, mas, da mesma forma, a F1 não pode ir a Las Vegas e fazer um show mundano.

E embora houvesse, sem dúvida, muitos visitantes mais interessados na cena da festa do que na competição esportiva, a corrida de sucesso da categoria proporcionou a melhor plataforma possível para transformar alguns desses visitantes de primeira viagem de diversas origens em fãs fervorosos das corridas.

Tudo o que você precisa para se tornar um fã de qualquer esporte é aquela faísca inicial. Não importa como você a obtém.

Desde que a F1 proteja esse delicado equilíbrio entre o antigo e o novo, deve haver espaço no calendário tanto para a extravagância de Las Vegas quanto para a paixão repleta de história de Monza, assim como há espaço para o elitismo de Mônaco e a atmosfera de festival de Silverstone.

O GP de Las Vegas não é para todos e provavelmente nunca será. Mas em uma programação diversificada de 24 etapas, talvez isso não seja problema.

DEBATE sobre o GP de Las Vegas de F1

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 

Podcast #256 – Quais as chances do GP de Las Vegas se tornar um fiasco?


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Chefes de equipe pedem mudanças na programação "brutal" de Las Vegas
Próximo artigo GP de Abu Dhabi de F1: Horários e como assistir à última etapa de 2023 com a decisão do título da F2

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil