Recomendado para você

Em meio a questões financeiras, Prema "avalia diferentes soluções" para permanecer na Indy em 2026

Em meio a questões financeiras, Prema "avalia diferentes soluções" para permanecer na Indy em 2026

Indy
Indy
Indy October Testing
Em meio a questões financeiras, Prema "avalia diferentes soluções" para permanecer na Indy em 2026
Marcella Assumpção é selecionada para fase internacional do FIA Girls on Track Rising Star

Marcella Assumpção é selecionada para fase internacional do FIA Girls on Track Rising Star

Geral
Geral
Marcella Assumpção é selecionada para fase internacional do FIA Girls on Track Rising Star
F1 - Ralf Schumacher volta a atacar Stroll: "Deve encarar a realidade"

F1 - Ralf Schumacher volta a atacar Stroll: "Deve encarar a realidade"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher volta a atacar Stroll: "Deve encarar a realidade"
 EA Sports anuncia mudanças em jogo oficial da F1

EA Sports anuncia mudanças em jogo oficial da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
EA Sports anuncia mudanças em jogo oficial da F1
Lucas di Grassi lança projeto inovador de carro elétrico que promete ser mais eficiente que um F1 atual

Lucas di Grassi lança projeto inovador de carro elétrico que promete ser mais eficiente que um F1 atual

Geral
Geral
Lucas di Grassi lança projeto inovador de carro elétrico que promete ser mais eficiente que um F1 atual
F1 - Villeneuve detona Colapinto: "Não é mais do que um pagante"

F1 - Villeneuve detona Colapinto: "Não é mais do que um pagante"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Villeneuve detona Colapinto: "Não é mais do que um pagante"
Diogo Moreira é 21º em estreia na MotoGP com a LCR; Aprilia faz dobradinha no teste de Valência

Diogo Moreira é 21º em estreia na MotoGP com a LCR; Aprilia faz dobradinha no teste de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Diogo Moreira é 21º em estreia na MotoGP com a LCR; Aprilia faz dobradinha no teste de Valência
Piloto de rally morre após acidente em trilha na Espanha

Piloto de rally morre após acidente em trilha na Espanha

Rally
Rally
Piloto de rally morre após acidente em trilha na Espanha
Análise

Análise Técnica: A cópia da Red Bull que surpreendeu Vettel

O GP de Cingapura sempre foi favorável ao time austríaco devido ao chassi que utiliza, mas um detalhe intrigou a escuderia italiana, é o que explica os especialistas Matt Somerfield e Giorgio Piola

Pole sitter Sebastian Vettel, Ferrari, inspects the Redbull

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Dominando todos os treinos livres, ficou claro que o RB13 não era apenas adequado ao circuito de Marina Bay, mas já havia avançado durante toda a temporada.

Adrian Newey voltou a ser assunto por ser considerado fundamental para isso, com a atenção dividida entre seus compromissos com a Red Bull e a outros projetos, como o Aston Martin Valkyrie.

Muitas vezes ele é visto vagando para cima e para baixo no pitlane, verificando os outros carros e escrevendo em seu caderno vermelho.

Eles dizem que a imitação é a forma mais sincera de lisonja e, portanto, a Ferrari deve se sentir satisfeita pelo fato da Red Bull ter adotado um dos seus projetos, algo que até Sebastian Vettel sentiu a necessidade de destacar em sua entrevista pós-quali, quando brincou: "Este é o nosso carro, parece uma cópia, não?"

Red Bull RB13 and Ferrari SF70H bargeboards comparison
Foto: Giorgio Piola

Ele estava, é claro, falando sobre o novo defletor do sidepod que a Red Bull inseriu no RB13 em Cingapura.

O defletor, que tem mais do que uma semelhança impressionante com o usado pela Ferrari desde o início da temporada, foi colocado em uma posição que muitas outras equipes começaram a utilizar.

A inclusão deste novo defletor pela Red Bull anunciou várias outras mudanças, como consequência, o barge board foi alterado, com um modelo que se estendeu para fora (seta azul), enquanto o condicionador de fluxo de ar, que normalmente vai por cima, é interceptada por ele.

Agora, enquanto os defletores da Ferrari e Red Bull podem parecer gêmeos, há uma diferença importante, com a Red Bull optando por descartar uma parte mais contundente em favor de uma lâmina de ponta (seta vermelha), já que a Red Bull procura que o defletor funcione em uma linha de velocidade mais ampla do que se tivesse adotado o mesmo design que a Ferrari.

Mercedes W08 bargeboards
Mercedes W08 bargeboards

Foto: Giorgio Piola

O jogo de assimilação não foi isolado pela Red Bull, porém, em Cingapura, a Williams apresentou um novo conjunto de defletores que seguem uma filosofia de design semelhante a da Mercedes, embora não tão complexa.

Williams FW40 side
Williams FW40

Foto: Giorgio Piola

Assim como a Red Bull, as mudanças na Williams culminaram no redesenho dos condicionadores de fluxo de ar também, já que o defletor para a frente da nova configuração está ancorado no assoalho.

Esta é outra superfície que foi otimizada como parte do novo pacote e agora possui três seções distintas, em vez de uma (seta azul).

O deslocamento do condicionador de fluxo de ar para uma posição mais interna e traseira significou que a pequena ranhura, que refletia a do piso abaixo para fins de legalidade, não é mais necessária (seta verde).

Para ajudar a manter a rigidez do condicionador de fluxo de ar e também atuar como um gerador de vórtices, uma pequena aba vertical agora se encontra no topo do lado (seta vermelha).

Artigo anterior Veganismo “hipócrita” de Hamilton irrita fazendeiros
Próximo artigo Após 6º, Palmer diz que sairá da Renault “de cabeça erguida”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros