Análise

Análise técnica: A Ferrari esteve fora do regulamento?

As equipes da Fórmula 1 sabem que entregar um carro de sucesso pode vir com um preço, com rivais e críticos frequentemente sugerindo que um carro só é rápido porque a equipe encontrou alguma forma de vantagem injusta.

Ferrari SF71H mirror

Foto de: Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

A Ferrari não foi exceção a isso, com rumores de queimas de óleo, tanques secundários de óleo e mapas de escape inteligentes - apesar de a FIA nunca ter encontrado nada desfavorável durante as verificações nas corridas.

Mas isso não impediu os concorrentes da Ferrari de examinar detalhadamente o design da concorrente, e um ajuste feito nos espelhos inovadores da equipe em Baku mostra o quão profunda tem sido a análise para garantir que tudo o que a equipe de Maranello está fazendo esteja dentro da lei.

Ferrari SF71H side pods, Australian GP

Ferrari SF71H sidepods, GP da Austrália

Foto: Giorgio Piola

Os espelhos do SF71-H já foram ponto de discussão nesta temporada, dado o seu design exclusivo em várias partes, permitindo que o fluxo de ar passe através deles e melhore o campo de fluxo no local.

No entanto, no Azerbaijão a equipe fez algumas mudanças sutis, a fim de cumprir integralmente os regulamentos, após algumas perguntas terem sido feitas por equipes rivais sobre se o projeto cumpria ou não rigorosamente a redação das regras.

FIA diaram
Diagrama FIA

Foto: FIA

Uma exigência do artigo 3.5.5 dos regulamentos técnicos é que nenhuma parte do carro na região à frente do sidepod possa ser vista de cima (como o marcado em vermelho no diagrama dos regulamentos técnicos da FIA).

As equipes frequentemente substituem essa regra usando o espelho e se utilizando de outra regra (artigo 3.5.2 a), que permite que eles o coloquem em áreas onde outras partes não possam ser usadas, para que possam "esconder" esses elementos embaixo.

Ferrari SF71H mirror
Ferrari SF71H retrovisor

Foto: Giorgio Piola

Poderia ter sido sugerido que os espelhos da Ferrari caíssem no artigo 3.5.5, já que o assoalho utilizado pela equipe neste ano pode ser visto entre a extremidade dianteira do sidepod/assoalho e a borda traseira do espelho quando visto de cima.

A Mercedes e a Red Bull também andam com assoalhos semelhantes, mas superam o elemento 3.5.5 ao ocupar toda a área com seu espelho, garantindo que os elementos de design inferiores não possam ser vistos.

Embora mover toda a parte traseira do espelho para trás fosse claramente uma opção para a Ferrari, ela também poderia com isso negar parte do efeito aerodinâmico geral que está tentando alcançar com seus espelhos.

Ferraro SF71H mirrors
Ferraro SF71H retrovisores

Foto: Giorgio Piola

Assim, com as rivais questionando a solução de espelho com a qual a Ferrari iniciou a temporada, a equipe optou por uma resposta diferente para garantir que não houvesse dúvidas de que seu carro seguia a letra da lei.

Ela acrescentou três abas à superfície superior/canto do espelho, protegendo o assoalho do carro caso ele fosse visto de cima.

Ferrari SF71H front wing end plate
Ferrari SF71H asa

Foto: Giorgio Piola

Mudanças na asa

Enquanto a mudança de espelho chamou a atenção, e quase certamente não teve impacto no desempenho do carro, houve outras mudanças introduzidas em Baku que trouxeram ganhos de velocidade.

Usando um novo design de asa dianteira para 2018, a equipe modificou os canais internos e posteriores no Azerbaijão, reduzindo-os a uma configuração de um elemento único em vez de dois [1].

A última parte do endplate é agora mais inclinada para o exterior, e apresenta um corte para forçar mais ar para fora e ao redor do pneu dianteiro [2]. Essas mudanças também resultaram na fixação da aba que fica na borda posterior do endplate, fixada na aleta de atrás [3].

Essas mudanças foram feitas em conjunto, pois afetam o fluxo de ar ao redor do pneu dianteiro.

No caso da aleta do endplate, seu movimento é agora governado pela rotação das aletas sob carga, que altera sua interação com a esteira da roda, potencialmente melhorando a força descendente e reduzindo o arrasto, dependendo da velocidade do carro.

Relembre a carreira de Gilles Villeneuve

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Williams quer revisão de decisões dos comissários em Baku
Próximo artigo FIA rejeita pedido da Williams de rever punição a Sirotkin

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil