Análise técnica: o que há por trás da Alfa Romeo C39
Alfa Romeo havia divulgado anteriormente imagens do C39 em um teste na semana passada; o lançamento oficial do carro na quarta permitiu analisar alguns aspectos do design
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Alfa Romeo C39 detail
Photo by: Alfa Romeo
No ano passado, a Alfa foi pioneira com sua asa dianteira "sem carga", talvez até com a variante mais agressiva do grid. Em 2020, as coisas não mudaram muito.
Entretanto, a mudança notável estão nas aletas principal e secundária, que permitirá um maior fluxo de ar sob a asa dianteira.
Alfa Romeo Racing C38 front wing detail
Photo by: Giorgio Piola
Para comparar, esta é a asa dianteira do ano passado, onde podemos ver uma abordagem mais contundente que a do C39.
Alfa Romeo C39 detail
Photo by: Alfa Romeo
No ano passado, a Alfa já tinha um arranjo de três entradas na frente do carro, para se beneficiar do fluxo de ar capaz de passar através da estrutura.
No entanto, esse ano a equipe parece ter optado mais pelo estilo ao invés do resultado, já que a entrada central agora tem o formato distinto da grade da Alfa Romeo.
Alfa Romeo C39 detail
Photo by: Alfa Romeo
O arranjo do sidepod, dispositivo aerodinâmico que melhora o fluxo de ar entre as rodas dianteiras e traseiras de monopostos, é muito similar ao do ano passado, mas há alterações significativas quando se trata das bargeboards (peças da carroceria localizadas atrás das rodas dianteiras que auxiliam na aerodinâmica do carro), defletores e peças aerodinâmicas associadas. Agora, o C39 possui um arranjo em formato de bumerangue duplo, similar ao visto na Ferrari.
O elemento superior se funde com o novo painel defletor, que tem uma forma diferente do primeiro, e é acompanhado por dois painéis de estilo similar a uma veneziana.
Alfa Romeo C39 detail
Photo by: Alfa Romeo
A Alfa foi uma das primeiras equipes a adotar uma solução de extensão vertical em sua suspensão dianteira, que eleva o braço superior a um local mais desejável do ponto de vista aerodinâmico. No entanto, a equipe deu mais um passo adiante nesse sentido, aumentando substancialmente toda a suspensão dianteira, com o braço inferior agora muito mais próximo do centro da roda.
Alfa Romeo C39 detail
Photo by: Alfa Romeo
Por enquanto, não há sinal das antenas, que se projetavam no painel do carro do ano passado, mas isso não quer dizer que a equipe não tenha algo na manga para uma instalação futura.
Alfa Romeo Racing C38 fins
Photo by: Giorgio Piola
Na imagem acima, você vê as antenas usadas pela Alfa no C38.
Alfa Romeo C39 detail
Photo by: Alfa Romeo
A Alfa seguiu o pioneirismo da Ferrari nesta temporada e passou a adotar uma caixa de ar trapezoidal. No entanto, um grande exaustor também foi colocado na parte de trás para alimentar o sistema de refrigeração e acessórios localizados atrás da unidade de potência.
Alfa Romeo C39 detail
Photo by: Alfa Romeo
A equipe dedicou também uma quantidade considerável de trabalho no contorno da asa traseira do C39, a fim de reduzir o arrasto criado nas pontas da asa. É possível notar como a borda anterior da placa final se distancia da horizontal e se curva em direção ao corte traseiro para atingir o resultado.
Alfa Romeo Racing C38 rear wing detail
Photo by: Giorgio Piola
A Alfa introduziu esse recurso de design da placa traseira no C38, após ver a ideia aplicada no STR38.
Veja as imagens do C39
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