Análise
Fórmula 1 GP do Bahrein

Análise técnica: Por que a Mercedes não explora todo o potencial do DED?

O polêmico dispositivo, apresentado durante a pré-temporada, não teve protagonismo ao longo do ano

Mercedes F1 W11 front view with DAS

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Embora a Mercedes já tenha conquistado os Mundiais de Pilotos e de Construtores com três corridas de antecedência na Fórmula 1, a equipe alemã optou por seguir usando o polêmico Sistema de Direção de Eixo Duplo (DED) no W11, apesar de saber que esta solução será proibida no próximo ano pelas regras da FIA, em uma decisão tomada pelo órgão para impedir que as rivais copiassem o modelo, causando um aumento de gastos.

A proeza do diretor técnico James Allison também não foi desenvolvida durante o ano não apenas porque tem vida curta, mas também porque os pilotos preferiram não usá-lo durante as corridas. Pelas indiscrições dos engenheiros, porém, isso poderia ter conferido vantagens de desempenho até mesmo no tempo de volta.

Leia também:

Se copiada pelas outras equipes, a ideia poderia ter um efeito oposto no que a F1 e a FIA buscava para 2021: reduzir os gastos em meio ao impacto financeiro causado pela pandemia da Covid-19. Por isso a FIA optou por proibir o modelo de uma vez.

Por isso a Mercedes decidiu dedicar seus recursos à outras evoluções e não em um conceito que não tem futuro. Com isso, o DED se manteve essencialmente o mesmo desde que foi exibido ao mundo pela primeira vez, durante os testes de pré-temporada de fevereiro, em Barcelona.

Segundo rumores vindos da equipe, os engenheiros tinham expectativas maiores sobre o uso real do DED: a ferramenta foi valiosa para Lewis Hamilton e Valtteri Bottas no aquecimento de pneus em voltas de apresentação ou durante períodos de safety car na pista.

A Mercedes se beneficiou de um sistema que, ao variar a convergência das rodas dianteiras em uma linha reta, aumenta a temperatura dos pneus, levando-os mais rapidamente para uma janela ideal de operação.

Na verdade, o DED foi projetado para ser mais utilizado durante um GP, mas uma certa relutância dos pilotos em utilizá-lo impediu que todo o potencial fosse extraído do dispositivo.

Em particular, Hamilton nunca foi capaz de fazer o movimento para frente e para trás do volante de modo "automático".

A sensação, portanto, é que as pesquisas nesta área estão bloqueadas não apenas devido à intervenção da FIA, mas também devido à disponibilidade limitada dos pilotos em explorar o DED durante uma prova, já que eles têm outras funções importantes do carro para dar conta enquanto andam a mais de 300 km/h.

A dúvida que fica, portanto, é como que o DED poderia ter impactado a performance e o tempo de volta caso não fosse limitado apenas a favorecer a temperatura dos pneus. E se esse aspecto poderia ter dado resultados tangíveis se seu potencial fosse explorado de modo mais pleno.

A superioridade da Mercedes ao longo do campeonato foi tamanha que a atitude prudente é mais do que justificada, mas é legítimo questionar onde o W11 teria chegado se a equipe tivesse buscado colocar mais em prática sua aplicação, em um ambiente regulatório que deixa pouco espaço para a criatividade.

Todas as notícias sobre o GP do Bahrein de F1 você acompanha no site do Motorsport.com e em nosso canal no YouTube. Fique por dentro de todas as novidades e análises, além de conferir nossos programas e vídeos!

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

Hamilton REVELA ‘defeito’ da Mercedes e mostra como a equipe minimizou o problema

PODCAST: Carro da Mercedes diminui mérito de Hamilton no hepta? Ouça debate

 

In this article
Franco Nugnes
Fórmula 1
Lewis Hamilton
Valtteri Bottas
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Hamilton bate Bottas no primeiro treino livre no Bahrein; veja
Próximo artigo F1: Albon fala de 'plano B' caso não fique na Red Bull em 2021

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros