Recomendado para você

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Bike
Bike
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

MotoGP
MotoGP
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

MotoGP
MotoGP
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Análise técnica: Por que a Mercedes não explora todo o potencial do DED?

O polêmico dispositivo, apresentado durante a pré-temporada, não teve protagonismo ao longo do ano

Mercedes F1 W11 front view with DAS

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Embora a Mercedes já tenha conquistado os Mundiais de Pilotos e de Construtores com três corridas de antecedência na Fórmula 1, a equipe alemã optou por seguir usando o polêmico Sistema de Direção de Eixo Duplo (DED) no W11, apesar de saber que esta solução será proibida no próximo ano pelas regras da FIA, em uma decisão tomada pelo órgão para impedir que as rivais copiassem o modelo, causando um aumento de gastos.

A proeza do diretor técnico James Allison também não foi desenvolvida durante o ano não apenas porque tem vida curta, mas também porque os pilotos preferiram não usá-lo durante as corridas. Pelas indiscrições dos engenheiros, porém, isso poderia ter conferido vantagens de desempenho até mesmo no tempo de volta.

Leia também:

Se copiada pelas outras equipes, a ideia poderia ter um efeito oposto no que a F1 e a FIA buscava para 2021: reduzir os gastos em meio ao impacto financeiro causado pela pandemia da Covid-19. Por isso a FIA optou por proibir o modelo de uma vez.

Por isso a Mercedes decidiu dedicar seus recursos à outras evoluções e não em um conceito que não tem futuro. Com isso, o DED se manteve essencialmente o mesmo desde que foi exibido ao mundo pela primeira vez, durante os testes de pré-temporada de fevereiro, em Barcelona.

Segundo rumores vindos da equipe, os engenheiros tinham expectativas maiores sobre o uso real do DED: a ferramenta foi valiosa para Lewis Hamilton e Valtteri Bottas no aquecimento de pneus em voltas de apresentação ou durante períodos de safety car na pista.

A Mercedes se beneficiou de um sistema que, ao variar a convergência das rodas dianteiras em uma linha reta, aumenta a temperatura dos pneus, levando-os mais rapidamente para uma janela ideal de operação.

Na verdade, o DED foi projetado para ser mais utilizado durante um GP, mas uma certa relutância dos pilotos em utilizá-lo impediu que todo o potencial fosse extraído do dispositivo.

Em particular, Hamilton nunca foi capaz de fazer o movimento para frente e para trás do volante de modo "automático".

A sensação, portanto, é que as pesquisas nesta área estão bloqueadas não apenas devido à intervenção da FIA, mas também devido à disponibilidade limitada dos pilotos em explorar o DED durante uma prova, já que eles têm outras funções importantes do carro para dar conta enquanto andam a mais de 300 km/h.

A dúvida que fica, portanto, é como que o DED poderia ter impactado a performance e o tempo de volta caso não fosse limitado apenas a favorecer a temperatura dos pneus. E se esse aspecto poderia ter dado resultados tangíveis se seu potencial fosse explorado de modo mais pleno.

A superioridade da Mercedes ao longo do campeonato foi tamanha que a atitude prudente é mais do que justificada, mas é legítimo questionar onde o W11 teria chegado se a equipe tivesse buscado colocar mais em prática sua aplicação, em um ambiente regulatório que deixa pouco espaço para a criatividade.

Todas as notícias sobre o GP do Bahrein de F1 você acompanha no site do Motorsport.com e em nosso canal no YouTube. Fique por dentro de todas as novidades e análises, além de conferir nossos programas e vídeos!

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

Hamilton REVELA ‘defeito’ da Mercedes e mostra como a equipe minimizou o problema

PODCAST: Carro da Mercedes diminui mérito de Hamilton no hepta? Ouça debate

 

Artigo anterior F1: Hamilton bate Bottas no primeiro treino livre no Bahrein; veja
Próximo artigo F1: Albon fala de 'plano B' caso não fique na Red Bull em 2021

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros